Revisão dos Estatutos de Carreira
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF de 2/07/2009

Sobre os Estatutos de Carreira do Ensino Superior: para que não restem dúvidas!

02 de julho, 2009

1. São falsas quaisquer acusações que imputem responsabilidades à FENPROF, quanto a aspectos do processo de transição que, do nosso ponto de vista, são injustos e não conferem mais qualidade ao ensino superior politécnico.

2. Não pondo em causa a validade dos aspectos positivos para as soluções da futura carreira, os negativos, relacionados com o processo transitório, foram o motivo por que a FENPROF não assinou qualquer acordo com o Governo sobre esta matéria.

3. A FENPROF bater-se-á pela alteração do regime transitório negativo antes referido, considerando indispensável que o próximo Governo adopte, como prioritária, a resolução deste problema, uma vez que o actual já aprovou, em Conselho de Ministros, estes estatutos de carreira que mereceram o acordo, apenas, de algumas organizações de menor representatividade no sector.

4. A FENPROF já solicitou reuniões com todos os grupos parlamentares nas quais pretende apresentar as razões da sua discordância em relação ao regime transitório fixado, procurando a assunção de compromissos que levem a que, brevemente, na Legislatura que se iniciará dentro de poucos meses, este problema seja resolvido a contento dos professores, do seu emprego, da sua estabilidade e do melhor funcionamento das instituições de ensino superior.

02/07/09
O Secretariado Nacional da FENPROF