A discussão na especialidade das propostas de revisão do Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC) terá lugar já na próxima semana, na Comissão de Educação e Ciência (CEC) da Assembleia da República (AR). A FENPROF propôs um Regime Transitório (RT) que garanta a integração na carreira dos investigadores com longos percursos laborais com vínculos precários e lançou um abaixo-assinado pela sua criação e implementação1.
- A entrega do abaixo-assinado «Pelo direito à carreira na investigação científica» na Assembleia da República terá lugar na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, pelas 11 horas. A FENPROF apela à participação dos investigadores na concentração que terá início pelas 10:30 horas no local, para acompanharem esta entrega.
- O abaixo-assinado «Pelo direito à carreira na investigação científica» ainda pode ser subscrito, pelo que apelamos à sua assinatura e divulgação.
- A FENPROF relembra igualmente o alerta aos investigadores com vínculos precários para que escrevam aos deputados da CEC da AR, com o objetivo de os alertar e sensibilizar para a sua dura e injusta realidade laboral e para a urgência e imprescindibilidade do regime transitório. Para tal, propomos um modelo de carta, que pode ser usada e adaptada de acordo com as situações individuais e deverá ser enviada para o endereço de correio eletrónico da CEC da AR: 8CEC@ar.parlamento.pt.
As próximas duas semanas vão ser decisivas para o futuro dos investigadores!
Vamos reforçar a luta pela dignificação da situação laboral dos investigadores!
O Secretariado Nacional da FENPROF
O Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF
1 Ler comunicado da FENPROF e pareceres da FENPROF com a proposta de termos de referência para o Regime Transitório