CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Sectores

Concursos 2018
31 jul 2018 / 11:01

Encontra-se disponível na página da DGAE a aplicação que permite aos docentes efetuar a candidatura à mobilidade interna, entre o dia 31 de julho a as 18:00 horas do dia 6 de agosto de 2018 (hora de Portugal continental).


Concursos 2018/2019
26 jul 2018 / 11:18

Aviso aos contratados!

Manifestação de Preferências de 25 a 31 de julho de 2018

CONSULTAR: https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=31699


Resultados divulgados do concurso de professores confirmam:
24 jul 2018 / 16:59

FENPROF reafirma que o Ministério da Educação deveria ter aberto mais vagas para a vinculação dos professores que são necessários às escolas e agrupamentos, não deveria ter imposto requisitos restritivos à vinculação dos docentes com 3 ou mais anos de serviço, deveria ter permitido aos docentes que já integram os quadros a candidatura às novas vagas criadas para efeitos de vinculação e aos que não integram os quadros a candidatura às vagas de quadro de escola ou agrupamento. Deverá, ainda, no próximo ano letivo, abrir um novo processo de revisão do regime de concursos, visando, no futuro, resolver os problemas que, mais uma vez, se verificaram em função daquele regime, o qual não contou com o acordo da FENPROF.


Foi tardia a publicação de diplomas legais que implicam profundamente na organização pedagógica
22 jul 2018 / 20:43

Não foi um diploma qualquer, foram logo três importantíssimos diplomas legais, com implicação profunda na organização pedagógica e no funcionamento das escolas e agrupamentos, que só foram publicados em 6 de julho, ou seja, tardiamente. São eles: despacho normativo n.º 10-B/2018, sobre Organização do Ano Letivo 2018/2019; Decreto-Lei n.º 54/2018, que contém o regime de educação Inclusiva; Decreto-Lei n.º 55/2018, relativo aos currículos dos ensinos básico e secundário e à avaliação das aprendizagens.


Reposicionamento
20 jul 2018 / 11:26

A FENPROF lamenta o atraso verificado no processo de reposicionamento dos docentes que ingressaram na carreira entre 2011 e 2017. Como é evidente, tal atraso é da exclusiva responsabilidade do Ministério da Educação, situação com que a FENPROF já o confrontou por diversas vezes.


Reuniões com Partidos
19 jul 2018 / 15:54

O Partido Socialista, que, por ser o partido do governo, tem responsabilidades acrescidas perante a sociedade portuguesa, nem sequer respondeu, até agora, ao pedido de reunião enviado a 21 de junho. Face a isso, as dez organizações sindicais decidiram reiterar, hoje, o pedido de reunião, dirigindo nova carta à Secretária-Geral Adjunta, Dr.ª Ana Catarina Mendes. Aguarda-se a marcação da reunião pretendida para data muito próxima.


13 de Julho: Em todas as Concentrações - PROFESSORES APROVARAM MOÇÃO
19 jul 2018 / 15:03

Está na mão do governo responder aos problemas e às justas exigências dos professores, nomeadamente, deixar de insistir na eliminação de tempo de serviço que foi cumprido pelos docentes, com os alunos, nas suas escolas. A recomposição da carreira docente não é apenas uma exigência dos professores. É uma condição de atratividade da profissão e de melhoria da formação das novas gerações. É um investimento na escola pública e na qualidade da educação que ela deve assegurar. Um combate de todos os professores e de toda a sociedade.

- Ver Moção aprovada pelos professores nas concentrações do dia 13 de julho


Despacho Normativo de Organização do Ano Letivo 2018/2019
19 jul 2018 / 11:32

O despacho de organização do ano letivo seria, na opinião da FENPROF, a oportunidade de o ME resolver um dos problemas que também está na origem da luta que se desenvolve: o horário de trabalho.

No entanto, no despacho publicado a 6 de julho, continua por resolver o principal problema: a não clarificação dos conteúdos das componentes letiva e não letiva de estabelecimento, sendo essa a causa de quase todos os abusos que são praticados nas escolas.

