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Estado da Educação 2011: qualificação dos portugueses

14 de março, 2012

O Conselho Nacional de Educação publicou recentemente o estudo “Estado da Educação 2011. A Qualificação dos Portugueses” em que caracteriza o sistema de ensino português. No que diz respeito ao ensino superior, o estudo subdivide-se em três capítulos, nomeadamente: a) Cursos de Especialização Tecnológica – CET; b) Rede escolar e oferta educativa; c) Estudantes e diplomados.

Os CET que funcionam em instituições de formação de nível secundário estão sob a tutela dos Ministérios da Economia, do Trabalho e da Educação e, apesar da sua pouca expressão, encontram-se por todo o país, à exceção da Região Autónoma da Madeira. Em 2010/2011, estavam registados 177 CET, sendo que, em 2009, o número total de formandos se elevou para 2978 com predominância nas áreas de engenharia e técnicas afins, ciências empresariais e informática (62% do total).

No ensino superior, a oferta de CET regista um crescimento muito significativo a partir de 2004, em particular no ensino público politécnico. Dos 420 cursos registados em 2010, 70% são da iniciativa do ensino politécnico e são frequentados por mais de 80% do total de alunos inscritos neste tipo de formação. Em 2004/2005, havia 294 alunos passando para 6214, em 2009/2010, e 7177 no ano letivo seguinte. Por área de formação, mais de 45% dos estudantes frequentam as áreas de ciências e engenharias.

O universo do ensino superior em 2009/10 era composto por 143 instituições, que ofereciam 3623 cursos acreditados nos diferentes níveis de formação, sendo frequentado por um total de 383 627 de estudantes, 23,4% dos quais inscritos em instituições do ensino superior privado. Refira-se que, decorrente do processo de acreditação pela A3ES, a reorganização da oferta educativa tem vindo a efetuar-se levando à diminuição de 755 cursos, entre 2009/10 e 2010/11.

Em 2009, e relativamente ao ano anterior, regista-se um crescimento de cerca de 2,4% do número total de docentes no ensino superior, público e privado, e em especial no ensino universitário. Comparando com o início da década, o crescimento é apenas de 1,3% no total de docentes.

Quanto à qualificação académica, tem vindo a consolidar-se a tendência de aumento significativo dos doutorados nos dois subsistemas e em ambos os setores, público e privado. Relativamente a 2001, o crescimento de doutorados no sistema é de 62,9%, os quais representavam, já em 2009, 68% do total de docentes nas universidades públicas. Simultaneamente, observa-se uma diminuição ainda ligeira no número de mestres e mais acentuada nos licenciados.

O estudo está disponível em: http://www.cnedu.pt/images/stories/2011/PDF/Estado_da_Educacao_2011_web.pdf