Todas as notícias
De 17 de Novembro a 3 de Dezembro no Vale do Ave

"Um grão caído na terra"

05 de novembro, 2009

Em Mem Martins até 21 de Novembro

Teatro TapaFuros apresenta "Noites Brancas", de F. Dostoiévski

04 de novembro, 2009

FENPROF em conferência de imprensa (27/10/2009)

Ministério da Educação deverá suspender urgentemente o actual modelo de avaliação

26 de outubro, 2009

Avaliação: a FENPROF solicitou (27/10/2009) uma reunião à nova Ministra da Educação, a realizar urgentemente, para encontrar um acordo em torno desta matéria. Tal reunião não substituirá a que, necessariamente, se realizará logo após estar constituída e entrar em funções a equipa ministerial.

Exposição no Museu de Angra do Heroísmo, até 28 de Fevereiro

O Mundo do Bronze

23 de outubro, 2009

FENPROF assinalou Dia Mundial do Professor: sessão pública, com casa cheia, em Lisboa. Exposição "Dignificar a profissão, valorizar a escola pública: A luta dos professores portugueses" vai percorrer o País

"Para construir o futuro, é preciso investir nos professores. Agora!"

30 de setembro, 2009

Investir nos Professores!

28 de setembro, 2009

Aula Magna, 29 de Setembro, às 21h30

Concerto de apoio à reabilitação do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa

23 de setembro, 2009

Nota do Secretariado Nacional da FENPROF de 17/09/2009

Pela reposição da legalidade democrática nas Honduras

17 de setembro, 2009

O Comité de Familiares de Detenidos Desaparecidos en Honduras (COFADEH) contabilizou já milhares de detenções ilegais e arbitrárias, de ameaças de morte e até de assassinatos, alguns dos quais de professores, cometidos por militares disfarçados de civis. O Secretariado Nacional da FENPROF manifesta a sua solidariedade para com o povo hondurenho e o seu legítimo governo na luta pela reposição da legalidade constitucional e pelo fim do golpe de estado neste país.

De 10 de Setembro a 25 de Outubro, na Sala Garrett

"O Camareiro" no Dona Maria

06 de setembro, 2009

JF de Setembro de 2009

02 de setembro, 2009

"JF" entrevistou o Secretário Geral da FENPROF a propósito do Acórdão do Tribunal Constitucional sobre o "simplex" avaliativo

03 de agosto, 2009

Para Mário Nogueira, destaca-se o facto de o próprio Primeiro-Ministro ter reconhecido "discrepâncias" e "diferenças" legais e de a sua preocupação, pela argumentação produzida, ter sido a de garantir que o TC não se pronunciasse sobre a matéria. Lido o Acórdão, reforça-se a ideia de estarmos perante um quadro de ilegalidade que a FENPROF, com os professores, continuará a combater de todas as formas... Curioso é que, depois de ter garantido ao TC que esta legislação era transitória e apenas produziria efeitos neste ciclo de avaliação, o Governo tenha decidido prolongar a ilegalidade, ou melhor, manter em vigor as "discrepâncias" e "diferenças".

Nota de imprensa do SN da FENPROF de 31/07/2009

Estranha decisão do Tribunal Constitucional não dá, porém, razão ao ME: professores manterão a sua luta contra este modelo de avaliação!

31 de julho, 2009

A FENPROF considera, no mínimo, estranha a recusa do Tribunal Constitucional (TC) em promover a fiscalização sucessiva abstracta da constitucionalidade do decreto regulamentar que fixou o regime simplificado de avaliação de desempenho (Decreto-Regulamentar n.º 1-A/2008, de 5 de Janeiro). Mais do que estranha, abusiva é a posição do Ministério da Educação ao referir que esta recusa do TC pode ser lida como inexistência de qualquer inconstitucionalidade no diploma regulamentador. Não é verdade, significa, apenas, que o TC não aceitou apreciá-lo e, sobre ele, tomar uma posição.

