
Organizações que integram a Plataforma entregam pré-aviso para greve coincidente com a realização de aulas assistidas

PS inviabiliza suspensão da avaliação: ficam a perder as escolas e ganha maior importância a luta dos professores
Ao inviabilizar (8/01/2009) a suspensão do actual modelo de avaliação, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista derrotou, sobretudo, os superiores interesses da Escola Pública. Para a esmagadora maioria dos deputados do PS, muitos deles docentes, o interesse partidário impôs-se ao interesse público e às suas responsabilidades enquanto profissionais que deveriam preocupar-se com a Escola Pública, com a qualidade dos docentes que nela leccionam, bem como com a qualidade das aprendizagens dos alunos...mas não o fizeram!
Escola Secundária Infanta D. Maria mantem a suspensão, apesar da chantagem e das ameaças

V edição da Bienal de Artes Plásticas do Agrupamento de Escolas e Jardins de Santa Catarina da Serra

"Prova de ingresso" na carreira docente: petição da FENPROF faz regressar o assunto ao Parlamento
Decorreu a apreciação em Reunião Plenária da Assembleia da República da Petição promovida pela FENPROF "Contra a prova de avaliação de conhecimentos e competências para ingresso na carreira docente". O documento, entregue em Junho passado, exigia a revogação do decreto que regulamenta a chamada "prova de ingresso" e a alteração dos artigos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) que a criaram. Foi subscrita por mais de seis mil docentes que vêem o seu futuro torpedeado pelo mecanismo que o Ministério da Educação forjou. Trata-se de um novo requisito que pode empurrar milhares de jovens para fora da profissão para que se prepararam, respeitando as exigências que lhe foram feitas com o seu empenho e, quantas vezes, com grandes sacrifícios das suas famílias. A revogação da "prova" é, lembre-se, um dos eixos maiores da luta dos professores contra o ECD que lhes foi imposto e que tanta combatividade lhes tem exigido. / João Louceiro

Pela suspensão da actual avaliação de desempenho dos docentes
Não se trata de um texto-tipo, mas de um texto-base que poderá ser usado sem qualquer alteração, mas também poderá ser adaptado, alterado, aumentado... O que interessa é que o maior número de posições possível seja enviado ao ME já neste dia 11. Quanto à forma de aprovação, tanto pode ser por votação em reunião, como na sala de professores, no intervalo, ou subscrito ao longo do dia pelos professores. Fica ao critério de cada escola, que optará pela forma que considerar a mais adequada, expedita e que, no prazo de um dia de trabalho envolva mais professores.
Actualizado em 10/12/2008
Só a suspensão do actual modelo de avaliação pode desbloquear situação de profundo conflito do ME com os professores
De norte a sul do país, o Ministério da Educação, através das respectivas DRE's, tem vindo a promover reuniões com órgãos de gestão das escolas e professores avaliadores dando orientações para a aplicação de um diploma legal que ainda não existe e cuja "negociação" apenas se inicia amanhã, sexta-feira, dia 28. É lamentável, embora reincidente, esta postura antinegocial e antidemocrática do ME!
"Entre a suspensão e a aplicação do actual modelo de avaliação, não há entendimentos nem soluções intermédias!"
Nesta sexta-feira, dia 28 de Novembro, os Sindicatos de Professores voltam ao Ministério da Educação, convocados pelo ME, alegadamente para negociarem as medidas que este pretende adoptar, este ano, para simplificação do modelo em vigor. Tendo em conta a realização dessa reunião e algumas dúvidas surgidas em torno da mesma, colocámos ao Secretário-Geral da FENPROF e porta-voz da Plataforma Sindical dos Professores
Semana da Ciência e Tecnologia de 24 a 29 de Novembro

Ministra não reconheceu as consequências negativas da aplicação do modelo de avaliação
A reunião entre a FENPROF e a Ministra da Educação (19/11/2008), foi naturalmente curta, perante a incapacidade ministerial de reconhecer as consequências negativas da aplicação do modelo de avaliação.

Atenção! Não registe os seus objectivos individuais on line
Suspensão da avaliação na ordem do dia: "Não há espaço para soluções intermédias"
Ao impor o seu ECD, publicado em 19 de Janeiro de 2007, o ME e o Governo vieram criar piores condições para o exercício da profissão docente, recordou Mário Nogueira, que relacionou o "ECD do ME" com diversas matérias muito negativas que estão hoje a afectar os professores, caso da avaliação do desempenho. "Um novo modelo, sério, formativo, não encaixa no ECD do ME", salientou o dirigente sindical.

Já são mais de 500 as escolas/agrupamentos de escolas que suspenderam a avaliação
Lista das escolas que procederam à suspensão da aplicação do modelo de avaliação do desempenho em vigor, por decisão dos seus órgãos ou por decisão dos docentes, em reuniões gerais ou através de subscrição de posições de escola (500). Lista em permanente actualização. Ver também sites dos SPs.