- Ver Despacho Normativo n.º 10-B/2018

- Ver  Posição da FENPROF


Greve às avaliações - 21 de junho
21 jun 2018 / 12:02

O Secretariado Nacional da FENPROF reúne amanhã, na sua sede, em Lisboa. Será uma reunião extraordinária que visa avaliar a semana de greve que passou e que fica marcada por um elevadíssimo envolvimento dos professores na luta pela recuperação do seu tempo de serviço, mas também por uma aposentação justa, horários legais, estabilidade e concursos justos.

No final da reunião, a FENPROF tornará públicas as conclusões da mesma em Conferência de Imprensa que terá lugar às 17:30 horas na sua sede, em Lisboa.


Conferência de Imprensa em frente ao ME
08 jun 2018 / 18:38

Em Conferência de Imprensa frente ao Ministério da Educação, o Secretariado Nacional da FENPROF promoveu um protesto simbólico onde fez um balanço da última semana de negociações, recordou os motivos da contestação e reafirmou a importância da luta dos professores. Uma luta que voltará a ser forte já a partir do próximo dia 18 de junho com a greve às avaliações.


Concursos 2018
23 mai 2018 / 14:35

Às direções das escolas e agrupamentos chegou, há minutos, a seguinte informação da DGAE:
Os candidatos que reúnam os requisitos previstos no artigo 10.º, n.º 3, b) do Decreto-Lei 132/2012, e que apresentem declaração comprovativa de que prestaram serviço nas AEC em AE/ENA do Ministério da Educação, em conformidade com o disposto no artigo 26.º da Portaria 644-A/2015, podem ser posicionados na 2.ª prioridade em sede de reclamação”.


Horários de Trabalho
22 mai 2018 / 17:08

Na última reunião realizada com o Secretário de Estado da Educação e a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, os governantes pediram que a FENPROF lhes enviasse uma lista de atividades que considera burocráticas, pois, em sua opinião, a maior parte delas não são dessa natureza. Enganam-se os governantes.

No sentido de esclarecer os responsáveis do Ministério da Educação do conjunto de tarefas burocráticas impostas aos docentes, a FENPROF enviou, hoje mesmo, uma listagem que é bem esclarecedora. Espera-se que, com este contributo, comecem a estar criadas condições para ir resolvendo um problema gravíssimo que afeta os professores e educadores, o seu desgaste, e para repor a legalidade que, há anos, vem sendo violada.


Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
16 mai 2018 / 14:31

Se, em 2008, os Professores participaram na Marcha da Indignação, 10 anos depois chegou a vez de participarem na MARCHA PELO RESPEITO que é devido aos Professores, traduzido em soluções para os problemas.

Confira as razões que levam os professores a sair à rua: De Novo Na Rua - Todos e Todas À Manifestação de 19 de maio!


Concurso Professores
15 mai 2018 / 18:40

Na sequência da polémica e do justíssimo protesto de centenas de candidatos, o Ministério da Educação informou os órgãos de comunicação social que “não há qualquer alteração em relação aos últimos anos”, porque, acrescenta, “Tal como nos anos anteriores, e como previsto na Lei, os contratados para Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) como docentes entram na 2.ª prioridade, os contratados nas AECs como técnicos entram na 3.ª prioridade”. Ora, não é verdade que nos anos anteriores tenha sido assim!

A FENPROF apela à presença dos colegas das AEC na Manifestação do próximo dia 19. Uma participação muito importante, para que também fique muito claro o seu protesto e a sua exigência de respeito pelo seu trabalho.


Ensino Particular e Cooperativo
08 mai 2018 / 15:42

A FENPROF reuniu hoje (8 de maio) com responsáveis da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). Esta reunião, realizada a pedido da FENPROF, destinou-se a apresentar um conjunto de situações em que entidades patronais de colégios privados agem em desrespeito pelas leis do trabalho, violando normas elementares da relação laboral, ou desenvolvem práticas que indiciam assédio e/ou atos persecutórios de professores, alguns deles delegados ou dirigentes sindicais.


CONCURSOS DE PROFESSORES
08 mai 2018 / 10:49

Esclarecimentos de
Mário Nogueira à Comunicação Social

Orientação da DGAE indicando que “Não releva para efeitos da 2.ª prioridade o tempo de serviço prestado no âmbito de AECs (contrato como técnico, no âmbito das AEC)”, para além de contrariar a prática de anos anteriores, é, na opinião da FENPROF, ilegal.

Assim, a FENPROF exige a retificação do “Manual de Instruções”, determinando a consideração do tempo de serviço prestado pelos professores nas AEC para efeitos de ordenação na 2.ª prioridade dos Concursos Externo/Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento.


ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
04 mai 2018 / 19:41

O Secretariado Nacional da FENPROF deu uma Conferência de Imprensa no final da sua reunião dos dias 3 e 4 de maio de 2018. Mário Nogueira, Secretário-Geral, fez uma apreciação e um comentário ao anúncio do ME sobre o parecer final da Procuradoria-Geral da República relativo à contagem do tempo de serviço antes da profissionalização para efeitos de reposicionamento, bem como ao anúncio de uma "redução" do número de alunos por turma no próximo ano letivo e à reunião de dia 3 de maio com o ME sobre horários de trabalho e aposentação.

Conclusão: dia 19, os professores têm que estar na rua!

Se, mesmo assim, nada mudar, a luta continuará ainda durante este ano letivo.


Reposição parcial do número de alunos por turma que vigorava até 2013
04 mai 2018 / 09:12

A FENPROF lembra que a redução do número de alunos por turma era um compromisso eleitoral e do governo e, afinal, a legislatura terminará com uma ligeira redução nos TEIP e no primeiro ano dos ciclos do ensino básico. Isto significa que a maior parte das turmas das escolas portuguesas continuará exatamente na mesma.


Opinião
20 jul 2017 / 12:14

No passado dia 4 de julho, o projeto de diploma legal que visa revogar o Decreto-lei n.º 3/2008 (regime de Educação Especial) foi colocado em discussão pública.

Até 31 de agosto todos os interessados em participar, poderão manifestar as suas posições junto do Ministério da Educação e a FENPROF conta com a participação de toda a comunidade escolar.

Dê-nos a sua opinião!


O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
16 fev 2018 / 14:19

Docentes, trabalhadores não docentes e investigadores em Protesto na Reitoria da Universidade de Aveiro

Hoje,16 de fevereiro, docentes, trabalhadores não docentes e investigadores (bolseiros e não bolseiros) da Universidade de Aveiro concentraram-se junto à respetiva reitoria em protesto contra a posição que esta tem assumido no âmbito do PREVPAP, programa, alegadamente, criado para regularizar vínculos precários.

Ler Moção aprovada e ver declarações de Mário Nogueira (extracto)


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A SITUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL
07 fev 2018 / 16:21

A situação que resulta da opção de sucessivos governos por um modelo de financiamento desajustado ao ensino profissional, assente em verbas provenientes do Fundo Social Europeu (FSE) e não em verbas regulares do Orçamento do Estado, é insustentável.

A FENPROF apresentará 8 propostas concretas ao Ministério da Educação, bem como à entidade gestora, em Portugal, do POCH (a quem já foi pedida uma reunião, por duas vezes, mas sem resposta). A FENPROF apresentará, ainda, esta denúncia e as propostas que formula a todos os grupos parlamentares e aos eurodeputados portugueses, no sentido de uns e outros, junto das entidades nacionais e comunitárias, diligenciarem para a resolução do problema e para a valorização e dignificação do Ensino Profissional em Portugal.