Esclarecimentos e comentários a propósito da entrevista publicada no jornal "DN", em 26/07/2009

Carta à Ministra da Educação

28 de julho, 2009

"O balanço dos efeitos negativos - para a Educação, o Ensino, a Escola Pública e a Profissão de Professor - das actuais políticas educativas e da acção da actual equipa ministerial far-se-ão sentir. Decerto, quando V.ª Ex.ª e a sua equipa já não tiverem qualquer responsabilidade política no sector. É sempre assim. Por essa razão, acontecerá o que, por norma, acontece: a culpa morrerá solteira. É pena..."
Mário Nogueira

Breve comentário a um editorial do "Diário de Notícias"

Mudar de rumo, talvez para ser rigoroso!

22 de julho, 2009

Avaliação de Desempenho dos Professores: o ME mentiu! Afinal não alterou o modelo de avaliação!

17 de julho, 2009

ME mantém em vigor a avaliação que a quase totalidade dos docentes contestou na rua, a que todas as organizações sindicais de docentes se opuseram, que toda a oposição parlamentar e alguns deputados do PS pretenderam suspender, que mais de duas centenas de conselhos executivos exigiu que fosse suspensa, que o conselho das escolas aprovou que se suspendesse, que o Primeiro-Ministro, em recente entrevista televisiva, reconheceu ter sido um erro do Governo...

Conferência de imprensa após reunião no ME (26/06/2009)

FENPROF continua a defender suspensão da avaliação de desempenho e substituição do actual modelo

26 de junho, 2009

Sobre a questão das quotas, a FENPROF sente-se cada vez mais acompanhada. Hoje é o próprio Conselho Científico da Avaliação de Professores a questionar os seus efeitos. É o relatório Benchmark de Avaliação de Desempenho que nos informa de que Portugal é o único, de um conjunto de países importantes da União Europeia, que tem um sistema desses que não distingue o mérito pelo mérito, mas por decisão política e via administrativa. Contudo, a situação é ainda pior, mesmo em Portugal, só o continente, só quem é tutelado por este Ministério da Educação está sujeito às quotas, pois nem a RA dos Açores, nem a RA Madeira adoptaram tão perverso sistema de quotização. No Ministério da Educação parece ainda vingar a máxima do "orgulhosamente sós"! (Mário Nogueira aos jornalistas, conferência de imprensa de 26.06.2009, Lisboa - foto).

26 de Junho de 2009

Projectos apresentados pelo ME e correspondentes Pareceres da FENPROF

26 de junho, 2009

Em foco: formação contínua (um projecto que pretende retirar aos professores autonomia, fazendo-os depender, também nesta matéria, da vontade exclusiva do director); recrutamento para as escolas de ensino especializado (um projecto elaborado por quem desconhece esta realidade); e equiparação a bolseiro (um novo diploma para restringir o acesso dos professores à situação de equiparação a bolseiro).

Esta sexta-feira, dia 26, às 16h00, em Lisboa

FENPROF promove conferência de imprensa sobre avaliação do desempenho

24 de junho, 2009

A FENPROF reúne nesta sexta-feira, dia 26, ao fim da manhã, com o Ministério da Educação. Um dos pontos agendados refere-se à revisão do ECD onde se inclui, obrigatoriamente, a avaliação de desempenho. Caso o ME não apresente, nesta reunião, uma proposta concreta com vista à alteração do actual modelo de avaliação, a FENPROF considerará estar a ser desrespeitado um compromisso formal e politicamente assumido pelos responsáveis daquele ministério. Nessa sexta-feira, às 16h00, na sua sede (Rua Fialho de Almeida, 3, em Lisboa), a Federação promove uma conferência de Imprensa.

Porto, Museu Nacional de Imprensa: até 31 de Dezembro

"Crises" é o tema geral do XI PortoCartoon-World Festival

11 de junho, 2009

Próxima visita guiada a 22 de Setembro

Serralves 2009: "A Colecção"

11 de junho, 2009