CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Frentes e Sectores

Mobilidade por doença
27 mar 2020 / 11:45

Aproximando-se a data em que, habitualmente, tem lugar a abertura dos procedimentos relativos à formulação de pedidos de mobilidade por doença (MpD), a FENPROF enviou um ofício à Secretária de Estado da Educação solicitando o adiamento de procedimentos.

A este propósito, a FENPROF lembrou que os procedimentos de MpD já se concretizaram, em anos volvidos, em julho (e até agosto), sem que daí tivessem ocorrido quaisquer problemas ou prejuízos para a organização das escolas, para os alunos ou para os professores.


POSIÇÃO DA FENPROF
26 mar 2020 / 10:06

Estando o normal desenvolvimento do ano letivo comprometido, urge tomar medidas para que se conclua o 2.º período e prepare o 3.º, procurando atenuar os prejuízos que decorrem de uma situação de exceção.

Procurando contribuir para a solução, que, sem dúvida, é difícil, mas não pode deixar de ser procurada e encontrada, a FENPROF, consciente de todos os constrangimentos que antes se referem e com os múltiplos contactos que tem mantido com professores, apresenta as seguintes propostas.

Versão em PDF


#FENPROFemtuacasa
25 mar 2020 / 20:17

Muitas têm sido as preocupações e situações difíceis com que se tem deparado as educadoras de infância nas IPSS, sobretudo nas instituições com outras valências que não sejam as creches ou jardins de infância, nomeadamente lares, atendendo à dificuldade de pessoal para fazer face às necessidades de recursos, bem como as atitudes abusivas de muitas Direções.

Graça Sousa, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, responde às principais dúvidas.


Concursos e colocação de professores
20 mar 2020 / 12:21

Em ofício enviado à Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, a FENPROF contestou que a última colocação através da designada Reserva de Recrutamento se tenha realizado no passado dia 6 de março – RR 24  –, não havendo qualquer notícia sobre o processo de colocação no âmbito da Reserva de Recrutamento 25, prevista na Nota Informativa de 6 de março, da Direção-Geral da Administração Educativa, que deveria ter sido publicitada em 13 de março, p.p..

A FENPROF considera que essa normalidade deverá ser reposta e a legalidade retomada.


GREVE AO SOBRETRABALHO
18 mar 2020 / 15:17

Sendo verdade que há escolas e agrupamentos em que têm vindo a ser aplicadas medidas que atenuam ou compensam a sobrecarga decorrente do “sobretrabalho” e que resolvem outras ilegalidades, este importante processo de luta vai ter de ser retomado, até forçarmos uma atitude positiva por parte do ME. No entanto, pela situação que se está a viver nas escolas, a entrega de pré-avisos é interrompida e as organizações sindicais avaliarão a altura e os termos em que eles irão ser retomados – caso, até lá, o Ministério não dê passos para resolver estes problemas.


TRABALHADORES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS NÃO COLOCARAM OS SEUS FILHOS NAS ESCOLAS DE ACOLHIMENTO
18 mar 2020 / 13:05

Como se previa, os trabalhadores de serviços essenciais não aderiram à iniciativa do governo, para o período em que as escolas se encontrarão encerradas, e não colocaram os seus filhos nas chamadas escolas de acolhimento.

Face ao quadro existente, a FENPROF reitera a posição que já fez chegar ao Primeiro-Ministro, Ministro da Educação, Ministra da Saúde, Parlamento e Conselho Nacional de Educação: a resposta social de que, eventualmente, estas crianças necessitam deverá ser garantida fora da escola.


Intervenção Precoce:
14 mar 2020 / 00:54

A FENPROF defende há muito a criação de um grupo de recrutamento específico para a área da Intervenção Precoce (IP). Em abril de 2019 apresentou na Assembleia da República, em parceria com a APEI (Associação Portuguesa para a Educação de Infância), APD (Associação Portuguesa de Deficientes), CGTP-IN e CNOD (Confederação Nacional das Organizações de Deficientes), mais de 4 mil assinaturas a exigir a criação do grupo de recrutamento da Intervenção Precoce, com o objetivo de assegurar melhor e mais qualificada resposta neste domínio, manifestando, também assim, respeito pelas crianças e suas famílias.

Depois da aprovação dos 3 projetos de resolução, a FENPROF exige que o Ministério da Educação / Governo respeite as recomendações que lhe são feitas, com o aval de todos os partido representados na AR, com exceção para o PS, e crie, finalmente, o grupo de recrutamento da IP.


DESPACHO DAS VAGAS PARA PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES DA CARREIRA DOCENTE
11 mar 2020 / 14:07

Saiu o despacho das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões e, como a FENPROF ontem previa, dele resulta o aumento do número de docentes impedidos de progredir. Com contas certas, foram 532 em 2018, passaram a ser 2158 em 2019 e em 2020 ficarão retidos 2989. Em apenas dois anos, o número de docentes impedidos de progredir àqueles escalões, apesar de reunirem todos os requisitos para tal (tempo de serviço, avaliação de desempenho, formação contínua e observação de aulas, quando obrigatória), aumenta 461%!

FENPROF irá lutar contra a retenção de professores em escalões intermédios.


PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
10 mar 2020 / 18:17

A notícia posta hoje a circular sobre a progressão de docentes aos 5.º e 7.º escalões, ainda não confirmada pela publicação do despacho de vagas, parece ter como objetivo ludibriar a opinião pública, criando a ideia de que os professores estão a beneficiar de uma espécie de generosidade do governo. Desde logo, é omitido que passarão a estar retidos nos 4.º e 6.º escalões, impedidos de progredir aos seguintes, quase 3000 docentes. Serão mais cerca de oito centenas do que em 2019, muitos deles, bloqueados na carreira há muitos anos.


