Nacional

Pagamento aos orientadores de estágio: vale sempre a pena lutar

27 de junho, 2007

Logo que teve conhecimento que o Ministério da Educação iria suprimir, a partir de Dezembro de 2006, a gratificação devida aos professores que, nas escolas, orientam os estágios pedagógicos, com a possibilidade de lhes ser exigida a reposição de 15 meses de gratificações recebidas, a FENPROF tomou uma posição clara de denúncia, rejeição e exigência de manutenção do pagamento acordado com os orientadores.
Na sequência dessa tomada de posição, foram obtidos importantes pareceres jurídicos, elaboradas minutas de requerimento a utilizar pelos professores e marcadas reuniões que deveriam ter lugar durante o corrente mês de Janeiro. Não surpreendeu, pois, que o ME tenha recuado na sua decisão, prevalecendo, mais uma vez, a razão de quem não acatou o inaceitável.

Comunicado do SN da FENPROF de 10/01/2007

Promulgação do "ECD do ME" não abala disponibilidade dos professores para a luta, antes a reforça!

27 de junho, 2007

Para a FENPROF, o combate maior a este "ECD do ME" é o que lhe será dado pelos professores e educadores. As reuniões e plenários de docentes, que já se iniciaram, dão conta de uma crescente insatisfação dos professores que consideram que este estatuto, ao desvalorizar a função docente e ao agravar as condições de exercício da profissão, contribuirá para a degradação das condições de funcionamento das escolas e, consequentemente, para uma quebra da qualidade do ensino.

Comunicado da Plataforma Sindical de 30 de Março de 2007

Concurso de acesso à categoria de titular merecerá a contestação dos professores

27 de junho, 2007

O Governo aprovou no passado dia 29  o Decreto-Lei que aprova o regime do primeiro concurso de acesso à categoria de titular.

A Plataforma Sindical dos Professores reafirma o seu desacordo em relação à divisão da carreira docente em categorias porque contraria a natureza da função docente, dificulta a organização e funcionamento das escolas e desvaloriza o exercício da actividade lectiva. O poder arbitrário e discricionário do Governo na abertura de vagas para acesso a esta categoria denuncia o carácter economicista da medida e as reais intenções do ME.

Consulta aos sócios decorreu nos dias 4, 5 e 6 de Junho

Sindicato dos Professores da Madeira na CGTP-IN

27 de junho, 2007

Terminado que está o processo de consulta aos professores e educadores associados do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) sobre a adesão à Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses Intersindical (CGTP-IN) que decorreu durante estes três últimos dias (4, 5 e 6 de Junho), a Direcção do SPM anuncia que 80% dos seus associados votou a favor da filiação naquela estrutura sindical.

Projecto da CGTP-IN em parceria com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

Stress nos locais de trabalho

27 de junho, 2007

Solidária com família de Manuela Estanqueiro

FENPROF exige respostas adequadas às situações de doença dos professores

23 de junho, 2007



Uma docente da Escola EB 2/3 de Cacia, em Aveiro, que se encontrava de baixa há cerca de dois anos, após lhe ter sido diagnosticada uma leucemia, foi obrigada pela Caixa Geral de Aposentações a regressar ao serviço para cumprir um período mínimo de 31 dias de trabalho.

Posição da FENPROF

Projecto do ME relativo à integração nos quadros dos docentes de Técnicas Especiais

23 de junho, 2007



A FENPROF regista positivamente que, embora decorrido mais de um ano sobre a aprovação pela Assembleia da República da Resolução nº 17/2006 relativa à situação dos professores de Técnicas Especiais, o Ministério da Educação tenha finalmente enviado um 2º projecto de decreto-lei que visa dar cumprimento ao ponto 1 da citada resolução. Lamentamos contudo que entre a apresentação do 1º projecto (nunca negociado) e a apresentação do 2º projecto, agora em análise, não tenha sido dada qualquer explicação às organizações sindicais e aos professores sobre as razões do cancelamento da reunião agendada para 28 de Março passado.

5 de Novembro de 2007

Dia de protesto dos media europeus

23 de junho, 2007

Resposta de Mário Nogueira a um artigo de Vital Moreira

Sindicatos, interesse público e direitos de quem trabalha

20 de junho, 2007

Poucos dias após a realização do 9.º Congresso Nacional dos Professores, o jornal "Público" divulgou um artigo de Vital Moreira em que, por considerar contraditórios os interesses da Escola Pública e os direitos dos docentes, criticava a declaração do Secretário-Geral da FENPROF, no encerramento do Congresso, referindo como traves mestras da acção e da luta sindical, precisamente a defesa da Escola Pública e, simultaneamente, a defesa dos direitos e interesses dos seus profissionais.

Amanhã, 21 de Junho, a partir das 9h45, no Altis, em Lisboa

CGTP-IN debate Flexigurança e Código do Trabalho

20 de junho, 2007

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN, divulgada em conferência de Imprensa (5/06/2007)

Greve Geral de 30 de Maio: aviso sério e exigência de mudança de rumo

18 de junho, 2007



"A Greve Geral confirmou que existem forças e vontade para prosseguir a luta pela defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. É neste contexto que o Conselho Nacional da CGTP-IN apela a todos os trabalhadores portugueses para resistirem a mais esta inqualificável ofensiva neoliberal do poder económico e financeiro e prosseguirem, com redobrada confiança, a luta contra o desemprego e a chamada flexigurança -com a qual os patrões e as forças conservadoras pretendem criar mais precariedade e liberalizar os despedimentos-, pela melhoria do poder de compra e a valorização dos salários, contra as escandalosas desigualdades e injustiças sociais, por serviços públicos de qualidade, por um SNS universal, por um sistema educativo público, democrático e inclusivo e pela defesa da liberdade e dos direitos sindicais" (da Resolução aprovada pelo CN da Central)

Sol, 9/06/2007

Governo reconduz responsável da DREN

18 de junho, 2007

Conferência de imprensa, em Ponta Delgada, 15 de Junho

Galeria de Imagens

14 de junho, 2007

Conferência de imprensa, em Ponta Delgada, 15 de Junho

"Municipalizar em Educação: O quê, para quê e em que condições"

13 de junho, 2007

Escândalo na 5 de Outubro: dirigentes sindicais tratados como "marginais"

10 de junho, 2007



Na sequência da conferência de imprensa realizada na manhã de 4 de Junho em Lisboa, os dirigentes das organizações que integram a Plataforma Sindical dos Professores dirigiram-se ao Ministério da Educação para entregar o Abaixo-Assinado, que recolheu mais de 30 mil assinaturas, contra a fractura da carreira docente imposta pelo ME.

Iniciativa da FENPROF que reuniu representantes de todios os partidos com representação parlamentar

Declaração aprovada no Seminário "Municipalização, até onde?"

08 de junho, 2007

Contabilização através de base de dados electrónica (Lusa, 18/05/2007)

"Frente Comum acusa Governo de querer intimidar grevistas"

30 de maio, 2007

Caravana da Indignação regressa a Lisboa

Administração Local entrega cartão vermelho ao Governo na segunda-feira, 28 de Maio

30 de maio, 2007