Newsletter SupNotícias

FENPROF reuniu com Ministro que confirmou expectativas negativas para o futuro

12 de abril, 2013

Defender o Ensino Superior e Ciência é obrigação de todos!

A FENPROF confrontou, no passado dia 22, o Ministro da Educação e Ciência sobre a aplicação da mobilidade especial na educação, nomeadamente no Ensino Superior. O Ministro confirmou que, como noticiado recentemente, a mobilidade especial iria abranger também a Educação. Relativamente à sua aplicação aos docentes do Ensino Superior, o Ministro não avançou com detalhes tendo remetido esta questão para reunião com o Secretário de Estado do Ensino Superior a agendar muito brevemente.

Esta reunião surgiu após insistentes solicitações da FENPROF e à ausência de resposta a pedidos de reunião com alguns dos Secretários de Estado da área da Educação, nomeadamente o do Ensino Superior. Nesta reunião a FENPROF interrogou, igualmente, o Ministro sobre as intenções do governo relativamente à reorganização da rede e ao financiamento das instituições e da ciência. Também estas matérias foram remetidas para a reunião específica sobre o Ensino Superior e a Ciência que, segundo o Ministro, se realizará nos próximos dias.

Passadas já três semanas sem que o Ministério agende a reunião sobre o Ensino Superior e a Ciência, e tendo-se adensado os problemas, nomeadamente decorrentes do criminoso despacho do Ministro das Finanças, a FENPROF reitera a necessidade de reunir urgentemente com os responsáveis governamentais sobre o Ensino Superior e a Ciência, tendo remetido ao Ministro novo ofício exigindo a marcação das prometidas reuniões.

A FENPROF reitera que se opõe à aplicação da mobilidade especial no Ensino Superior, como em todos os sectores da Educação. O Ensino Superior não tem professores nem investigadores a mais, Portugal tem ainda Ensino Superior e Ciência a menos.

O Secretariado Nacional da FENPROF