Todas as notícias
Sessão de abertura do 10º Congresso

Na acção sindical, só contam as saudades do futuro

23 de abril, 2010

Depois de uma intervenção inicial do grupo coral "Cantares de Évora", da projecção de um videograma sobre as acções de luta dos professores, de Samuel interpretar ao vivo (pela primeira vez) o hino da FENPROF e da evocação de seis dirigentes entretanto desaparecidos – Adriano Teixeira de Sousa, José Costa, Nuno Rilo, António Costa Carvalho, José Paulo Serralheiro e Rogério Fernandes –, o Secretário-Geral evocou o final do congresso anterior para recordar que a Federação honrou os compromissos aí assumidos e que, “três anos passados, categoria há só uma – professor e mais nenhuma”.

10º Congresso: Conferência internacional

"Sindicalismo docente em tempo de globalização"

23 de abril, 2010

Cruzar olhares sobre as estratégias nacionais e regionais de resistência e combate à globalização neoliberal

"A actividade sindical internacional assume uma importância crescente. Os espaços regionais, continentais e mundiais são, eles mesmos e cada vez mais, espaços de reflexão, de decisão e de luta, tendo em conta a proliferação de políticas que assumem de forma crescente um cariz supranacional. A FENPROF procura participar e procurará melhorar a sua intervenção nos diversos níveis em que está envolvida".
As palavras são de Mário Nogueira e foram ouvidas no dia 22, na Conferência Internacional Sindical realizada por iniciativa da FENPROF, no salão na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo.

Uma das maiores representações estrangeiras de sempre

10.º Congresso e Conferência Internacional Sindical

22 de abril, 2010

A FENPROF não descura a frente de trabalho internacional, seja no âmbito da sua relação com  os países do espaço europeu e da IE seja no quadro de um espaço que ganha cada vez mais importância – a América Latina e os PALOP.

Conferência Sindical Internacional

"O sindicalismo docente em tempo de globalização"

22 de abril, 2010

Escolhemos o tema do sindicalismo docente abordado neste contexto global por ser óbvio que, nos tempos que correm, a acção sindical deve e tem de ser articulada e pensada, em muitos domínios, de forma supranacional, independente­mente das respostas que, em cada país e de acordo com a sua realidade e as suas especificidades, os trabalhadores e as suas organizações representativas serão obrigados a dar.

CONCURSOS

FENPROF assume, com determinação, defesa dos docentes e apela aos professores para manterem a unidade

21 de abril, 2010

Só por ignorância ou má fé alguém pode afirmar que os Sindicatos e, em particular, a FENPROF não têm feito tudo o que está ao seu alcance para impedir que a avaliação de desempenho seja considerada para efeitos de concurso.

“DAR VALOR AOS PROFESSORES: Melhor Profissão; Melhor Escola Pública; Melhor Futuro!”

Tudo a postos para o 10º Congresso da FENPROF

21 de abril, 2010

Calcula-se que estarão no grande encontro de Montemor-o-Novo, com o pensamento no futuro, cerca de mil participantes, entre delegados  (824), representando os núcleos sindicais de todos os sectores de ensino – do pré-escolar ao ensino superior - do continente, regiões autónomas e comunidades emigrantes, e convidados nacionais e estrangeiros.O último Congresso da Federação (foto) teve lugar em Lisboa, nos dias 19, 20 e 21 de Abril de 2007.  / JPO

Seminário Internacional

“Sindicalismo docente em tempo de globalização”

20 de abril, 2010

Saudação do CPPC

Solidariedade da FENPROF com o Povo oprimido do Sahara Ocidental

15 de abril, 2010

Foi lançado nesta quinta-feira, dia 15, em Coimbra, o DVD "A Água Dorme de Noite" (GEFAC), de apoio à campanha da FENPROF, de solidariedade com o povo oprimido do Sahara Ocidental, e que está à venda no 10º Congresso da Federação, nos dias 23 e 24 de Abril, em Montemor-o-Novo.

Conferência de imprensa em Évora

FENPROF apresenta à comunicação social o seu 10º Congresso

15 de abril, 2010

regime transitório

Regulamento Interno da Avaliação do Desempenho dos Docentes do Ensino Português no Estrangeiro

13 de abril, 2010

Conforme foi afirmado na reunião do dia 12 de Abril com o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e a Senhora Presidente do Instituto Camões, este regime de avaliação é um regime transitório que procura viabilizar a renovação da Comissão de Serviço entre outros procedimentos. É no sentido tentar esclarecer no momento presente a maioria dos Professores que este documento é elaborado de forma sucinta dado que se aguarda a publicação oficial do Regulamento Interno.

Concursos

Aguardem pela submissão da candidatura

12 de abril, 2010

Os concursos de professores iniciaram-se a 12 de Abril  e já se registam algumas irregularidades.
A avaliação de desempenho consta da aplicação. Não apenas a avaliação quantitativa mas a qualitativa também. Até ao momento verificámos que a aplicação apenas permite introduzir os intervalos de cada avaliação (ex: Bom intervalo de 6,5 a 7,9). Ora, como sabemos, esta avaliação, inquinada desde o início, permitiu que muitos colegas obtivessem notas quantitativas superiores às qualitativas, nomeadamente pela existência de quotas ou não terem pedido aulas assistidas (ex: Bom nota final 8). Por outro lado, por via do direito à reclamação, muitos docentes ainda não têm a sua nota correspondente ao ano anterior, muitos colegas não obtiveram, simplesmente, avaliação, ou obtiveram mais do que uma (uma em cada escola em que leccionaram). Desta forma, solicitamos que não submetam as candidaturas até haver esclarecimentos ou novos desenvolvimentos, dos quais aqui vos daremos conta.

