FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
RSS
04 ago 2021 / 11:16

A FENPROF reforçou junto do ME a sua posição quando, agora, apresentou os seus contributos para a reflexão em curso sobre a Formação Inicial de Professores de que vos damos a conhecer as partes relevantes relativamente a esta questão.


Eugénio Rosa
04 ago 2021 / 11:13

Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa analisa alguns aspetos do sistema fiscal português e mostra, utilizando dados divulgados pelo próprio governo e artigos da Constituição da Republica e do Código do IRS, que ele assenta fundamentalmente em impostos indiretos, o que contribui para agravar a injustiça fiscal.


19 jul 2021 / 10:49

A Internacional da Educação (IE) lançou recentemente a campanha “EDUCAR PELO PLANETA” (#TEACH 4 THE PLANET), em parceria com a EARTHDAY.ORG. A crise climática é a maior ameaça que a humanidade e o nosso planeta enfrentam. Neste contexto, a educação deve catalisar a luta contra as alterações climáticas e apoiar uma transição justa para um mundo mais sustentável e mais justo. Os educadores e os seus sindicatos não podem deixar de estar na primeira linha deste combate. 

- Assina o Manifesto 


OTELO SARAIVA DE CARVALHO
25 jul 2021 / 14:17

Aos 84 anos, Otelo Saraiva de Carvalho, Óscar - nome de código na Revolução, morreu, antes de cumpridos 50 anos sobre a madrugada que devolveu o país à Liberdade e que abriu as portas dos Direitos, da Cidadania, da Democracia.

Ao capitão de Abril, a FENPROF presta o seu tributo.

Viva o 25 de Abril!


29 jul 2021 / 12:35

A nota informativa enviada no passado dia 12, pela Direção-Geral da Administração Educativa (DGAE), às escolas e agrupamentos retira a possibilidade de não ser atribuído serviço letivo aos/às docentes que, reunindo os requisitos de aposentação, a tenham solicitado até 30 de junho.


Eugénio Rosa
16 jul 2021 / 10:28

Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa analisa o orçamento do SNS de 2021 aprovado pelo governo e mostra que o subfinanciamento crónico continua, só nos 5 primeiros meses de 2021, com um défice de 377 milhões de euros, que é 4,2 vezes superior ao défice previsto no orçamento do SNS aprovado pelo governo para todo o ano de 2021.


CGTP-IN
16 jul 2021 / 09:57

Foi inaugurada, este Sábado, a Exposição de Artes Plásticas da CGTP-IN.

A CGTP-IN celebra o seu cinquentenário, cinco décadas de vida que comemora com um conjunto de eventos, nomeadamente, uma exposição de artes plásticas, que estará patente de 3 a 25 de Julho, na Sala do Risco, no Pateo da Galé, em Lisboa (entrada pela Rua do Arsenal).

A exposição acolhe mais de 60 obras de artistas, cuja participação muito nos honram.

Ver fotos da inauguração.

Saiba mais aqui


APESAR DA SAÚDE FINANCEIRA DA ADSE
15 jul 2021 / 11:05

No Conselho Geral e de Supervisão, representantes do Governo, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE) e da FESAP/UGT, viabilizaram o aumento dos encargos dos beneficiários. Esta decisão, com a participação de organizações que se dizem defensoras dos trabalhadores e pensionistas, é inadmissível, dada a saúde financeira da ADSE que é suportada pela contribuição dos trabalhadores e aposentados. 

Ver informação completa 


Solidariedade
09 jul 2021 / 15:50

8 de julho das 17 às 19 horas. Com:

  • Shahd Wadi (Palestiniana exilada)
  • Isabel Lourenço (Ativista pelos direitos do Povo Saharauí)
  • José Goulão (Jornalista)
  • Mário Nogueira (Secretário-Geral da FENPROF
  • Moderador: Henrique Borges (Membro do Secretariado Nacional da FENPROF

Inter-reformados CGTP-IN
09 jul 2021 / 15:47

CGTP-IN
09 jul 2021 / 15:43

Para a CGTP-IN deveriam ser prolongadas quer a proibição de suspensão do fornecimento de serviços essenciais, quer a suspensão da produção de efeitos dos atos relativos aos contratos de arrendamento, bem como, entre outras medidas, deveriam ser estendidas no tempo as condições de atribuição do subsídio de doença em caso de doença COVID.

Saiba mais aqui.


