Eleições Presidenciais
03 de fevereiro, 2026

A FENPROF apela a todos os educadores, professores e investigadores para que participem ativamente neste momento decisivo, exercendo o seu direito de voto no dia 8 de fevereiro, rejeitando o projeto de ataque aos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores e afirmando, com o seu voto, a vontade de cumprimento e defesa da Constituição da República Portuguesa. 

No dia 8 de fevereiro, é preciso votar pela Democracia, pela Constituição e pelos direitos.

Imagem: Estela Silva, LUSA


Discriminação
05 de fevereiro, 2026

A FENPROF tomou conhecimento das dificuldades que várias instituições de formação inicial de professores, nomeadamente a Universidade do Minho, estão a enfrentar relativamente ao pagamento do suplemento remuneratório devido aos docentes que exercem funções de orientadores cooperantes em escolas privadas e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

5 de fevereiro | 17H30
02 de fevereiro, 2026

Em virtude do cancelamento da reunião negocial por parte do ministro da Educação, Ciência e Inovação, o Plenário Nacional (on-line) convocado pela FENPROF para esta quinta-feira não será realizado, tendo em conta que os seus objetivos centrais passavam pelas informações decorrentes da reunião negocial cujo reagendamento se aguarda.

Nacional
02 de fevereiro, 2026

Segundo informação publicada pela embaixada de Israel, o ministro da Educação, Ciência e Inovação recebeu o embaixador daquele país, numa iniciativa de boas vindas, no contexto da participação de Fernando Alexandre na conferência mundial dos ministros da educação, em Jerusalém, cujo tema central será a Inteligência Artificial e a Educação, áreas em que Israel tem vindo a praticar crimes contra a humanidade.

A FENPROF lamenta profundamente este comportamento do governo português, o mesmo governo que ficou impávido e sereno perante a utilização abusiva de uma fotografia da FENPROF com a senhora embaixadora da Palestina, numa ação de propaganda da embaixada de Israel e, pior ainda, mudo e quedo se deixou estar perante a recente barragem feita à entrada na Cisjordânia, por parte do estado de Israel, de uma delegação da Internacional da Educação, na qual participava uma dirigente da FENPROF, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Educação.


Ação Reivindicativa

Escola Pública e Estatuto da Carreira Docente (ECD) em perigo motivam Plenário Nacional de Quadros Sindicais

30 de janeiro, 2026

Professores e educadores de todo o país participaram esta sexta-feira no Grande Auditório do ISCTE, em Lisboa, num Plenário Nacional de Quadros Sindicais dedicado à revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e aos diversos problemas e perigos que a Escola Pública enfrenta. No seguimento das diversas intervenções realizadas, o Plenário aprovou, por unanimidade e aclamação, a moção "Pela valorização da carreira docente, pela atratividade da profissão, pela defesa da Escola Pública democrática".

No final, os ativistas, delegados e dirigentes sindicais de todo o páis presentes, entregaram na sede do governo, no edifício Campus XXI, ao Ministro da Presidência, o documento aprovado.


Nacional

Solidariedade com as vítimas da tempestade Kristin

30 de janeiro, 2026

No início dos trabalhos do Plenário Nacional de Quadros Sindicais (FENPROF) que esta sexta-feira, 30 de janeiro, teve lugar em Lisboa, foi aprovada por unanimidade, por proposta do Secretariado Nacional da FENPROF, uma Nota de Solidariedade com as vítimas da tempestade Kristin:

«A FENPROF manifesta o seu mais profundo pesar pelas vítimas mortais causadas pela depressão Kristin e expressa a sua solidariedade para com todas as populações afetadas, que continuam a enfrentar graves dificuldades, nomeadamente a falta de água e de eletricidade, bem como a interrupção das comunicações. 

