A FENPROF, a convite do CCISP, participou no IV Congresso do Ensino Superior Politécnico que se realizou nos passados dias 26 e 27 de abril no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Este congresso teve como principal objetivo discutir, num fórum alargado e multidisciplinar, os problemas mais relevantes que atualmente afetam o Ensino Superior Politécnico em Portugal. Nomeadamente, discutiu-se:
- O impacto dos Institutos Politécnicos nas regiões do país;
- Forma e métodos a adotar para a racionalização da rede de ensino superior nacional;
- Investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento no Ensino Superior Politécnico;
- Estratégias de internacionalização das instituições de Ensino Superior Politécnico nacionais.
As principais conclusões retiradas dos vários debates realizados neste congresso, que contou com a participação de mais de 400 delegados, provenientes das várias escolas de Ensino Superior Politécnico do país e das delegações de escolas de referência no ensino politécnico do norte da Europa, Angola, Brasil e Macau, podem ser resumidas em:
- As Instituições de Ensino Superior Politécnico têm uma influência muito positiva no desenvolvimento regional do país, particularmente nas regiões do interior, e revelam-se como um bom investimento económico e financeiro por parte do Estado que deve ser reforçado;
- A rede de Ensino Superior deve ser reorganizada e por iniciativa partilhada da tutela e das instituições, tendo como critérios a promoção de uma política de desenvolvimento integrado do território, de forma a garantir equidade, acessibilidade e proximidade no acesso ao Ensino Superior por parte das populações, mas também atendendo às restrições da qualidade, massas críticas e custos envolvidos na formação superior dos indivíduos;
- A investigação no Ensino Superior Politécnico está fortemente limitada, pelo facto de estas instituições não poderem ministrar cursos de doutoramento. Não obstante, o trabalho realizado no domínio da investigação e inovação pelos vários centros de investigação afetos a escolas do Ensino Superior Politécnico, cuja excelência é reconhecida e acreditada por entidades nacionais e estrangeiras, tem permitido a consolidação de realização de parcerias e projetos com empresas que têm vindo a produzir retornos muito interessantes;
- As instituições de Ensino Superior Politécnico devem apostar na sua internacionalização, promovendo a mobilidade de estudantes e de professores e apostando na produção científica. Para tal, foi sugerido alterar a designação de Institutos Politécnicos para Universidades de Ciências Aplicadas, de modo a melhor se demonstrar e afirmar em termos nacionais e internacionais a importância destas escolas, bem como a criação de um estatuto do estudante estrangeiro.