Uma delegação da FENPROF reuniu na passada quarta-feira dia 23/11 com a presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Nesta reunião, a FENPROF reafirmou a sua posição a favor da valorização dos institutos politécnicos em geral, e das propostas legislativas visando a possível outorga de doutoramentos pelos politécnicos e a alteração da designação para “Universidades Politécnicas”.
Durante a reunião, a FENPROF deixou igualmente sinais de preocupação com os elevados níveis de precariedade e as diferentes práticas existentes nas diversas instituições relativamente aos docentes convidados. A contratação dos investigadores da norma e os concursos internos foram igualmente temas discutidos, para além da necessidade de corrigir as desigualdades salariais e de direitos que ainda separam os docentes do politécnicos relativamente aos seus congéneres universitários.
Em suma, a FENPROF acompanha este movimento de emancipação dos institutos politécnicos e reconhece o seu papel muito relevante no sistema científico nacional. Mas este reconhecimento deve ser acompanhado de uma valorização das condições de trabalho dos docentes e investigadores, combatendo todas as formas de precariedade e eliminando as discriminações injustificadas que continuam a separar as diferentes carreiras.
O Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF