Atenta à tradução legal do acordo de carreiras, FENPROF rejeita aplicação do "Simplex" a milhares de professores!
O Secretariado Nacional da FENPROF procedeu, nos dias 11 e 12 de Fevereiro, a uma avaliação da situação político-sindical e negocial com o Ministério da Educação, designadamente em relação à concretização de compromissos assumidos pelo ME, decorrentes do Acordo de Princípios, mas também outros aspectos que considera essenciais para o exercício da docência e para o funcionamento das escolas.

Instituto Camões promove formação à distância para os professores a trabalhar no EPE, exigindo pagamento da mesma
É com estranheza que os professores a trabalhar no EPE vêem anunciadas no sítio do Instituto Camões IC, agora tutelar do Ensino Português no Estrangeiro, o anúncio de acções de formação à distância, pagas pelos professores.

"GRAFFITI", o novo trabalho de Júlio Pereira
Júlio Pereira, com uma carreira musical marcadamente instrumental, decidiu fazer um disco de canções. Convidou Tiago Torres da Silva para fazer as letras e Tiago Taron para pintar o universo das canções.
Há escolas que teimam em avançar com uma avaliação em vias de ser revogada...
Esta é uma situação sem sentido, mas que resulta do facto de este segundo ciclo avaliativo não ter sido suspenso, nem pelo ME/Governo, nem pela Assembleia da República. A FENPROF colocou, hoje, ao Ministério da Educação a necessidade de, clara e inequivocamente, as escolas serem informadas de que deverão parar com um procedimento que, para além de reintroduzir nas escolas um indesejado clima de intranquilidade e desassossego, exigirá dos professores um esforço que, sendo acrescido, é desnecessário (nota de imprensado SN da FENPROF divulgada a 26/01/2010).
Memorando - Ensino Português no Estrangeiro
Actualizado em 16 de Fevereiro.
FENPROF entregou no ME propostas para uma revisão global do ECD
Na próxima sexta-feira, dia 22 de Janeiro, reúne, em Lisboa, o Secretariado Nacional da FENPROF que fará um balanço dos processos negociais em curso, dos plenários de professores que, um pouco por todo o país, têm sido realizados e definirá as linhas de actuação sindical para o futuro próximo, quer no que respeita à continuação das negociações, quer à acção sindical dos professores, cuja iniciativa mais próxima será a participação na Manifestação Nacional da Administração Pública prevista para o próximo dia 5 de Fevereiro
Retirada a possibilidade de os professores do código 400 - História - poderem concorrer
Com a publicação em Diário da República no dia 18 de Janeiro de 2010, do Aviso de Abertura de concurso para o Ensino Português no Estrangeiro, a DGRHE vem, mais uma vez, retirar a possibilidade de os professores do código 400 - História poderem concorrer! Mais uma atitude injusta e discriminatória a juntar a todas as que sucedem desde 2007.

Mário Nogueira: Sem papas na língua!
O blog "Topo da Carreira" publica hoje uma entrevista ao Secretário Geral da FENPROF. "30 PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS" PARA AS QUAIS OBTÉM 30 RESPOSTAS que não são, como alguns gostam de dizer, a entrevista oficial da FENPROF. Para quem ainda tenha dúvidas, vale a pena ler aqui [leia a entrevista integral] ou no blog http://topodacarreira.wordpress.com. Uma abordagem muito directa e "sem papas na língua" sobre o acordo com o Ministério da Educação. A não perder!

"Este foi um importante acordo para os professores, mas a luta por uma escola pública democrática, inclusiva e onde se possa ensinar e aprender vai continuar"
No passado dia 7 de Janeiro, a FENPROF subscreveu um texto de acordo com o Ministério da Educação (ME) sobre aspectos da carreira docente. Tendo em consideração as declarações de Mário Nogueira, na própria noite do acordo, este não é um acordo absoluto, mas um acordo global, apenas possível porque pesaram mais os aspectos positivos do que os negativos. Com a intenção de esclarecer os professores e educadores, o Jornal da FENPROF (JF) entrevistou o Secretário-Geral da Federação que afirmou ter sido um dos acordos mais importantes alguma vez conseguido pelos professores e os seus Sindicatos, principalmente por terem sido obtidos ganhos "contra a corrente do jogo". Ou seja, num momento em que são postos em causa direitos, carreiras e salários de todos os trabalhadores, os professores conseguiram - com a sua luta - dar um passo em frente, num caminho que tem ainda muito para percorrer. "Não queremos ser excepção" - disse Mário Nogueira - "mas ficamos contentes se formos exemplo".
Sintese da reunião entre o SPE/FENPROF e o SECP/MNE e o Instituto Camões
Reunião SPE/FENPROF com SEAE - 8 de Janeiro 2010

"O Pássaro de Papel"

Grupo A Barraca apresenta "O Inspector Geral"


Avaliação do desempenho: suspender e garantir o quê? Prosseguir como?
Declarações de responsáveis do Governo levantaram algumas dúvidas sobre a suspensão da avaliação. Misturando ciclos de avaliação, os governantes têm dito que não suspenderão o que já terminou, procurando, assim, esconder que terão de suspender o que está em curso... percebe-se, é a forma como construíram a sua defesa política... O que se percebe menos é que haja quem não compreenda isso e, atraído pelo isco, morda no anzol... Foi com o objectivo de esclarecer as dúvidas que se criaram, que o Jornal da FENPROF decidiu entrevistar Mário Nogueira e divulgar, desde já, essa entrevista.

FENPROF reúne este sábado o Conselho Nacional
Num momento em que o debate político nacional continua centrado na Educação e nos professores, esta reunião assume ainda maior importância na definição da estratégia sindical num tempo de início da relação institucional com o novo Governo e a nova equipa do Ministério da Educação (a primeira reunião com a Ministra da Educação realizar-se-à na próxima terça-feira, dia 10).