Financiamento
Lusa, 9/10/2006

"Orçamento estatal da UTAD não chega para pagar todas as remunerações"

14 de dezembro, 2006

A UTAD dispõe de 27,6 milhões de euros para 2007, menos 8,5 por cento do que em 2006, que apenas chegam para pagar 85 por cento das remunerações da instituição, disse hoje o seu reitor.

O reitor, Mascarenhas Ferreira, referiu que o orçamento estatal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para o próximo ano representa um "corte substancial" em relação a 2006.

Trabalham na UTAD 531 docentes e 462 funcionários não docentes.

Para pagar as restantes despesas, a universidade terá que recorrer a receitas próprias, como as propinas.

No ano lectivo 2005/2006 estudaram na Universidade de Vila Real cerca de seis mil alunos, número que já foi de 7310.

O mesmo responsável sublinhou que a diminuição do número de alunos tem reflexos no Orçamento de Estado disponibilizado para este estabelecimento de ensino superior e das receitas com as propinas.

Segundo o Reitor, nesta primeira fase a UTAD preencheu 895 das 1292 vagas que oferecia, ficando 592 vagas para preencher na segunda fase.

A academia transmontana possui 36 cursos, espalhados pelo campus de Vila Real e pólos de Chaves e Miranda do Douro.

Os cursos menos procurados este ano foram os da áreas das engenharias clássicas e das ciências agrárias, com excepção para a licenciatura em Medicina Veterinária, que voltou a completar as vagas e o curso de enologia, que ultrapassou as expectativas e das engenharias clássicas.

Mascarenhas Ferreira ficou ainda satisfeito com os resultados conseguidos ao nível dos cursos de saúde e dos cursos mais recentes (como por exemplo ciência da comunicação e bioquímica) e ainda da licenciatura em Serviço Social, no Pólo de Miranda que, apesar de ter sido alvo de um aumento nas vagas ficou preenchido logo na primeira fase.

O reitor referiu que ainda este ano vão começar as obras de ampliação do Hospital Veterinário da UTAD, num investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros, distribuídos pela obra e equipamento. A principal novidade deste hospital é a construção de um túnel de voo com um canal circular que ocupa mais de 300 metros quadrados e que servirá para a recuperação das dezenas de aves selvagens que todos os anos são tratadas e devolvidas ao habitat natural pela UTAD.

Esta estrutura disporá ainda de uma piscina para hidroterapia e reabilitação de grandes animais, tais como cavalos vítimas de acidentes ou fracturas.

Lusa, 9/10/2006