Newsletter SupNotícias

FENPROF solidária com bolseiros de investigação

13 de julho, 2012

A FENPROF solidarizou-se com a acção de protesto dos bolseiros de investigação científica realizada no dia 5 de Julho. Uma delegação de todos os sindicatos da FENPROF participou na iniciativa, tendo Rui Salgado usado da palavra em nome do Departamento de Ensino Superior e Investigação onde afirmou, nomeadamente:

“Caros colegas,

Trabalhamos todos em Ciência e procuramos todos dar o nosso contributo para a investigação científica e também para a formação das novas gerações. Todos nós (professores ou investigadores contratados) temos a consciência clara que hoje em dia parte significativa, se não grande parte da ciência que se faz é realizada com recurso aos bolseiros e por isso esse trabalho deve ser reconhecido como tal. A FENPROF (em conjugação com a ABIC) tem apoiado essas reivindicações, que são vossas mas também são nossas, e tem-nas levado ao Ministério da Educação e Ciência e também a vários fóruns internacionais.”

“Para nós é evidente que aqueles cuja actividade principal já não é a formação, aqueles que já têm o doutoramento, são trabalhadores e como tal devem ser considerados.”

“Viemos aqui para vos prestar solidariedade, dizer-vos que podem contar connosco e que nós também contamos convosco.”

“A situação no ensino, do ponto de vista dos docentes, também não está nada famosa. Temos sofrido, desde logo, o problema de não haver vagas e, portanto, não haver renovação dos quadros, o que nos afecta a nós e naturalmente a vocês. Há muito tempo que as instituições estão fechadas, não abrem vagas e os que lá estão, estão também a sofrer estas políticas de roubo dos subsídios, da diminuição dos salários e, também, da diminuição da qualidade do ensino e das condições de trabalho, sentindo, também, maiores dificuldades em ter estudantes como vocês a fazer investigação connosco.”

“Contamos convosco, em 1º lugar para que não desistam, para que continuem a trabalhar mesmo nestas difíceis condições para fazer investigação e também para batalhar pela melhoria das vossas condições.

Fundamentalmente era isto que vos queríamos dizer: é uma lição que estão a dar.

Viemos prestar-vos solidariedade e agradecer-vos por estarem aqui hoje e por insistirem em fazer investigação, em obterem a vossa formação, em participarem naquilo que poderá ser a construção de um país melhor.”