Acção reivindicativa

FENPROF reúne amanhã, no MCTES, com o ministro Manuel Heitor

14 de novembro, 2019

A FENPROF solicitou, uma reunião ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, logo após a sua tomada de posse. Essa reunião foi convocada para amanhã, 15 de novembro, e terá lugar no Palácio das Laranjeiras, a partir das 17 horas

A FENPROF apresentará o Caderno Reivindicativo dos Docentes do Ensino Superior e Investigadores e defenderá aquelas que entende serem as prioridades da ação governativa neste setor para a Legislatura que agora se inicia. 

Em cima da mesa, a FENPROF colocará questões como a da progressão nas carreiras (incluindo os concursos internos e agregação), com a necessidade de revisão das regras de progressão ou, mesmo, do regime de avaliação de desempenho dos docentes. Também os problemas relacionados com a precariedade e as medidas insuficientes em curso para a combater, designadamente o PREVPAP, serão levados à reunião. 

Questão de fundo é o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que a FENPROF defende que deverá ser revisto, designadamente em relação a aspetos como regime fundacional, financiamento e gestão das instituições. 

Será, portanto, uma reunião importante na qual participarão os dirigentes do setor, docentes e investigadores, e também o Secretário-Geral da FENPROF.

 

O Secretariado Nacional