Newsletter SupNotícias

FCT anuncia grandes cortes no financiamento das Unidades de Investigação

19 de dezembro, 2012

Os Laboratórios Associados e os Centros de Investigação avaliados e financiados pela FCT foram recentemente confrontados com o anúncio de substanciais cortes no financiamento estratégico para 2013.

Em média, os cortes anunciados são da ordem dos 30%, havendo casos em que são superiores a 50%. O anúncio contradiz as garantias anteriormente dadas pela FCT e pela Secretária de Estado da Ciência segundo as quais o financiamento para 2013 iria ser semelhante ao de 2012.

A concretizarem-se, estes cortes irão pôr em causa a continuidade de muitas linhas de investigação e conduzirão ao despedimento de investigadores científicos e bolseiros que serão empurrados para a emigração e para o desemprego. Estas medidas são mais um duro golpe no sistema científico nacional e no ensino superior em Portugal, confrontados já com o pior Orçamento de Estado de que há memória. Em Ciência, medidas e rupturas como as agora anunciadas podem levar décadas a recuperar.

A FENPROF solidariza-se com a comunidade científica, exigindo à FCT e ao Governo que arrepiem caminho, mantendo níveis de financiamento que permitam que as unidades de investigação continuem a aumentar a produção científica, a servir o desenvolvimento do país, e a combater os seus verdadeiros défices.