[Integra gravações video da Conferência de Imprensa]


Negociação e luta
31 jan 2018 / 18:12

São três dias de intenso trabalho e ação, os que a FENPROF tem pela frente, com a reunião do Secretariado Nacional a 1 e 2 de fevereiro, o Plenário Nacional de Professores e Educadores na tarde de dia, seguido de desfile até ao Ministério da Educação para entrega da Resolução aprovada em Plenário, e, no sábado, reunião do Conselho Nacional da FENPROF.

No final de todas estas reuniões, a FENPROF terá aprovado as propostas negociais concretas que, nos próximos dias, serão entregues ao Ministério da Educação e ao Governo.


Ensino Profissional
28 dez 2017 / 10:19

As Escolas Públicas – professores, estudantes e famílias – sentem-se enganadas! O Governo diz apostar na valorização, mas a sua prática contraria o discurso.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, AMANHÃ, DIA 29, PELAS 15:30 HORAS, EM COIMBRA (Escola Secundária Avelar Brotero)


INCLUSÃO
22 nov 2017 / 16:12

Lisboa | 2 de dezembro | 9h30

O local do Encontro "Inclusão Escolar e Social pela Arte e Desporto", que se realizará no próximo dia 2 de dezembro, sábado, teve de ser alterado, de modo a acolher os muitos interessados em assistir ao evento. O elevado número de inscrições, que ultrapassou o limite pré-estabelecido e que obrigou a esta mudança de local, revela bem o interesse da iniciativa e a importância deste projeto organizado pela FENPROF, em parceria com a Confederação Nacional de Organizações de Deficientes (CNOD) e co-financiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação). 


30 out 2017 / 18:35

Na sequência da importante greve da passada sexta-feira, dia 27, que encerrou mais de 90% das escolas em Portugal e mereceu, da parte dos professores, uma das maiores adesões de sempre em greves gerais da Administração Pública, a FENPROF enviou ao Ministro da Educação um ofício em que reitera a necessidade de, com muita urgência, ser realizada a reunião que vem sendo recusada.

A FENPROF contactou, de novo, as organizações sindicais de docentes que têm vindo a manifestar indignação face às posições e intenções do Governo e do Ministério da Educação, colocando a necessidade de fazer de 15 de novembro um grande Dia Nacional de Luta dos Professores e Educadores.


Greve 27 de outubro
26 out 2017 / 16:53

Os professores e educadores rejeitam claramente a intenção declarada do Governo de apagar da carreira dos professores os 9 anos e 4 meses de congelamento, mais os anos de penalização por aplicação de regimes transitórios entre estruturas de carreira. Os professores não aceitarão essa penalização, como não aceitam a discriminação em relação às carreiras em que o tempo de serviço se converte em pontos.

Dirigentes sindicais, em todas as regiões do país, acompanharão o envolvimento dos trabalhadores nesta greve. Conheça aqui os locais.


▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
Educação Especial
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
AEC
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
2/3 CEB
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo - 2/3 CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
COMBATE À PRECARIEDADE
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
Serviços Mínimos Greve 21 de junho
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Educação Especial
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”
▶ 
Reuniões ME e DGAEP
▶ 
O aumento da contestação sindical
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Ensino Artístico Especializado
▶ 
Greve Nacional de Professores - 21 de Junho
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO
▶ 
▶ 
Encontro Nacional de Quadros
▶ 
As Fundações de regime privado não são solução!
▶ 
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
▶ 
▶ 
▶ 
Em 8 de Fevereiro de 2007 foi assinado o CCT do EPC para o ano 2006/07
▶ 
Nota de imprensa do SPE
▶ 
Foi publicado (7/01/2008) o Decreto-lei nº 3/08, que define os apoios especializados a prestar no sistema educativo
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF (17/01/2008)
▶ 
Tomada de posição do Secretariado Nacional (29/02/2008)
▶ 
Delegação da FENPROF recebida pelo Presidente da AR (informação actualizada)
▶ 
Nota de imprensa da FENPROF de 18/05/2009
▶ 
Investir em Ciência é investir em quem a faz!
Voltar ao Topo