Só a suspensão do actual modelo de avaliação pode desbloquear situação de profundo conflito do ME com os professores
De norte a sul do país, o Ministério da Educação, através das respectivas DRE's, tem vindo a promover reuniões com órgãos de gestão das escolas e professores avaliadores dando orientações para a aplicação de um diploma legal que ainda não existe e cuja "negociação" apenas se inicia amanhã, sexta-feira, dia 28. É lamentável, embora reincidente, esta postura antinegocial e antidemocrática do ME!
"Entre a suspensão e a aplicação do actual modelo de avaliação, não há entendimentos nem soluções intermédias!"
Nesta sexta-feira, dia 28 de Novembro, os Sindicatos de Professores voltam ao Ministério da Educação, convocados pelo ME, alegadamente para negociarem as medidas que este pretende adoptar, este ano, para simplificação do modelo em vigor. Tendo em conta a realização dessa reunião e algumas dúvidas surgidas em torno da mesma, colocámos ao Secretário-Geral da FENPROF e porta-voz da Plataforma Sindical dos Professores
Semana da Ciência e Tecnologia de 24 a 29 de Novembro

Ministra não reconheceu as consequências negativas da aplicação do modelo de avaliação
A reunião entre a FENPROF e a Ministra da Educação (19/11/2008), foi naturalmente curta, perante a incapacidade ministerial de reconhecer as consequências negativas da aplicação do modelo de avaliação.

Atenção! Não registe os seus objectivos individuais on line
Suspensão da avaliação na ordem do dia: "Não há espaço para soluções intermédias"
Ao impor o seu ECD, publicado em 19 de Janeiro de 2007, o ME e o Governo vieram criar piores condições para o exercício da profissão docente, recordou Mário Nogueira, que relacionou o "ECD do ME" com diversas matérias muito negativas que estão hoje a afectar os professores, caso da avaliação do desempenho. "Um novo modelo, sério, formativo, não encaixa no ECD do ME", salientou o dirigente sindical.

Já são mais de 500 as escolas/agrupamentos de escolas que suspenderam a avaliação
Lista das escolas que procederam à suspensão da aplicação do modelo de avaliação do desempenho em vigor, por decisão dos seus órgãos ou por decisão dos docentes, em reuniões gerais ou através de subscrição de posições de escola (500). Lista em permanente actualização. Ver também sites dos SPs.
LISTA DAS ESCOLAS/AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS QUE SUSPENDERAM A AVALIAÇÃO (124)
Lista das escolas que, de acordo com dados obtidos até às 11.00 horas de 14 de Novembro de 2008, tinham procedido à suspensão da aplicação do modelo de avaliação do desempenho em vigor, por decisão dos seus órgãos ou por decisão dos docentes, em reuniões gerais ou através de subscrição, praticamente unânime, de posições de escola. REGIÃO NORTE (33)
REGIÃO CENTRO (48)
GRANDE LISBOA (29)
REGIÃO SUL (ALENTEJO E ALGARVE) (14)
|
Professores suspenderão avaliação que bloqueia funcionamento das escolas
Em conferência de imprensa realizada no passado dia 14 de Novembro, em Lisboa, a FENPROF reforçou o apelo da Plataforma Sindical dos Professores, que consta da Resolução da Manifestação de 8 de Novembro: que cada escola decida a suspensão da avaliação de desempenho, assumindo uma responsabilidade que, perante a arrogância e a teimosia do Governo e da actual equipa do Ministério da Educação, é forçoso tomar.
- Ecos na comunicação social
- Ver imagens
- 55 Presidentes de Conselhos Executivos de Coimbra reclamam, por unanimidade, a suspensão desta avaliação
- Conselhos Executivos das escolas de Viseu reclamam suspensão da avaliação
- Carta Aberta do Sindicato dos Inspectores da Educação ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação a propósito da ameaça de processos disciplinares

Conferência de imprensa da FENPROF