Nacional
Amanhã, 21 de Junho, a partir das 9h45, no Altis, em Lisboa

CGTP-IN debate Flexigurança e Código do Trabalho

20 de junho, 2007

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN, divulgada em conferência de Imprensa (5/06/2007)

Greve Geral de 30 de Maio: aviso sério e exigência de mudança de rumo

18 de junho, 2007



"A Greve Geral confirmou que existem forças e vontade para prosseguir a luta pela defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. É neste contexto que o Conselho Nacional da CGTP-IN apela a todos os trabalhadores portugueses para resistirem a mais esta inqualificável ofensiva neoliberal do poder económico e financeiro e prosseguirem, com redobrada confiança, a luta contra o desemprego e a chamada flexigurança -com a qual os patrões e as forças conservadoras pretendem criar mais precariedade e liberalizar os despedimentos-, pela melhoria do poder de compra e a valorização dos salários, contra as escandalosas desigualdades e injustiças sociais, por serviços públicos de qualidade, por um SNS universal, por um sistema educativo público, democrático e inclusivo e pela defesa da liberdade e dos direitos sindicais" (da Resolução aprovada pelo CN da Central)

Sol, 9/06/2007

Governo reconduz responsável da DREN

18 de junho, 2007

Conferência de imprensa, em Ponta Delgada, 15 de Junho

Galeria de Imagens

14 de junho, 2007

Conferência de imprensa, em Ponta Delgada, 15 de Junho

"Municipalizar em Educação: O quê, para quê e em que condições"

13 de junho, 2007

Escândalo na 5 de Outubro: dirigentes sindicais tratados como "marginais"

10 de junho, 2007



Na sequência da conferência de imprensa realizada na manhã de 4 de Junho em Lisboa, os dirigentes das organizações que integram a Plataforma Sindical dos Professores dirigiram-se ao Ministério da Educação para entregar o Abaixo-Assinado, que recolheu mais de 30 mil assinaturas, contra a fractura da carreira docente imposta pelo ME.

Iniciativa da FENPROF que reuniu representantes de todios os partidos com representação parlamentar

Declaração aprovada no Seminário "Municipalização, até onde?"

08 de junho, 2007

Contabilização através de base de dados electrónica (Lusa, 18/05/2007)

"Frente Comum acusa Governo de querer intimidar grevistas"

30 de maio, 2007

Caravana da Indignação regressa a Lisboa

Administração Local entrega cartão vermelho ao Governo na segunda-feira, 28 de Maio

30 de maio, 2007

Atribuição de tempos inteiros não quebra unidade entre as organizações sindicais

FENPROF confirma-se como organização mais representativa

16 de maio, 2007

Pela primeira vez a FENPROF viu satisfeita uma antiga exigência no que respeita à distribuição do número de reduções totais de serviço (vulgo, "tempos inteiros") pelas organizações sindicais: o respeito pela sua representatividade. O processo adoptado não está isento de algumas fragilidades (que, em sede própria, a FENPROF procurará corrigir), contudo, pela primeira vez, as organizações beneficiarão de um número de dispensas que é proporcional ao número de associados comprovados através das escolas (descontos directos nos vencimentos) e de documentos bancários correspondentes a transferências de quotização.

Ao longo de toda a sua vida profissional os professores e educadores em Portugal auferem um rendimento inferior ao da média dos seus colegas de outros países

Estudo confirma: salários dos docentes portugueses abaixo da média da OCDE

16 de maio, 2007

Os dados divulgados publicamente sobre o estado da Educação nos países da OCDE, confirmam o que a FENPROF tem afirmado e contraria o que o Governo gostaria que fosse verdade: os salários dos professores e educadores portugueses situam-se abaixo da média dos de outros países.

Iniciativa da Plataforma Sindical

Queixa à OIT

16 de maio, 2007

As organizações que integram a Plataforma Sindical dos Professores mantêm-se firmes e determinadas no combate ao "ECD do ME". Nesse sentido, no âmbito das iniciativas institucionais e jurídico-constitucionais que têm vindo a desenvolver, decidiram renovar os pedidos de reunião junto do Senhor Provedor de Justiça, bem como do Grupo Parlamentar do PS, o único que não agendou a audiência solicitada. Foi também decidido enviar ao Senhor Presidente da República, durante a próxima semana, os primeiros documentos em que se suscitam eventuais inconstitucionalidades constantes no ECD do ME. Por fim, foi aprovado o texto final da Queixa contra o Governo Português, a apresentar pela Plataforma Sindical, junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nota à comunicação social (28/12/2006)

Plataforma Sindical dos Professores formaliza queixa na OIT contra o Governo Português

16 de maio, 2007

As 14 estruturas sindicais de docentes que se organizaram em Plataforma Sindical decidiram apresentar Queixa contra o Governo Português, na OIT, pelos procedimentos que adoptou neste processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente e apelar à intervenção do respectivo Director Geral, no sentido da sua correcção, ainda que tal obrigue ao reinício de todo o processo de revisão. Essa queixa foi enviada, no dia 28 de Dezembro, ao Director Geral da OIT e dela será dado conhecimento ao Comité de Peritos da Organização e ao seu Escritório em Lisboa.

Após promulgação do ECD, Plataforma Sindical avança com novas iniciativas

16 de maio, 2007


Em data a determinar, mas ainda durante o mês de Janeiro, a Plataforma Sindical dos Professores voltará a reunir para decidir novas acções conjuntas nos planos institucional, jurídico, negocial (processo de regulamentação do ECD) e reivindicativo.
 

Comunicado do SN da FENPROF de 17/01/2007

ME acabou com as "colocações cíclicas" e lança a confusão nas escolas

16 de maio, 2007

Ao acabar com as colocações cíclicas no final do 1º período lectivo, o Ministério da Educação está a provocar uma grande confusão nas escolas e uma grande angústia nos professores.
A FENPROF exige do ME a reorganização da lista nacional para que o recrutamento de docentes para as escolas volte a respeitar essa lista enquanto aquela não se esgotar.

ME volta a perder nos tribunais. Comunicado do Sindicato dos Professores do Norte (SPN)

Aulas de substituição: Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto dá razão a mais um professor

16 de maio, 2007


Sentença judicial considera que as actividades de substituição asseguradas à luz do Estatuto da Carreira Docente, à data em vigor, devem ser remuneradas como serviço extraordinário.

SPN toma posição e propõe reivindicação do pagamento de tais imposições como horas extraordinárias

Professores obrigados a fazer substituição de monitores das AEC's

16 de maio, 2007

 

Tem chegado ao nosso conhecimento que, em várias situações, tem vindo a ser atribuída a docentes, ainda que de forma mais ou menos ocasional, no âmbito da sua componente não lectiva, a substituição de monitores responsáveis por Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) no 1.º Ciclo.

Ora, para lá de todas as críticas que o SPN e a FENPROF têm exposto relativamente ao modelo de implementação das mesmas, não deixa, contudo, a legislação em vigor, designadamente o Despacho n.º 13599/2006 de 28 de Junho, de estipular que aos docentes cabe apenas, no âmbito da sua componente não lectiva, a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução dessas actividades, mas não a substituição dos responsáveis pelas mesmas.

Assim, todos os docentes a quem, indevidamente, foi imposto esse serviço podem reclamar dessa atribuição, para o que podem adaptar a minuta que sugerimos.