Newsletter SupNotícias

FENPROF na Internacional da Educação

16 de novembro, 2012

A FENPROF esteve representada, por Manuel Pereira dos Santos, na reunião do HERSC e na 8ª Conferência da Internacional da Educação para o Ensino Superior e Investigação.

Higher Education and Research Standing Committee HERSC - IE/ETUCE, Bruxelas, 17/18 setembro, 2012

Para além de fazer o ponto da situação sobre a situação do sector do Ensino Superior e Investigação nos vários países europeus, esta reunião destinou-se sobretudo a preparar a Conferência de Buenos Aires.

Os principais pontos que ocuparam a reunião foram:

  • O documento de política da IE sobre propinas;~
  • O relatório apresentado sobre as respostas ao inquérito sobre Quality Assurance

Reuniu ainda o ETUCE “Organising Researchers” Working Group, em que a FENPROF participa, que incumbiu ao secretariado a produção de um documento preparatório da próxima reunião deste grupo, em 10 de dezembro próximo, sobre as dificuldades e obstáculos, em cada país, para organizar sindicalmente os investigadores.

EI’s 8th Higher Education and Research Conference
Buenos Aires, 25/27 setembro, 2012

 

Esta 8ª Conferência da Internacional da Educação para o Ensino Superior e Investigação teve o maior número de sempre de representantes sindicais de fora da Europa ou América do Norte: é de realçar que 11 países latino-americanos constituíram uma nova organização regional da IE para a região (no que foram apoiados pelo trabalho internacional da FE.CCOO), mas continua a existir uma grande subrepresentação de África e da Ásia.

A Conferência debateu os aspetos de mercantilização deste sector, e reafirmou que “o Ensino Superior não está à venda”, tendo analisado testemunhos de várias zonas do mundo em que o sector está sobre ataque, com cortes graves no financiamento e precarização acelerada dos docentes. Alguns representantes europeus (incluindo M. Pereira dos Santos, em representação da FENPROF, entre outros) deram uma curta entrevista ao Jornal Página 12 (link: http://www.pagina12.com.ar/diario/universidad/10-204653-2012-10-02.html). Foi aprovado um documento de política da IE sobre propinas, preparado na reunião do HERSC da IE/ETUCE da semana anterior, em Bruxelas, e que teve origem nas discussões durante o Congresso Mundial da IE em Cape Town, em 2011  (ver link abaixo).  Também foi reforçada a solidariedade internacional, com a subscrição de uma carta de apoio a um professor colombiano (que testemunhou na Conferência) e que foi perseguido pelo seu trabalho académico.

Foi decidido que a próxima Conferência teria lugar em África, em 2014.

Notícia e resumo da Conferência:
http://www.ei-ie.org/en/news/news_details/2309

Conclusões da Conferência:
http://download.ei-ie.org/Docs/WebDepot/Conference%20Conclusions%202.pdf

Política da IE sobre propinas:
http://download.ei-ie.org/Docs/WebDepot/Tuition%20Fees%205th%20Draft%20Education%20International%20Policy%20Statement%20on%20Tuition%20Fees.en.pdf