Eugénio Rosa
09 jul 2021 / 15:22

Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa analisa algumas das causas do atraso do país. Portugal é um dos países atrasados da União Europeia o que provocou o seguinte comentário da dra. Elisa Ferreira, atual membro da Comissão Europeia - “É penoso ver Portugal, com tantos anos de apoio (de fundos comunitários) ainda estar entre os países atrasados.” Este comentário não deixa de ser ao mesmo tempo insólito e surpreendente para quem, durante vários anos, foi ministra do Planeamento e do Ambiente do governo de Guterres e, até recentemente, vice-governadora do Banco de Portugal, pois parece desconhecer a realidade do nosso país consequência também, mas não só, das políticas dos sucessivos governos.

No fim deste estudo, Eugénio Rosa responde também a uma pergunta sobre a reforma antecipada na Segurança Social colocada por uma jornalista.


Contra o bloqueio negocial!
25 jun 2021 / 18:38

Várias dezenas de professores juntaram-se, esta sexta-feira à tarde, no Rossio, em Lisboa, para protestar contra o bloqueio negocial imposto pelo Ministério da Educação que, há quatro anos, impede a resolução de problemas, como a precariedade, a melhoria das condições de trabalho dos docentes, a recuperação do tempo de serviço congelado e a recomposição da carreira, o rejuvenescimento da profissão e a criação de um regime específico de aposentação.

Na sua intervenção, o Secretário-geral da FENPROF afirmou que este bloqueio só poderá ser ultrapassado com a luta dos professores e deu como exemplo o facto de os poucos avanços conseguidos nos últimos meses terem sido resultado de ações de luta promovidas pela FENPROF.

Moção aprovada pelo professores e educadores

"Marcha popular para o Brandão escutar" [ficheiro de som - clica para ouvir]

Letra da "Marcha popular para o Brandão escutar"


24 jun 2021 / 10:17

Nuno Peixinho, investigador, é membro do Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF e da direção regional do SPRC. A nível internacional tem reconhecimento. Por cá, precariedade. É este o respeito pelos investigadores em Portugal. É esta a aposta do governo na Ciência.


01 jul 2021 / 14:18

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) realizou uma Cimeira a 14 de Junho, em Bruxelas, onde – com o pretexto de ‘novas ameaças’ – se propôs aprofundar o seu conceito estratégico ofensivo e a sua postura de confrontação. A CGTP-IN sublinha a importância para os trabalhadores da defesa da causa da paz e da segurança coletiva e apelou à participação nas ações «Paz sim! NATO não!», que tiveram lugar em Lisboa e no Porto, na segunda-feira, dia 14 de Junho.


01 jul 2021 / 14:13

No dia 23 de Junho, Cuba apresentou uma resolução na Assembleia Geral das Nações Unidas contra o criminoso bloqueio movido pelos EUA contra Cuba.

O bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas, constitui o sistema de sanções unilaterais de carácter extraterritorial mais injusto, severo e prolongado que algum dia foi aplicado a qualquer país e é o principal obstáculo ao desenvolvimento de todas as potencialidades da economia cubana. (…)

Saiba mais aqui


Concursos
14 jun 2021 / 09:12

O perfil dos candidatos que irão vincular em 1 de setembro não altera o que se passou nos anos anteriores: a sua média de idades está a 4 anos dos 50. A média de tempo de serviço prestado por estes docentes supera os 16 anos.

Numa declaração sintética sobre os números dos concursos deste ano, o Secretário-Geral da FENPROF aborda 4 aspetos: a enorme precariedade, agora confirmada pelos números que são já conhecidos e que a FENPROF divulgou em primeira mão; o envelhecimento da profissão docente e a incapacidade do governo para proceder a uma renovação que atinge um estado de emergência absoluta; a insuficiência de vagas abertas para concurso de vinculação, o que impede a fixação dos docentes e a estabilidade que lhes dá a tranquilidade necessária no exercício da sua profissão; o bloqueio negocial, sem dúvida o maior obstáculo à resolução deste e de outros problemas para os quais a FENPROF tem apresentado propostas fundamentadas, seguindo a tramitação legal que, depois, o ME não cumpre.



CN FENPROF


ACÇÃO SINDICAL


IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS



NOTÍCIAS





   





▶  1º de Maio

EM FOCO


Voltar ao Topo 

© FENPROF, Federação Nacional dos Professores
Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa | Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt