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Avaliação do desempenho 2004-2007 na Universidade do Minho: O que torto nasce tarde ou nunca se endireita

06 de fevereiro, 2012

Os docentes da Universidade do Minho começaram a ser notificados dos resultados da avaliação de desempenho “automática” relativa ao período de 2004 a 2007.

O processo começa já pleno de irregularidades e injustiças.

Não só a comunicação dos resultados desta avaliação “automática” não foi feita nos termos da lei, como há escolas da UM que ainda não divulgaram os critérios a utilizar na ponderação curricular a que os docentes têm direito.

Adicionalmente, o SPN está já a analisar situações de violação do princípio de igualdade decorrentes da diferença de regras aplicadas no período 2004-2007 e a partir de 2008.

O SPN exortou todos os docentes a pedir ponderação curricular e a reclamar do procedimento, solicitando a correção da notificação, a publicação dos critérios e o adiamento do prazo para apresentação do pedido de ponderação curricular e escreveu também ao Reitor da Universidade do Minho, reforçando a ação sugerida aos docentes.

Ao fecho desta edição, soubemos que o Reitor irá alargar os prazos e que já há Escolas onde os procedimentos estão a ser alterados.

O SPN continua apreensivo face à avaliação de desempenho que está a ser posta em curso, por considerar, acima de tudo, que não serve a que devia ser a sua função primeira e vai causar não só o aumento de tarefas burocráticas para os docentes como também situações de conflito.

Por outro lado, enquanto exista, é imprescindível os docentes estarem atentos, alertarem os sindicatos e não recearem intervir. Como parece estar a verificar-se na UM, juntos temos mais força!