Acção reivindicativa Negociação Acção reivindicativa
MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA

Reunião pedida pela FENPROF marcada após protesto na Universidade de Aveiro

19 de fevereiro, 2018

O PREVPAP é um programa criado pelo governo com o anunciado objetivo de regularizar vínculos precários na Administração Pública. Acontece, porém, que nas comissões criadas para apreciação dos requerimentos apresentados por docentes, não docentes e investigadores de instituições de ensino superior (universidades e politécnicos) a tendência tem sido para não considerar permanentes as necessidades que são satisfeitas por estes profissionais, por vezes, há mais de uma década. 

As posições de rejeição da regularização dos vínculos, defendidas pelas instituições, têm sido acompanhadas, de forma quase amorfa, pelos representantes do governo, desde logo, o MCTES, parecendo que estes se encontram capturados por interesses que colidem com o anunciado objetivo do programa em curso. 

Os protestos já começaram, com uma concentração na Universidade de Aveiro, e irão continuar junto das reitorias de outras instituições e, eventualmente, à porta do MCTES. Entretanto, pouco depois do protesto em Aveiro ter terminado, e respondendo a um pedido apresentado pela FENPROF na véspera, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior convocou a FENPROF para uma reunião que se realizará hoje, dia 19 de fevereiro, pelas 16 horas, nas Laranjeiras. No centro da discussão estará, precisamente, o PREVPAP e o que, nesse âmbito, está a acontecer no setor.

 No final da reunião, a delegação da FENPROF estará disponível para falar com os/as Senhores/as Jornalistas presentes.

 

 

O Secretariado Nacional