Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo Ensino Básico 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário Acção reivindicativa Ação Reivindicativa Todas as notícias
OE 2024

FENPROF demonstra a Medina o poder vocal da luta dos professores

23 de outubro, 2023

Perante as afirmações do ministro das Finanças de que não cederia a nenhum setor profissional por muito poder vocal que tivessem as suas organizações sindicais, a FENPROF decidiu demonstrar ao ministro Medina qual é o poder vocal dos professores e das suas organizações, levando a voz dos professores em luta até ao Ministério das Finanças.

Assim, esta segunda-feira, entre as 14 e as 18 horas, Fernando Medina pôde comprovar a força da voz dos professores nas justas reivindicações pelos seus direitos, por melhores condições de trabalho e pela recuperação integral do tempo de serviço que esteve congelado. Durante quatro horas, em frente ao ministério das Finanças ouviram-se as vozes e as palavras de ordem dos professores em luta. Ao mesmo tempo, algumas dezenas de dirigentes e delegados sindicais distribuíram um folheto onde explicam à população e aos turistas os motivos que levam os professores à luta.

Mário Nogueira criticou Fernando Medina pelas afirmações de que, entre a recuperação do tempo de serviço dos professores e a baixa do IRS, a opção do governo foi pela segunda hipótese aquando da apresentação da proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2024. 

Uma delegação da FENPROF foi recebida pela chefe de gabinete e pela assessora para a área da Educação do Ministério das Finanças a quem entregaram a posição da FENPROF sobre a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2024, bem como a proposta para a recuperação do tempo de serviço, entregue ao ME a 1 de setembro.