Pela criação do grupo de recrutamento da Intervenção Precoce
10 mar 2020 / 15:57

A FENPROF estará presente na Assembleia da República no dia 11 de março, a partir das 15 horas, data em que será discutida, em plenário, a Petição ”Criação do grupo de recrutamento da Intervenção Precoce – respeito pelas crianças e suas famílias”, que conta com mais de 4 mil peticionários que exigem mais respeito pelas crianças e suas famílias, através da criação de um grupo de recrutamento da Intervenção Precoce (IP).


COVID-19
05 mar 2020 / 16:22

No passado dia 2 de março, a FENPROF solicitou ao Ministro da Educação, por ofício, a divulgação do plano de contingência elaborado pela tutela para aplicação nas escolas. Sem ter recebido qualquer resposta e perante a inação do ME, a FENPROF exige que, até ao final da semana, o plano de contingência, da responsabilidade do ME, seja divulgado, sendo atribuídos às escolas os necessários recursos, incluindo financeiros.


Progressão na carreira
04 mar 2020 / 19:40

Perto de um milhar de professores e educadores concentraram-se junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, e suas delegações regionais no Porto, em Coimbra, Évora, e Faro para reclamarem a progressão aos 5.º e 7.º escalões. No local estiveram professores que não progridem, alguns desde 2004, ou seja, há 16 anos, tempo que lhes deveria permitir estar 4 escalões acima daquele em que se encontram.

No final das concentrações foi aprovada uma Moção entregue no ME e nos seus serviços desconcentrados. Em todas as concentrações a Moção foi aprovada por unanimidade.

 


4 DE MARÇO, 16:30 HORAS
03 mar 2020 / 12:25

PORTO – COIMBRA – LISBOA – ÉVORA – FARO – FUNCHAL

Há milhares de docentes retidos nos 4.º e 6.º escalões da carreira porque a progressão aos seguintes está dependente de vagas que foram abertas, pela primeira vez, em 2018, ou seja, com 8 anos de atraso e em número escasso.

Face a esta situação, mais uma que contribui para a perversão da carreira docente, a FENPROF decidiu convocar concentrações para 4 de março (quarta-feira), pelas 16:30 horas, junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, às delegações da DGEstE (ex-direções regionais de Educação) no restante território continental e à Secretaria Regional de Educação e Cultura, no Funchal.


Carreiras, Concursos, Aposentação, Horários e Condições de trabalho
02 mar 2020 / 17:07

O Secretariado Nacional da FENPROF entregou esta segunda-feira, dia 2 de março, no Ministério da Educação, as suas propostas fundamentadas sobre as matérias que pretende negociar com o Ministério da Educação.

Conheça as propostas apresentadas pela FENPROF sobre:


RECENSEAMENTO DOS DOCENTES
02 mar 2020 / 17:14

FENPROF reclamou no ME sobre esse e outros aspetos que constam da plataforma da DGAE

Na plataforma da DGAE/ME para o Recenseamento Docente/Verificação de dados e Reclamação existem incorreções/ilegalidades que dela não deveriam constar, por violarem o ECD, tendo já a FENPROF protestado junto do ME. Atividades como a vigilância nos intervalos, não são função docente (seja na componente letiva ou não letiva), mas, como confirma a plataforma, ela está a ser imposta aos docentes do 1.º Ciclo.

Os professores que tenham o campo "Atividades de acompanhamento e de vigilância dos alunos do 1º ciclo durante os intervalos entre as atividades letivas" assinalado devem, de imediato, reclamar, indicando que o mesmo deve ser objeto de correção.


Recenseamento Docente 2020
28 fev 2020 / 16:20

A partir das 10 horas do dia 28 de fevereiro e até às 18 horas (hora de Portugal Continental) do dia 3 de março, os professores deverão aceder à plataforma SIGRHE e proceder à verificação e confirmação ou reclamação dos dados introduzidos pelas direções dos agrupamentos e escolas não agrupadas no Recenseamento Docente 2020.


Ano em Defesa da Educação de Infância Pública
26 fev 2020 / 18:43

Depois do Partido Ecologista "Os Verdes", a FENPROF reuniu esta quarta-feira com o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) para apresentar as suas preocupações relativamente à Educação de Infância.

Dando seguimento à decisão do último Congresso da FENPROF, a Coordenação Nacional da Educação Pré-Escolar está a desenvolver uma campanha em defesa de uma "Educação de Infância Pública para todos: um compromisso com o futuro!" que vai ter uma série de inciativas onde se enquadra também esta ronda de reuniões com os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.


Informação aos professores
24 fev 2020 / 12:53

No M.E. pouco se faz e o que é feito tem tendência para correr mal!

Os serviços dos Sindicatos de Professores e da FENPROF constataram que a aplicação de recenseamento não permitiu aos professores, durante toda a manhã de dia 24, entrar na mesma e proceder à verificação e confirmação ou reclamação dos dados introduzidos pelas direções dos agrupamentos e escolas não agrupadas, como estava previsto ocorrer entre os dias 24 a 26 de Fevereiro. Entretanto, foi finalmente divulgado na página da DGAE que o prazo para as escolas / agrupamentos introduzirem os dados relativos aos docentes foi prorrogado até dia 27, só depois se iniciando o processo de verificação e confirmação ou reclamação dos dados introduzidos pelas direções.

Confirma-se que, no Ministério da Educação, por norma, faz-se pouco e o pouco que se faz tem tendência para correr mal.


Greve ao Sobrtrabalho
24 fev 2020 / 12:46

As reuniões que diversas escolas chegaram a prever para hoje, 24 de fevereiro, foram, praticamente todas adiadas, com exceção das 8 que foram convocadas pela direção do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, 4 para de manhã e 4 para a tarde. Nenhuma se realizou de manhã, prevendo-se que o mesmo aconteça de tarde, porque os professores fizeram greve.


2020: Ano em Defesa da Educação de Infância Pública
20 fev 2020 / 14:49

A FENPROF reuniu esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, com a deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" para apresentar as preocupações relativas à Educação de Infância e, em particular, àquela que foi reconhecida, em 1997, como a primeira etapa da Educação Básica. Esta foi a primeira de uma ronda de reuniões solicitadas aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, no sentido de dar cumprimento à decisão do 13º Congresso da FENPROF de que 2020 seria o Ano em Defesa da Educação de Infância Pública.


12 fev 2020 / 17:39

Mais de 400 professores e educadores, em representação de escolas de todo o país, reuniram esta quarta-feira em Lisboa para definir as estratégias de ação e de luta a desenvolver para alcançar os objetivos reivindicativos do setor.

Resolução aprovada pelo Plenário

Apresentação das propostas da FENPROF para as ações de luta a desenvolver pelo Secretário-geral da FENPROF


EM DEFESA DA CARREIRA DOCENTE
10 fev 2020 / 14:54

Para além das muitas ações que correm nos tribunais, FENPROF dirige-se ao Parlamento para que este recorra ao Tribunal Constitucional

As ultrapassagens na carreira não são apenas ilegais, mas, como o Tribunal Constitucional já decidiu em situação semelhante que surgiu em 2010, são inconstitucionais. Não obstante, o Ministério tudo tem feito para passar ao lado desta questão.

Para além da ação junto dos tribunais, a FENPROF solicitou aos grupos parlamentares que, com a urgência que o problema justifica, requeiram ao Tribunal Constitucional a fiscalização abstrata e sucessiva de constitucionalidade das situações de ultrapassagens, tendo igualmente decidido voltar a recorrer à Provedoria de Justiça no mesmo sentido.


Este Orçamento é mau para a Educação, para os Professores e para a Escola Pública
07 fev 2020 / 19:01

Este Orçamento do Estado reflete aquilo que foi o discurso do Ministro relativamente à resolução destes problemas, bem patente na reunião de 22 de janeiro: Zero respostas; Zero disponibilidade; Zero capacidade para ouvir; Zero capacidade para negociar. Para este ministro, negociar é aceitar a sua política, o que é inaceitável e será objeto de combate.

No dia 12 de fevereiro realizar-se-á um plenário nacional de docentes em representação das escolas/agrupamentos para aprovar um plano de ação e luta em torno das diversas questões aqui colocadas. Tudo estará em cima da mesa: concentrações, vigílias, encontros, protestos, mas também a possibilidade de realização de uma grande manifestação nacional e outras formas duras de intervir em defesa dos objetivos reivindicativos dos professores.

Não queremos ver a Educação e o nosso futuro hipotecado. A luta terá de prosseguir.

Assista aqui à Conferência de Imprensa.


POSIÇÃO DA FENPROF
06 fev 2020 / 12:33

Através do Despacho n.º 12530/2018, de 28 de dezembro, foi criado o Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), que apresentou o relatórioRecomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, que está em consulta pública. 

Na apresentação do relatório é referido que está aberto um período de “discussão pública para posterior aperfeiçoamento e complementação, dando então origem a uma versão final”. Deve pois ter a participação dos professores e dos seus grupos disciplinares em cada escola. Aqui se divulga a posição da FENPROF.

Caso sejam enviados contributos, os mesmos devem seguir com recurso ao seguinte endereço dsdc@dge.mec.pt, sendo importante, também, que os mesmos sejam enviados para a FENPROF.


Abandono escolar precoce
05 fev 2020 / 17:08

O Ministério da Educação emitiu hoje comunicado sobre os dados do INE que referem que a taxa de abandono escolar precoce baixou para 10,6% ficando próxima da meta europeia estabelecida para 2020, mas, ainda assim, acima desta, e também aproximando-se da média europeia. 

Seria expetável que o Ministério da Educação sublinhasse o contributo decisivo dos professores por este resultado, mas, de facto, os seus responsáveis parecem incapazes de o fazer, limitando-se a uma genérica saudação às comunidades educativas. 


GREVE AO SOBRETRABALHO
03 fev 2020 / 18:01

Face a dúvidas levantadas em algumas escolas, esclarece-se que as reuniões de conselho de turma convocadas para avaliação de final de semestre, quando em situação de sobretrabalho (não interrupção de atividade letiva), estão abrangidas pelos pré-avisos de greve que referem, explicitamente, aquelas reuniões (de conselho de turma, sem discriminar o objetivo), não tendo sido decretados serviços mínimos que, aliás, seriam ilegais.


PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES DA CARREIRA
03 fev 2020 / 15:24

Dada a natureza da matéria (progressão na carreira docente), o governo é obrigado a promover um processo de negociação coletiva, nos termos previstos na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, mas esse não se encontra ainda previsto. A FENPROF requereu, hoje mesmo, a urgente abertura do indispensável processo negocial e apresentou ao Ministério da Educação a proposta de abertura de um número de vagas igual ao de docentes que, em 31 de dezembro de 2019, se encontravam em condições de progredir, com efeitos reportados a janeiro de 2020, independentemente da data em que a portaria de vagas venha a ser publicada.


31 jan 2020 / 13:20

Elevada adesão dos professores à greve confirma a sua indignação contra um governo que os desrespeita e cuja política passa ao lado dos seus problemas e dos que se abatem sobre uma Escola Pública que há muito deixou de ser área prioritária e de investimento.

Escolas encerradas (em atualização) - dados das 19 horas

Forte adesão à greve antecipa grande participação na manifestação - Declarações do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira


Greve Administração Pública - 31 de janeiro
31 jan 2020 / 11:34

DOCENTES E INVESTIGADORES EM LUTA (GREVE E MANIFESTAÇÃO) EM 31 DE JANEIRO
29 jan 2020 / 15:08

Na próxima sexta-feira, dia 31, professores, educadores e investigadores estarão em luta. Motivos não faltam para esta e para outras lutas que se seguirão, tais como: a defesa das suas carreiras profissionais; uma aposentação justa, no momento e no valor da pensão; horários de trabalho que respeitem a lei; o fim da precariedade e de todos os abusos que se mantêm; melhores condições de trabalho; a gestão democrática de escolas e instituições; contra a municipalização; por medidas que ponham cobro à violência; pela remoção do amianto em todas as escolas e instituições; um financiamento adequado da Educação, do Ensino e da Ciência e políticas que defendam, valorizem e promovam o serviço público.

De manhã, pelas 10 horas de dia 31 de janeiro, a FENPROF promoverá uma Conferência de Imprensa, que terá lugar junto à Escola Secundária Passos Manuel (Travessa Convento de Jesus, Lisboa) na qual fará um primeiro balanço da greve e dirá das suas expectativas para a Manifestação desse mesmo dia.

Para mais informações, consulte o Pré-aviso de Greve


REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM 22 DE JANEIRO
24 jan 2020 / 12:50

Esta foi, é e continuará a ser a postura da FENPROF e dos seus Sindicatos de Professores, pois é essa a razão de ser da sua existência e é essa postura que os professores esperam da sua mais representativa organização sindical. Ao Governo e aos responsáveis do Ministério da Educação compete perceber isso e agir de acordo com as regras que o Estado de Direito Democrático estabelece e que têm consagração na Constituição da República Portuguesa. Se não souberem, não conseguirem ou não quiserem agir nesse quadro, respeitando os sindicatos e a sua representatividade, a liberdade e os direitos sindicais, bem como o direito à negociação coletiva, estaremos perante uma grave violação do regime democrático em que vivemos, que terá de ser, primeiro, reconhecida para, depois, ser superada pelos próprios governantes ou, caso tal não aconteça, pelos portugueses.


Primeira reunião negocial da legislatura no ME
22 jan 2020 / 21:25

Diálogo e negociação não se proclamam, praticam-se. Ministro da Educação proferiu repetidamente as palavras, mas não deu um único esclarecimento e não deu qualquer resposta ao que lhe foi colocado.

Declarações do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, aos jornalistas.


NEGOCIAÇÃO DO CCT PARA OS ENSINOS PARTICULAR E COOPERATIVO, ARTÍSTICO ESPECIALIZADO E PROFISSIONAL
21 jan 2020 / 16:00

Após dois anos de reuniões entre as partes, a CNEF, numa clara atitude de provocação e má-fé negocial, voltou a apresentar uma contraposta de contrato coletivo de trabalho, tendo como base o que subscreveu com outras organizações sindicais, designadamente a FNE/UGT, publicado em 2017, e que a FENPROF já tinha recusado no início das negociações.

Neste quadro, a FENPROF decidiu encerrar as negociações diretas com a CNEF e irá recorrer à conciliação.


A propósito do que o Ministro da Educação afirmou no Parlamento e que fez notícia na comunicação social
20 jan 2020 / 17:35

Com o Orçamento do Estado (OE) em plena discussão – desconhecendo-se, ainda, qual será o resultado da votação final global – e com a inevitável marcação de reunião no Ministério da Educação, depois de 3 meses de completo silêncio, a campanha de manipulação da opinião pública contra os professores foi retomada no dia em que o Ministro foi à Assembleia da República apresentar o orçamento para a Educação. Foi neste contexto que se divulgaram notícias sobre progressões na carreira docente, destinadas a fazer parecer que os professores seriam privilegiados em relação aos restantes trabalhadores da Administração Pública.

Leia os esclarecimentos do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira.


Só três meses depois de tomar posse, Ministro da Educação aceita reunir
20 jan 2020 / 11:15

Apesar de a FENPROF a ter solicitado logo no primeiro dia útil após a tomada de posse, tiveram de passar três meses para que o Ministério da Educação convocasse a primeira reunião da atual legislatura com as organizações sindicais, realizando-se às 17:30 horas de dia 22 (quarta-feira) a que será com a FENPROF. Recorda-se que nestes três primeiros meses de mandato, o Ministério da Educação não só não quis receber a FENPROF para uma primeira reunião geral, de natureza política, como não respondeu a qualquer dos problemas apresentados por escrito pela FENPROF e que careciam de respostas imediatas, fossem os relacionados com os horários de trabalho, a remoção de amianto das escolas, ou outros.


OE 2020
17 jan 2020 / 18:34

Duas centenas de professores, dirigentes, delegados e ativistas sindicais concentraram-se em cordão humano frente à Assembleia da República no dia em que o Ministro da Educação foi ao Parlamento defender o indefensável: o orçamento para a Educação previsto no OE 2020.

- declaração do Secretário-Geral aos jornalistas 

- música "Brandão, olha o Orçamento!"

- álbum de fotos (na notícia)


FALTA DE PROFESSORES
15 jan 2020 / 18:36

A propósito do problema da falta de professores em determinados grupos de docência, o Ministério da Educação, através de Nota Informativa datada de 14 de janeiro, decidiu instruir as escolas no sentido de adotarem um conjunto de procedimentos que, contudo, ou nada resolvem ou constituem remendos, que, a generalizarem-se como solução, colocarão em risco a qualidade da resposta da escola pública.

Face ao teor da Nota Informativa da DGAE/ME, é legítimo duvidar sobre se a atual equipa do ME está ou não à altura do desafio que constitui a falta de professores qualificados que se verifica, para já, em alguns grupos de recrutamento.

Posição da ANPRI - - Associação Nacional de Professores de Informática sobre a Nota Informativa da DGAE


FENPROF promove cordão humano frente à Assembleia da República em 17 de janeiro (sexta)
15 jan 2020 / 17:38

Como a FENPROF já afirmou, o Orçamento do Estado para 2020 passa ao lado da Educação, não prevê qualquer investimento na Escola Pública e “esquece” os professores. Após um recuo de 12%  no financiamento público, verificado na última década, o orçamento para a Educação não aponta para reversão da suborçamentação do setor, revelando que o Governo opta por manter esta área no pântano da estagnação.

No próximo dia 17 (sexta-feira), a FENPROF promove um Cordão Humano frente à Assembleia da República, no âmbito do qual, para além dos dirigentes, delegados e ativistas sindicais presentes, serão, ainda, exibidos diversos elementos de denúncia, protesto e exigência, centrados no OE para 2020 e nas reivindicações dos professores.


▶ 
FENPROF interpela deputados acerca da precariedade na profissão docente
▶ 
RECUPERAÇÃO INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
Professores que progrediram, designadamente ao abrigo dos DL 36/2019 e 65/2019
▶ 
Há professores contratados com o pagamento do subsídio de Natal em atraso
▶ 
RECUPERAÇÃO INTEGRAL DO TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO PELOS PROFESSORES
▶ 
FENPROF ACOMPANHARÁ, NAS GALERIAS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, DEBATE SOBRE PETIÇÃO QUE DEFENDE A RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO EM FALTA
▶ 
Proposta de OE 2020 confirma desinvestimento na educação e desrespeito pelos seus profissionais
▶ 
Propostas para o OE 2020
▶ 
FENPROF realiza Conferência de Imprensa - Amanhã, 13 de dezembro, pelas 12:00 horas, Sede da FENPROF
▶ 
DECRETO-LEI 54/2018
▶ 
Em defesa da qualidade da Educação
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
Horários de trabalho
▶ 
Mobilidade por doença
▶ 
AMIANTO
▶ 
Assembleia da República
▶ 
"Em defesa da sua dignidade profissional, os professores e educadores exigem respeito pelos seus direitos, justiça na carreira, melhores condições de trabalho"
▶ 
Conferência de Imprensa
▶ 
Notícias da Greve ao sobretrabalho - Número 2
▶ 
▶ 
Ambiente
▶ 
FENPROF reúne na DGE
▶ 
FAZ CHEGAR O HORÁRIO AO TEU SINDICATO
▶ 
Plenário Nacional de Docentes do EPC
▶ 
Nota de Pesar
▶ 
Plenário Nacional Docentes Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Entrevista a Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
25 de outubro de 2019
▶ 
Ano letivo 2019/2020
▶ 
▶ 
Formação Contínua
▶ 
Greve ao sobretrabalho, que hoje se inicia, poderá prolongar-se até final do ano letivo
▶ 
ESCOLA INCLUSIVA
▶ 
Greve ao sobretrabalho
▶ 
EPC, EAE, EPP
▶ 
SOBRE A COLOCAÇÃO EM SALAS DE AULA DE JOVENS DA ORGANIZAÇÃO “TEACH FOR PORTUGAL”
▶ 
▶ 
Manifestação Dia Mundial do Professor | 5 de outubro de 2019 | 15 horas | Marquês de Pombal | Lisboa
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Horários de trabalho
▶ 
Conferência de Imprensa - Abertura do ano letivo 2019/2020
▶ 
Educação Pré-Escolar
▶ 
Dados DGEEC: Educação em números – Portugal 2019
▶ 
Listas de graduação para acesso aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
ABUSOS E ILEGALIDADES NOS HORÁRIOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES
▶ 
ABUSOS E ILEGALIDADES NOS HORÁRIOS DE TRABALHO
▶ 
SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DO TEMPO DE SERVIÇO CUMPRIDO NOS PERÍODOS DE CONGELAMENTO
▶ 
RECUPERAÇÃO PARCIAL DO TEMPO DE SERVIÇO CONGELADO
▶ 
Organização do Ano Letivo 2019/2020
▶ 
7 de junho – Dia de Luta dos trabalhadores das IPSS e Misericórdias
▶ 
GREVE E CONCENTRAÇÃO NACIONAL LISBOA 15H JUNTO AO MTSSS (PRAÇA DE LONDRES)
▶ 
9A 4M 2D - Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Listas de progressão aos 5º e 7º escalões
▶ 
Negociação das condições de acesso dos professores à pré-reforma
▶ 
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
Intervenção Precoce
▶ 
▶ 
▶ 
Intervenção Precoce
▶ 
Amianto
▶ 
Ciclone Idai
▶ 
Por um Regime Democrático de Gestão das Escolas
▶ 
▶ 
Reposicionamento
▶ 
Semestre da Igualdade
▶ 
Reposicionamento
▶ 
Encerramento do Encontro Nacional sobre Inclusão
▶ 
Educação Inclusiva: Estudo nas escolas vem confirmar os alertas da FENPROF
▶ 
Professoras e Professores saúdam o Dia Internacional da Mulher
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
CANDIDATURA DOS DOCENTES NO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO AOS CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
ENSINO PROFISSIONAL
▶ 
▶ 
Greve Sobretrabalho
▶ 
Rankings das escolas
▶ 
NO DIA DAS MENTIRAS SOBRE AS ESCOLAS PORTUGUESAS
▶ 
REUNIÕES COM AS DIREÇÕES PARTIDÁRIAS
▶ 
Teatro e Expressão Dramática
▶ 
Teatro e Expressão Dramática
▶ 
PLENÁRIOS E REUNIÕES COM PROFESSORES “ENCHEM CASA”, COM PARTICIPAÇÃO E DETERMINAÇÃO
▶ 
Greve ao sobretrabalho
▶ 
▶ 
▶ 
GREVE À ATIVIDADE MARCADA PARA ALÉM DO HORÁRIO DE TRABALHO
▶ 
DECRETO-LEI 54/2018, SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
▶ 
DE POUCO VALEM OS LAMENTOS!
▶ 
Reposicionamento dos Professores
▶ 
Há dois meses que Ministério da Educação recusa reuniões para resolver problemas que afetam grupos de professores
▶ 
▶ 
REPOSICIONAMENTO DOS PROFESSORES
▶ 
Prémio Literário António Gedeão 2018
▶ 
9A4M2D
▶ 
CONTAGEM DE TODO O TEMPO DE SERVIÇO DOS PROFESSORES
▶ 
9A4M2D
▶ 
MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Regime de Inclusão Escolar
▶ 
Em nome do esclarecimento, não deve ser omitido
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
9A4M2D
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
ENTRE O ILUSIONISMO E A INTRUJICE
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
▶ 
ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2019 ENTRA EM FASE DE ESPECIALIDADE
▶ 
Greve às atividades fora do horário de trabalho
▶ 
PARTIDOS, COM EXCEÇÃO DO PS, RECEBEM SINDICATOS DE PROFESSORES
▶ 
Decreto-Lei 54/2018
▶ 
AUDIÇÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
▶ 
II Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente
▶ 
Regime de inclusão escolar – DL 54/2018
▶ 
Sindicatos de Professores convocam greve para todos os dias, com início em 29 de outubro
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
OE 2019
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Greve Professores e Educadores
▶ 
GREVE DOS PROFESSORES ARRANCA EM FORÇA
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Docentes do Ensino Superior e não Superior do Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
9A4M2D
▶ 
Plenários de Professores
▶ 
Abertura do ano letivo
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D
▶ 
Plenários de Professores
▶ 
9A4M2D
▶ 
Contagem do tempo de serviço em contrato a termo com horário incompleto para efeitos de prestações à Segurança Social
▶ 
PLENÁRIOS PREPARAM AÇÃO E LUTA NO PRIMEIRO PERÍODO
▶ 
Mário Nogueira presente no Plenário de São Miguel
▶ 
9A4M2D
▶ 
9A4M2D - Sobre a reunião com o governo
▶ 
9A4M2D
▶ 
Governo termina negociações com sindicatos
▶ 
Reunião negocial no ME
▶ 
Governo/ME continua a não resolver problemas da carreira e das condições de trabalho
▶ 
Entrevista DN - 2 setembro 2018
▶ 
ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES E DELEGADOS DOS SINDICATOS DA FENPROF
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
MOBILIDADE INTERNA E CONTRATAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
Concursos 2018/2019
▶ 
Concursos 2018/2019
▶ 
Concursos 2018
▶ 
9A 4M 2D
▶ 
▶ 
Reunião com direção do PS
▶ 
Concursos 2018/2019
▶ 
Resultados divulgados do concurso de professores confirmam:
▶ 
Foi tardia a publicação de diplomas legais que implicam profundamente na organização pedagógica
▶ 
Reposicionamento
▶ 
Reuniões com Partidos
▶ 
13 de Julho: Em todas as Concentrações - PROFESSORES APROVARAM MOÇÃO
▶ 
Despacho Normativo de Organização do Ano Letivo 2018/2019
▶ 
Greve às avaliações - 21 de junho
▶ 
▶ 
Conferência de Imprensa em frente ao ME
▶ 
organização do ano letivo
▶ 
Concursos 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
▶ 
Concurso Professores
▶ 
MOBILIDADE POR DOENÇA
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
▶ 
Contagem do tempo antes da profissionalização para reposicionamento na carreira docente
▶ 
Reposição parcial do número de alunos por turma que vigorava até 2013
▶ 
Progressão ao 5.º e 7.º Escalões e Concurso Externo Extraordinário
▶ 
Em direto com o Secretário-geral da FENPROF
▶ 
CONCURSO EXTERNO EXTRAORDINÁRIO
▶ 
concurso de integração extraordinário
▶ 
LISTAS DE PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES
▶ 
Concurso extraordinário
▶ 
FENPROF QUESTIONOU MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS PARA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS NAS RESPETIVAS LÍNGUAS
▶ 
O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A SITUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL
▶ 
Professores em luta
▶ 
Negociação e luta
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo, Especializado e Artístico
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
SOLIDARIEDADE
▶ 
▶ 
Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 3/11, 11 HORAS
▶ 
▶ 
Concentração de docentes do Ensino Particular e Cooperativo (Regular, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado)
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
GREVE 27 OUTUBRO
▶ 
Dirigentes da FENPROF e professores do ensino privado concentraram-se junto ao Colégio dos Carvalhos
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho IPSS
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
Horários de Trabalho
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Educação Especial
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
▶ 
Assistentes operacionais
▶ 
COLOCAÇÕES DE PROFESSORES
▶ 
Educação Especial
▶ 
Abertura do ano letivo e calendarização de processos negociais
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
Mário Nogueira na RTP
▶ 
CCT IPSS
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Renovação de contratos de técnicos especializados
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Colocação de professores
▶ 
OE 2018
▶ 
▶ 
AEC
▶ 
Ensino Profissional
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
CCT Ensino Particular e Cooperativo e Ensino Artístico Especializado
▶ 
Educação Pré-escolar
▶ 
Última hora!
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE, de 28 de junho
▶ 
Educação Inclusiva - Revisão DL 3/2008
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Regime transitório de vinculação dos docentes do Ensino Superior Politécnico (DL n.º 45/2016)
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
COMBATE À PRECARIEDADE
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
Negociação ME - Greve 21 de junho
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
Serviços Mínimos Greve 21 de junho
▶ 
INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Educação Especial
▶ 
Entrevista Mário Nogueira – SIC Notícias
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Petição “ Língua Gestual Portuguesa: não adiem a justa criação do grupo de recrutamento”
▶ 
Reuniões ME e DGAEP
▶ 
O aumento da contestação sindical
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Ensino Artístico Especializado
▶ 
Greve Nacional de Professores - 21 de Junho
▶ 
Negociação
▶ 
Greve a 21 de junho
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
Educação Especial
▶ 
DECLARAÇÃO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
Ministério vai ter de explicar
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
PRECARIEDADE
▶ 
TOMADA DE POSIÇÃO
▶ 
ANO LETIVO 2017/18:
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
1.º Ciclo
▶ 
Para os professores
▶ 
▶ 
▶ 
Incumprimento da Diretiva 1999/70/CE
▶ 
Se o M.E. não resolver grave discriminação
▶ 
Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME
▶ 
Informação
▶ 
▶ 
FENPROF PERGUNTA AOS PARTIDOS QUE PROPOSTAS TÊM PARA ESTE COMBATE:
▶ 
proposta que apresentou e defendeu em negociação
▶ 
Intenções anunciadas pelo Governo, a manterem-se, tornariam o combate à precariedade num enorme embuste
▶ 
Precariedade em foco
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
EM FOCO
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho EPC/Ensino Profissional
▶ 
▶ 
Concentração junto ao ME aprova resolução
▶ 
Exigem aplicação das normas de vinculação
▶ 
Concentração junto ao ME reuniu mais de uma centena de docentes oriundos de todo o país
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Conferência de imprensa
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, HOJE, EM LISBOA
▶ 
FENPROF reuniu com Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Secretário de Estado da Educação
▶ 
VINCULAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
3ª reunião na "5 de Outubro"
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
Conferência de imprensa da Federação em Coimbra
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
▶ 
Revisão da legislação de concursos na ordem do dia
▶ 
▶ 
importante vitória
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
FENPROF prossegue ação em defesa de uma inclusão efetiva em Portugal
▶ 
Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos (ODDH) e Federação Nacional dos Professores (FENPROF)
▶ 
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
▶ 
Fundações no Ensino Superior:
▶ 
FENPROF COM INICIATIVA
▶ 
FENPROF já fez chegar as suas posições e propostas ao ME
▶ 
Educação Especial
▶ 
Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora
▶ 
Processo negocial com a CNEF
▶ 
ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO
▶ 
ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
"Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade"
▶ 
FENPROF interveio junto da DGAE
▶ 
Sindicatos/FENPROF entregam ações em tribunal
▶ 
CONTRATO COLETIVO PARA AS IPSS
▶ 
Educação Especial: Ano letivo abre com os problemas de outros anos e uma preocupação acrescida:
▶ 
EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, FENPROF ALERTA
▶ 
ME não dá sinais de disponibilidade para resolver problemas
▶ 
Conservatórios de Música e Dança públicos
▶ 
Com a ameaça do "layoff"
▶ 
PERÍODO TRANSITÓRIO E CONTRATAÇÃO COM VÍNCULO PÚBLICO NO ENSINO SUPERIOR
▶ 
Período Transitório e contratação com vínculo público no ensino superior
▶ 
Calendário Escolar 2016/17
▶ 
ABAIXO-ASSINADO
▶ 
REUNIÃO FENPROF – CNEF
▶ 
Delegação da FENPROF reuniu com Ministro e Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
▶ 
Esta Terça-feira, 28 de junho, no MCTES, 10.30 horas
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
As fundações de direito privado não são solução para o futuro das instituições de ensino superior
▶ 
Mecanismo de regulação e correção cambiais
▶ 
FENPROF no MCTES
▶ 
FENPROF REITERA:
▶ 
▶ 
CONTRATO COLETIVO DE TRABALHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS PRIVADAS
▶ 
Um país em que os operadores privados da Educação parecem querer manter-se acima da lei
▶ 
▶ 
FENPROF em conferência de imprensa
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA da FENPROF nesta quinta-feira, em Lisboa
▶ 
Contrato Coletivo de Trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
▶ 
▶ 
Campanha Nacional “1º CEB: caminhos para a sua valorização”
▶ 
"1º CEB: caminhos para a sua valorização"
▶ 
Campanha Nacional pela Valorização do 1.º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
Ensino Superior
▶ 
Vale sempre a pena lutar!
▶ 
▶ 
"1º CEB: caminhos para a sua valorização"
▶ 
11 de fevereiro
▶ 
NÃO BASTA O GOVERNO DECLARAR O COMBATE À PRECARIEDADE, TEM DE O PRATICAR
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Dar voz à comunidade educativa
▶ 
ensino artístico
▶ 
ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO
▶ 
Ensino artístico especializado
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar (10/12/2015)
▶ 
O drama dos salários em atraso nas escolas do ensino artístico especializado
▶ 
Escolas Privadas de Ensino Artístico Especializado
▶ 
EM FOCO
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
"A deficiência e o (no) exercício da profissão docente"
▶ 
Tendo em conta o fim a que se destinam, há uma inaceitável violação de dados pessoais
▶ 
Tema de encontro nacional (hoje, 21 novembro) promovido por FENPROF e CNOD, com o apoio do INR
▶ 
Lisboa, 21 de novembro
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Vale a pena lutar!
▶ 
PETIÇÃO
▶ 
Particular e Cooperativo
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
1 de Outubro
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Nota de esclarecimento
▶ 
Concentração do ensino artístico especializado, junto ao MEC, na "5 de outubro"
▶ 
instrumento de segregação de alunos com necessidades educativas especiais
▶ 
MEC não partilha dessas preocupações
▶ 
ANO LETIVO
▶ 
SENSIBILIZAÇÃO
▶ 
Em foco
▶ 
▶ 
ALARGAMENTO DO “PERÍODO TRANSITÓRIO” PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
▶ 
para debate na Academia e junto dos Partidos, neste período eleitoral
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Atenção!