Milhares de famílias viram as suas habitações parcial ou totalmente destruídas, sofrendo danos significativos em telhados, janelas e coberturas. Igualmente graves são os prejuízos registados nas infraestruturas, designadamente nas vias rodoviárias e ferroviárias, bem como em escolas e outras instituições de ensino, algumas das quais foram forçadas a encerrar. 

Perante a dimensão dos impactos verificados, a FENPROF exige ao Governo português a adoção célere e eficaz de todas as medidas necessárias à reposição da normalidade e ao justo apoio das famílias afetadas.»


Política Educativa

Reorganização dos ciclos de ensino exige debate público e envolvimento dos professores

29 de janeiro, 2026

O anúncio recente da intenção do Governo de avançar com uma reformulação do sistema educativo já em 2027 surge sem o efetivo envolvimento da comunidade educativa, sem uma avaliação rigorosa das condições existentes e sem um debate público esclarecido sobre as consequências pedagógicas, organizacionais e sociais de uma alteração desta natureza.


Ação sindical
Informação sobre a reinscrição na CGA
28 de janeiro, 2026
Concurso Externo Extraordinário
Afinal o número de “novos professores” colocados foi apenas de 395!
28 de janeiro, 2026
On-line | 22 de janeiro, 13h00
Plenário Nacional de Investigadores
19 de janeiro, 2026
FCSAP
05 de fevereiro, 2026

Enquanto os preços disparam e o custo de vida aumenta todos os dias, os salários continuam sem a valorização necessária. Preços a subir, salários travados, poder de compra a cair — esta é a realidade imposta aos trabalhadores da Administração Pública. 

Imagem: Diogo Faria Reis, LUSA


Solidariedade
23 de janeiro, 2026

No âmbito da sua ação continuada de solidariedade com o povo palestiniano, a FENPROF recebeu, no passado dia 21 de janeiro, na sua sede, a Embaixadora da Palestina, Rawan Sulaiman.

Este encontro destacou-se pela troca de ideias e pela discussão frutífera em torno da realização de futuras atividades e iniciativas de cooperação, sempre com o objetivo de aprofundar o pensamento crítico, promover o respeito pela diversidade e reforçar a defesa da paz.


Opinião - Correio da Educação
05 de fevereiro, 2026

Texto do Secretário-geral da FENPROF José Feliciano Costa na coluna "Correio da Educação" do jornal Correio da Manhã.

«Muitos dos milhares de jovens que frequentam o sistema educativo — e, inevitavelmente, o país como um todo — sentirão os efeitos desta desvalorização. A longo prazo, a ausência de reconhecimento concreto da carreira docente não apenas fragiliza a profissão, mas compromete a qualidade do ensino e o futuro do país.»


Barómetro Internacional
16 de janeiro, 2026

Profissionais da educação, precisamos da vossa opinião! Participem no maior inquérito mundial sobre a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. 

Melhorar o bem-estar físico e mental dos profissionais da educação em todo o mundo é uma condição essencial para garantir uma educação de qualidade para todos. É por isso que o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da Universidade do Minho e a FENPROF se associam à MGEN e à Internacional da Educação para lançar a 3.ª edição do I-BEST, o Barómetro Internacional da Saúde e do Bem-Estar do Pessoal da Educação, em Portugal.

Questionário I-BEST 2026 - 3.ª edição Portugal


Iniciativas
27 de janeiro, 2026

Intervenção de abertura do Secretário-geral da FENPROF no encontro de trabalho sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior e na Ciência. Francisco Gonçalves colocou 5 grupos de questões a que é necessário dar resposta, designadamente quanto à urgência e controlo da IA.


sindicaliza.jpg


Revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD)

Consulte aqui todos os documentos da negociação da revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Ação de Formação para uma sociedade inclusiva: da intervenção precoce na infância à vida pós-escolar

Para os grupos de recrutamento 910, 920, 930, 360 (Continente), 100EE, 110EE, 700EE, 360 (RA Madeira), 101, 111, 700, 360 (RA Açores). Inscreve-te!




logocfss.jpg