Acção reivindicativa
Comunicado conjunto FENPROF-FNE-SINDEP de 26/10/2005

Todos unidos na greve de 18 de Novembro contra a política educativa do Governo

18 de novembro, 2005

 

A FENPROF, a FNE e o SINDEP reunidos no dia 26 de Outubro, em Lisboa, decidiram convocar uma Greve Geral de Professores e Educadores para dia 18 de Novembro. Nesse dia terá lugar, também, uma Manifestação Nacional que se dirigirá ao Ministério da Educação onde será entregue um documento exigindo a abertura de um real, sério e rigoroso processo negocial.

As três organizações sindicais pretendem ainda reiterar junto da ministra da Educação o seu profundo descontentamento e indignação pelas medidas que o seu ministério tem vindo a desenvolver, atentatórias da identidade e da dignidade profissional dos professores e educadores, bem como de uma estratégia que, de modo avulso e prepotente, vem descaracterizando o Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

As três organizações sindicais reprovam veementemente a política educativa deste Governo que em nada tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso educativo dos alunos, bem pelo contrário.

A FENPROF, a FNE e o SINDEP que integram a Internacional de Educação, a organização mais representativa dos docentes em todo o mundo, contam com o apoio desta, razão pela qual um dos seus principais Dirigentes estará presente no nosso país onde acompanhará esta luta.

Lisboa, 26 de Outubro de 2005
FENPROF - FNE - SINDEP