A FENPROF realizou no passado dia 17 de julho um debate online com André Carmo (Coordenador do DESI-SPGL/FENPROF), Bárbara Carvalho (Presidente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica), Domingos Caeiro (Vice-Reitor da Universidade Aberta), Fernando Mira da Silva (Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), Licínio Lima (Professor do Instituto de Educação, Universidade do Minho) e Mário Nogueira (Secretário-Geral da FENPROF).
Neste debate, transmitido para cerca de centena e meia de docentes do ensino superior e investigadores, através de videoconferência, foi muito importante pôr em confronto perspetivas diferentes em relação ao período por que estamos a passar e em relação ao que deve ser o futuro, designadamente quanto ao regresso à atividade presencial. Um debate que acabou por ultrapassar as fronteiras destes subsistemas (ensino superior e investigação científica), tendo em conta que colocou questões que interessam a todo o sistema público de ensino e investigação e à sociedade em geral.
Visionamento da gravação das intervenções
• Versão integral do debate “COVID-19 no Ensino Superior e Investigação Científica” (2.20 horas)
• Intervenções parcelares dos diversos intervenientes
André Carmo, membro do Departamento de Ensino Superior e Investigação e do Conselho Nacional da FENPROF
Bárbara Carvalho, Presidente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
Domingos Caeiro, Vice-Reitor da Universidade Aberta
Fernando Mira da Silva, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Licínio Lima, Docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho
• 2.ª ronda de intervenções
Licínio Lima (2.ª ronda de intervenções)
Fernando Mira da Silva (2.ª ronda de intervenções)
Domingos Caeiro (2.ª ronda de intervenções)
Bárbara Carvalho (2.ª ronda de intervenções)
André Carmo (2.ª ronda de intervenções)
• Intervenção de Encerramento – Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF