
Não é normal numa sociedade civilizada um cidadão ser penalizado por participar no funeral de um familiar, seja mãe, seja filho
"A Plataforma decidiu pedir a negociação suplementar da proposta de decreto-lei regulamentador do Estatuto da Carreira Docente, que estabelece o regime do primeiro concurso de acesso à categoria de titular. Não podemos estar de acordo, entre outros aspectos, com a limitação da apreciação curricular a sete anos de carreira profissional de um docente, deixando na sombra a maioria dos anos de serviço prestado à Educação por um professor. Além de absurdo, isto é de uma profunda injustiça", afirmou Paulo Sucena na conferência de imprensa que a Plataforma Sindical dos Professores realizou na manhã de 8 de Março, em Lisboa, onde deu conta de um conjunto de iniciativas a desenvolver nos próximos dias. O pedido de negociação suplementar deu entrada no ME, no passado dia 12.

Plataforma Sindical dos Professores reúne hoje com Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da AR
Esta reunião foi solicitada pela Plataforma Sindical para apresentação das grandes preocupações das organizações sindicais face ao projecto de Decreto-Lei com que o ME procura regulamentar o primeiro concurso de acesso à recém-criada categoria de Professor Titular.

Plenário de Sindicatos da CGTP assumiu 2007 como ano do combate à precariedade do emprego

Algo vai mal no Serviço Nacional de Saúde
Professores desrespeitados e agredidos
Num momento em que têm vindo a público notícias de várias agressões exercidas sobre professores na área do Porto, o Sindicato dos Professores do Norte manifesta a sua preocupação por estas ocorrências, que confirmam uma tendência de agravamento dos problemas de indisciplina e violência nas escolas. O SPN considera que, apesar de não dever ser criado um clima de alarmismo em torno deste problema, é necessário que a opinião pública tenha conhecimento desta realidade que marca o dia-a-dia de muitas escolas e o quotidiano profissional de muitos docentes.
Plataforma Sindical dos Professores entrega hoje pedido de negociação suplementar

Plataforma Sindical dos Professores promove conferência de imprensa
A Plataforma Sindical tornará pública a posição convergente das 14 organizações sindicais face à concretização, pelo ME, da fractura introduzida na carreira docente com a sua divisão em duas categorias. Simultaneamente, serão também divulgadas as acções a desenvolver em conjunto, tanto no plano legal e institucional, como no plano da acção reivindicativa.
Plataforma Sindical dos Professores reúne em Lisboa no dia 7 de Março

Conselho Nacional da FENPROF esteve reunido em Lisboa
Nesta reunião foi aprovado o Regulamento do IX Congresso Nacional dos Professores que terá lugar em Lisboa, na Faculdade de Medicina Dentária, nos dias 19, 20 e 21 de Abril. Além do Regulamento, foram ainda aprovados o lema (Dar mesmo prioridade à Educação), os temas para debate, bem como outras questões relacionadas com a organização da reunião do órgão máximo da FENPROF.
Foi ainda aprovada uma importante Resolução político-sindical que servirá de orientação da acção da FENPROF até ao Congresso.

ME altera ilegalmente formação de professores
Nesta, como noutras matérias, o Governo está ilegalmente a fazer uma revisão da LBSE à margem da Assembleia da República. As decisões do Governo e do ME, a concretizarem-se, conduzirão inevitavelmente à degradação da qualidade da formação inicial de professores.

Negociação FENPROF / AEEP: ponto da situação
A FENPROF entende que deve continuar a fazer todo o possível para chegar a um acordo no que respeita à revisão do CCT do Ensino Particular e Cooperativo para o ano lectivo de 2006/2007.
Negociando em várias frentes sindicais, a AEEP desespera na tentativa de encontrar uma brecha, isto é, encontrar alguma Organização que esteja disponível para fazer um Acordo de princípio que destrua uma Carreira construída ao longo de muitos anos.

Aumentos de preços para 2007 debilitam saúde financeira dos portugueses
20 de Outubro: a luta é de todos, por uma nova política

FENPROF recorre ao Tribunal para suspender despacho da Ministra
Finalmente, as mulheres vão ser tratadas com dignidade!
Conferência de Imprensa pelo SIM!: "Para acabar com a injustiça, todos os votos contam"
Processo de Revisão do ECD
Debate Nacional sobre a Educação promovido pelo CNE


Vigília de Educadores e Professores no Funchal

Marcha Nacional: a força dos educadores e dos professores
Milhares de educadores e professores, oriundos de todas as regiões do País, muitos deles com viagens iniciadas de manhã bem cedo, concentraram-se ao princípio da tarde no Marquês de Pombal. Objectivo: Marcha Nacional com destino ao largo do Rossio, convocada por 14 organizações de docentes.Em luta pela sua dignidade profissional, fizeram ouvir os sentimentos de protesto e de indignação que percorrem os jardins de infância e as escolas básicas e secundárias do País: "Pela negociação, contra a imposição", "Categoria só há uma: Professor e mais nenhuma!", "Direitos são para manter, não são par abater!", "Quotas na avaliação são a sua negação!" e "O tempo de serviço é para contar, não é para congelar"