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
Reunião na DGAE
▶ 
▶ 
O SENTIDO DE SER APLICADA NO ENSINO SUPERIOR A DIRETIVA COMUNITÁRIA 1999/70/CE, SOBRE VINCULAÇÃO E REMUNERAÇÕES
▶ 
EXAME CAMBRIDGE:
▶ 
FENPROF E MOVIMENTO REIVINDICATIVO REUNIRAM (7/05/2015) COM SECRETÁRIO DE ESTADO DO BÁSICO E SECUNDÁRIO
▶ 
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
▶ 
FENPROF QUER SABER QUANTO CUSTA AOS CONTRIBUINTES ESSE TREMENDO DISPARATE
▶ 
REGIME DE FALTAS
▶ 
Períodos de falta por doença: FENPROF dirigiu-se à DGAE
▶ 
SEGUNDO DIA DA PACC:
▶ 
"PROCESSO CAMBRIDGE"
▶ 
Maré de ilegalidade
▶ 
▶ 
“PROCESSO CAMBRIDGE”
▶ 
SÁBADO (DIA 21), EM LISBOA
▶ 
Greve
▶ 
ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, FENPROF APOIARÁ OS PROFESSORES NA OBTENÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DA SUA HABILITAÇÃO AO SISTEMA EUROPEU DE CERTIFICAÇÃO
▶ 
exame da Cambridge
▶ 
▶ 
7 perguntas a Mário Nogueira a propósito da concentração do dia 20
▶ 
▶ 
Greve e vigília em 9 de abril
▶ 
Concurso de Professores:
▶ 
De 9 a 20 de março
▶ 
EM FOCO
▶ 
Unanimidade em todos os Agrupamentos de Escolas
▶ 
FENPROF diz que municipalização da educação é "um perigo"
▶ 
▶ 
“EXAME CAMBRIDGE”
▶ 
Debate sobre municipalização da educação
▶ 
Concursos
▶ 
Carta da FENPROF ao Ministro da Educação e Ciência
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Concentração nacional, junto ao MEC
▶ 
▶ 
duas importantes iniciativas
▶ 
▶ 
▶ 
Federação exigiu pagamento
▶ 
Luz ao fundo do túnel?
▶ 
▶ 
Bolsas
▶ 
Esta terça-feira, 20 de janeiro, na sede do SPN (Edifício Cristal Park), no Porto, às 17H00
▶ 
MEC impede “na secretaria” contagem do tempo de serviço a 1 de setembro
▶ 
Ensino Português no Estrangeiro
▶ 
Continuam a ser retirados poderes de decisão das escolas
▶ 
▶ 
▶ 
REUNIÕES COM CM MATOSINHOS E CONSELHO DAS ESCOLAS
▶ 
Trabalhadores do ISS
▶ 
Afinal, o Natal não é para todos/as...
▶ 
3 de dezembro
▶ 
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
▶ 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
▶ 
27 de novembro
▶ 
Reunião da FENPROF com o MEC (27/11/2014)
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Contra o processo de “requalificação”/mobilidade especial
▶ 
PARA FUGIR À CONTESTAÇÃO
▶ 
ENTREVISTA A MÁRIO NOGUEIRA
▶ 
GOVERNO FORÇA MOBILIDADE ESPECIAL
▶ 
FENPROF EXIGE IMEDIATA E EFICAZ INTERVENÇÃO DO GOVERNO PARA CORREÇÃO DA SITUAÇÃO
▶ 
700 trabalhadores, dos quais 139 são docentes, no alvo de Mota Soares
▶ 
1º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM FOCO
▶ 
CCT
▶ 
▶ 
FENPROF TOMA POSIÇÃO SOBRE PROPOSTAS DA ANICT RELATIVAMENTE À CARREIRA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
▶ 
Reunião de conciliação FENPROF – AEEP (4/11/2014)
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Instituto de Segurança Social/MSESS reuniu com a FENPROF
▶ 
▶ 
▶ 
1.º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
FENPROF PEDE REUNIÃO COM ISS/MSESS PARA GARANTIR JUSTIÇA E TRANSPARÊNCIA EM TODO O PROCESSO
▶ 
com os trabalhadores mais velhos
▶ 
1 de outubro
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
CCT - ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
CONCURSOS E COLOCAÇÕES
▶ 
ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO
▶ 
Educadores de Infância e Professores do 1º CEB
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Ciência
▶ 
Intervenção da FENPROF
▶ 
CCT do Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Calendário escolar
▶ 
Ofício enviado ao MEC
▶ 
▶ 
1.º CEB
▶ 
▶ 
Intervenção do Presidente Evo Morales na abertura da Cimeira G77 + China
▶ 
Parecendo ignorar recente recomendação do CNE e compromissos assumidos internacionalmente
▶ 
PACC
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
20 anos depois...
▶ 
FENPROF formalizou proposta junto do MEC
▶ 
conferência na A.R.
▶ 
Aceites pela FNE em acordo com a AEEP
▶ 
▶ 
Semana de Ação Global pela Educação 2014
▶ 
▶ 
▶ 
COMUNIDADE EDUCATIVA ENCONTRA-SE E UNE-SE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
▶ 
Encontro no Seixal reuniu 400 participantes
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Educação Inclusiva
▶ 
▶ 
aderindo a apelo mundial
▶ 
concurso extraordinário de vinculação dos professores das escolas de ensino artístico
▶ 
▶ 
reunião no MEC no próximo dia 22
▶ 
ENSINO SUPERIOR
▶ 
ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
▶ 
Apreciação da FENPROF
▶ 
▶ 
▶ 
Xesús Bermello, Confederação Intersindical Galega/CIG – Ensino:
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF, CNOD E APD EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
▶ 
▶ 
abusos verificados em muitos colégios privados
▶ 
▶ 
FENPROF PROMOVEU DEBATE NO IST
▶ 
Concursos
▶ 
▶ 
FENPROF INSISTE EM REUNIÃO NO MEC (28/02/2014)
▶ 
DESTAQUE
▶ 
4ª Conferência Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
▶ 
Conferência de imprensa na quarta-feira, 1 de Setembro, em Lisboa, às 11h00
▶ 
▶ 
Foram apresentados diversas questões ligadas à actividade do GEPE enquanto entidade gestora do EPE, nomeadamente no âmbito da organização da rede horária nos últimos anos, bem como na aplicação dos critérios de atribuição de horas nos cursos de LCP [...]
▶ 
O SPE/FENPROF reuniu no dia 7 de Janeiro de 2010 com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e o Instituto Camões (IC), na tentativa na tentativa de clarificar algumas questões atinentes ao Ensino Português no Estrangeiro (EPE).
Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo