Todas as notícias
Aula Magna, 29 de Setembro, às 21h30

Concerto de apoio à reabilitação do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa

23 de setembro, 2009

Nota do Secretariado Nacional da FENPROF de 17/09/2009

Pela reposição da legalidade democrática nas Honduras

17 de setembro, 2009

O Comité de Familiares de Detenidos Desaparecidos en Honduras (COFADEH) contabilizou já milhares de detenções ilegais e arbitrárias, de ameaças de morte e até de assassinatos, alguns dos quais de professores, cometidos por militares disfarçados de civis. O Secretariado Nacional da FENPROF manifesta a sua solidariedade para com o povo hondurenho e o seu legítimo governo na luta pela reposição da legalidade constitucional e pelo fim do golpe de estado neste país.

De 10 de Setembro a 25 de Outubro, na Sala Garrett

"O Camareiro" no Dona Maria

06 de setembro, 2009

JF de Setembro de 2009

02 de setembro, 2009

"JF" entrevistou o Secretário Geral da FENPROF a propósito do Acórdão do Tribunal Constitucional sobre o "simplex" avaliativo

03 de agosto, 2009

Para Mário Nogueira, destaca-se o facto de o próprio Primeiro-Ministro ter reconhecido "discrepâncias" e "diferenças" legais e de a sua preocupação, pela argumentação produzida, ter sido a de garantir que o TC não se pronunciasse sobre a matéria. Lido o Acórdão, reforça-se a ideia de estarmos perante um quadro de ilegalidade que a FENPROF, com os professores, continuará a combater de todas as formas... Curioso é que, depois de ter garantido ao TC que esta legislação era transitória e apenas produziria efeitos neste ciclo de avaliação, o Governo tenha decidido prolongar a ilegalidade, ou melhor, manter em vigor as "discrepâncias" e "diferenças".

Nota de imprensa do SN da FENPROF de 31/07/2009

Estranha decisão do Tribunal Constitucional não dá, porém, razão ao ME: professores manterão a sua luta contra este modelo de avaliação!

31 de julho, 2009

A FENPROF considera, no mínimo, estranha a recusa do Tribunal Constitucional (TC) em promover a fiscalização sucessiva abstracta da constitucionalidade do decreto regulamentar que fixou o regime simplificado de avaliação de desempenho (Decreto-Regulamentar n.º 1-A/2008, de 5 de Janeiro). Mais do que estranha, abusiva é a posição do Ministério da Educação ao referir que esta recusa do TC pode ser lida como inexistência de qualquer inconstitucionalidade no diploma regulamentador. Não é verdade, significa, apenas, que o TC não aceitou apreciá-lo e, sobre ele, tomar uma posição.

Esclarecimentos e comentários a propósito da entrevista publicada no jornal "DN", em 26/07/2009

Carta à Ministra da Educação

28 de julho, 2009

"O balanço dos efeitos negativos - para a Educação, o Ensino, a Escola Pública e a Profissão de Professor - das actuais políticas educativas e da acção da actual equipa ministerial far-se-ão sentir. Decerto, quando V.ª Ex.ª e a sua equipa já não tiverem qualquer responsabilidade política no sector. É sempre assim. Por essa razão, acontecerá o que, por norma, acontece: a culpa morrerá solteira. É pena..."
Mário Nogueira

Breve comentário a um editorial do "Diário de Notícias"

Mudar de rumo, talvez para ser rigoroso!

22 de julho, 2009

Avaliação de Desempenho dos Professores: o ME mentiu! Afinal não alterou o modelo de avaliação!

17 de julho, 2009

ME mantém em vigor a avaliação que a quase totalidade dos docentes contestou na rua, a que todas as organizações sindicais de docentes se opuseram, que toda a oposição parlamentar e alguns deputados do PS pretenderam suspender, que mais de duas centenas de conselhos executivos exigiu que fosse suspensa, que o conselho das escolas aprovou que se suspendesse, que o Primeiro-Ministro, em recente entrevista televisiva, reconheceu ter sido um erro do Governo...

Conferência de imprensa após reunião no ME (26/06/2009)

FENPROF continua a defender suspensão da avaliação de desempenho e substituição do actual modelo

26 de junho, 2009

Sobre a questão das quotas, a FENPROF sente-se cada vez mais acompanhada. Hoje é o próprio Conselho Científico da Avaliação de Professores a questionar os seus efeitos. É o relatório Benchmark de Avaliação de Desempenho que nos informa de que Portugal é o único, de um conjunto de países importantes da União Europeia, que tem um sistema desses que não distingue o mérito pelo mérito, mas por decisão política e via administrativa. Contudo, a situação é ainda pior, mesmo em Portugal, só o continente, só quem é tutelado por este Ministério da Educação está sujeito às quotas, pois nem a RA dos Açores, nem a RA Madeira adoptaram tão perverso sistema de quotização. No Ministério da Educação parece ainda vingar a máxima do "orgulhosamente sós"! (Mário Nogueira aos jornalistas, conferência de imprensa de 26.06.2009, Lisboa - foto).

26 de Junho de 2009

Projectos apresentados pelo ME e correspondentes Pareceres da FENPROF

26 de junho, 2009

Em foco: formação contínua (um projecto que pretende retirar aos professores autonomia, fazendo-os depender, também nesta matéria, da vontade exclusiva do director); recrutamento para as escolas de ensino especializado (um projecto elaborado por quem desconhece esta realidade); e equiparação a bolseiro (um novo diploma para restringir o acesso dos professores à situação de equiparação a bolseiro).

Esta sexta-feira, dia 26, às 16h00, em Lisboa

FENPROF promove conferência de imprensa sobre avaliação do desempenho

24 de junho, 2009

A FENPROF reúne nesta sexta-feira, dia 26, ao fim da manhã, com o Ministério da Educação. Um dos pontos agendados refere-se à revisão do ECD onde se inclui, obrigatoriamente, a avaliação de desempenho. Caso o ME não apresente, nesta reunião, uma proposta concreta com vista à alteração do actual modelo de avaliação, a FENPROF considerará estar a ser desrespeitado um compromisso formal e politicamente assumido pelos responsáveis daquele ministério. Nessa sexta-feira, às 16h00, na sua sede (Rua Fialho de Almeida, 3, em Lisboa), a Federação promove uma conferência de Imprensa.

Porto, Museu Nacional de Imprensa: até 31 de Dezembro

"Crises" é o tema geral do XI PortoCartoon-World Festival

11 de junho, 2009

Próxima visita guiada a 22 de Setembro

Serralves 2009: "A Colecção"

11 de junho, 2009

Biel Ballester Trio actua esta sexta-feira, dia 12. Sábado será a vez do trompetista Jeremy Pelt. Festival encerra a 20 de Junho

Guarda: Festival Jazz nas Alturas

11 de junho, 2009

António Baldaia apresenta: Tasca Beat, dos OqueStrada

Banda sonora para o Verão que está aí

07 de junho, 2009

Protesto dos Professores contra o modelo de avaliação do desempenho imposto pelo ME

22 de maio, 2009

A FENPROF, respeitando as opiniões dos professores, designadamente materializadas em mais de um milhar de reuniões realizadas durante a Semana de Consulta Geral, apela a que, no âmbito da luta que vimos desenvolvendo em defesa da nossa profissão e de uma avaliação de desempenho justa, exequível e pedagógica e cientificamente correcta, os professores e educadores, com a entrega da sua ficha de auto-avaliação, reafirmem o seu desacordo com este modelo de avaliação através da entrega de um protesto, colectivo e/ou individual, contra o modelo de Avaliação do Desempenho em vigor, simplificado (apenas este ano lectivo) através do Decreto Regulamentar 1-A/2009, de 5 de Janeiro.

 

Plataforma Sindical dos Professores entregou Abaixo-Assinado no Ministério da Educação, com mais de 40 000 assinaturas

18 de maio, 2009

"Está tudo em cima da mesa. As razões que têm estado na base da grande luta dos professores e educadores ao longo deste tempo, permanecem vivas e actuais como nunca. Hoje, voltámos a encontrar aqui um Ministério inflexível, sem soluções. A melhor resposta será a Grande Manifestação que encherá, de novo, as ruas de Lisboa, no próximo dia 30." São palavras de Mário Nogueira à porta do Ministério da Educação, esta quarta-feira, dia 20 (foto), depois de uma delegação da Plataforma Sindical dos Professores ter entregue ao Secretário de Estado Jorge Pedreira um Abaixo-Assinado com mais de 40 000 assinaturas, onde se destaca a necessidade de suspender, este ano, o modelo de avaliação em vigor ("foco de grande instabilidade nas escolas, que se agravará nesta fase final do ano", como realçou o porta-voz da Plataforma); e de negociar, efectivamente, a revisão do ECD, "garantindo, entre outros aspectos, o fim da divisão da carreira em categorias".
Mário Nogueira alertou, de novo, para a situação criada nas escolas, onde existem horários de trabalho desumanos, marcados por uma sobrecarga de tarefas burocráticas. "Há que definir regras claras para pôr cobro a isto, sendo hora de o Ministério iniciar o processo de negociação do despacho sobre organização do próximo ano escolar, horários dos professores e calendário escolar", afirmou o Secretário Geral da FENPROF em declarações aos jornalistas./ JPO

TAFC dá razão à FENPROF e condena o ME, impedindo a discricionariedade e a discriminação!

Providência cautelar interposta por SPRC/FENPROF foi decretada!

30 de abril, 2009

O Ministério da Educação foi condenado, por sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra (TAFC) e obrigado a abster-se de informar os Presidentes dos Conselhos Executivos (PCE) das escolas e agrupamentos que estes poderão, tendo em conta as situações concretas das suas escolas, fixar [ou não] os objectivos individuais (OI) de avaliação dos docentes que os não tenham entregado. Ou seja, tendo sido decretada definitivamente esta providência cautelar, fica ultrapassada a possibilidade de serem criadas situações de desigualdade, decorrentes de decisões tomadas de forma arbitrária, que permitiam que alguns PCE's recusassem avaliar os docentes por estes não terem proposto os seus OI. Seguir-se-á, agora, a interposição, junto do mesmo Tribunal, da acção administrativa especial, sublinha uma nota agora divulgada pelo Secretariado Nacional da FENPROF.