Newsletter SupNotícias

O Conselho Executivo da Federação Mundial reúne-se em Argel

16 de novembro, 2012

Entre 21 e 26 de Setembro último, teve lugar em Argel a 81ª reunião do Conselho Executivo da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC). A Federação, fundada em 1946 e cujo primeiro presidente foi o físico e Prémio Nobel francês, Frédéric Joliot-Curie, reúne actualmente o Conselho Executivo uma vez por ano. As reuniões têm lugar, por regra, em Paris, onde se encontra a sede da Federação. Quando possível, é política da FMTC, reunir o Conselho bem como a Assembleia Geral, neste caso de quatro em quatro anos, em outros locais, onde existem organizações filiadas, tendo em vista melhor conhecer a situação e as preocupações dos trabalhadores científicos, designadamente, de docentes do ensino superior e investigadores, através do contacto directo com as organizações que os representam.

Desta vez, os colegas argelinos, mas também de outros países do Mahgreb, tiveram a oportunidade de expor as questões mais relevantes para a sua vida e actividade profissional aos membros do Conselho Executivo da Federação. Acresce que uma delegação do Conselho encabeçada pelo seu vice-presidente, Frederico Carvalho, foi recebida pelo responsável governamental pela política de investigação científica e tecnológica da Argélia. No que toca ao trabalho desenvolvido importa referir o Seminário aberto com o tema “A Investigação Científica nos países em vias de desenvolvimento: que objectivos, que organização, que política?”, com várias intervenções introdutórias seguidas de debate. Realizaram-se também debates sobre documentos de orientação para o trabalho futuro da FMTC, elaborados no seio dos grupos de trabalho criados pela Federação para o tratamento de matérias específicas. Neste campo devem destacar-se os documentos sobre a questão energética e sobre a água, um e outro, perspectivadas no contexto global, e também uma proposta de declaração sobre “Desenvolvimento, ensaio e utilização de armamentos de alta tecnologia e suas consequências para a estabilidade do Mundo”, acompanhada de um Apelo à responsabilidade social dos trabalhadores científicos.

Foi decidido que a próxima Assembleia Geral da FMTC deverá ter lugar em Moscovo e Nidji Novgorod, em Setembro de 2013, a convite do Sindicato dos Trabalhadores Científicos da Academia das Ciências da Federação Russa.