Negociação suplementar - Avaliação de Desempenho

Reunião de 9 de Abril de 2010 com o ME

09 de abril, 2010

Aspectos práticos poderão ser resolvidos,o que é importante; desenvolvimento do modelo de avaliação, contudo, continua a merecer grande apreensão.

 

Um congresso a pensar no futuro

10.º Congresso da FENPROF reúne em 23 e 24 de Abril para aprovar as propostas, as lutas e a estratégia sindical

08 de abril, 2010

Sob o lema “DAR VALOR AOS PROFESSORES: Melhor Profissão; Melhor Escola Pública; Melhor Futuro!”, o 10.º Congresso da FENPROF reunirá nos próximos dias 23 e 24 de Abril, no Pavilhão da EB 2.3 João de Deus, em Montemor-o-Novo.

Reunião de negociação suplementar sobre Avaliação de Desempenho é na sexta, dia 9, pelas 15 horas

07 de abril, 2010

A FENPROF reúne na próxima sexta-feira, dia 9 de Abril, pelas 15 horas, no Ministério da Educação. Em causa estará ainda a regulamentação da avaliação de desempenho, cuja negociação suplementar a FENPROF requereu.

7 de Abril

Ensino Português no Estrangeiro: procedimento concursal com ligeiro atraso

06 de abril, 2010

Conforme informação recebida da Exma Senhora Presidente do Instituto Camões,IP, o procedimento concursal previsto para o dia 6 de Abril de 2010, sofreu um ligeiro atraso devido a normas processuais que têm de ser respeitadas.

Ensino Português no Estrangeiro

MNE não está a respeitar procedimentos negociais legalmente estabelecidos

06 de abril, 2010

A FENPROF manifestou junto do Ministro dos Negócios Estrangeiros, “o mais veemente protesto” pelo desrespeito que aquele ministério revelou pelas regras de negociação que se encontram definidas na Lei n.º 23/98, de 26 de Maio.

Estatuto da Carreira Docente

Última versão de ECD entregue pelo M.E.

05 de abril, 2010

Em 26 de Março de 2010, o Ministério da Educação entregou à FENPROF a versão – provavelmente definitiva – de novo Estatuto da Carreira Docente que se anexa.

Sobre a mesma, a FENPROF emitiu uma última posição, enviada ao ME em 29 de Março. Que também se junta em anexo.

Aviso de Abertura do Procedimento Concursal para Docentes no EPE

03 de abril, 2010

O Aviso de Abertura para o concurso para docentes no EPE será, conforme garantia da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, publicado na próxima segunda-feira e o procedimento iniciar-se-á na terça-feira, dia 6 de Abril de 2010. Como poderão verificar no cronograma que se junta, os prazos foram alterados, mantendo-se porém a data de comunicação, da renovação ou não, da Comissão de Serviço para o dia 15 de Junho, como anteriormente prevista.

- Aviso de Abertura para o concurso para docentes no EPE

- Cronograma

 

Concurso para Pessoal Docente do Ensino Português no Estrangeiro

01 de abril, 2010

Regras de procedimento no aplicativo informático no sítio do IC,IP

Só a partir do dia 06 de Abril de 2010

Última hora

Concurso para Pessoal Docente do Ensino Português no Estrangeiro será lançado a 6 de Abril

31 de março, 2010

Segundo informação recebida da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas hoje, 31 de Março, pelas 19.00 horas, o procedimento concursal cuja publicação estava prevista para amanhã dia 1 de Abril de 2010, é adiado para a próxima semana sendo apontado o dia 6 de Abril para o seu lançamento, decorrendo no prazo de dez dias (cinco mais cinco). Em relação ao aplicativo informático de suporte ao concurso foi garantido que o mesmo estaria disponível e em bom funcionamento à data de abertura do concurso.

Versão não oficial do aviso de abertura do procedimento concursal para o EPE

29 de março, 2010

A SECP enviou no dia 29 de Março, às seis da manhã, um documento que ainda deverá ter um tratamento final no Instituto Camões. É mais uma maratona que, sem cumprir os prazos legais estipulados para uma negociação séria e criteriosa nos impõe, um prazo de abertura do procedimento para o dia 1 de Abril de 2010. Coincidente ou não, tal procedimento só poderia ser considerado mentira, por identidade com a data pois, na realidade, é o que se está a verificar e que o SPE/FENPROF deplora e se reserva de denunciar publicamente através dos meios ao seu alcance.

O Ensino Português no Estrangeiro em mudança. Pouco tempo para decidir, muita substância a debater

Propostas de aviso de abertura de procedimento concursal e projecto de avaliação de desempenho

28 de março, 2010

Como vem sendo norma da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, agora em parceria com o Instituto Camões, IP sempre que há alterações legislativas a introduzir no EPE as mesmas têm que ser feitas em regime de prova de velocidade  pura quase sem dar tempo a uma análise e ponderação dos diversos diplomas sobre os quais os sindicatos e os professores se devem debruçar e comentar os diferentes aspectos neles contidos.