Nacional

JF Sup nº 59

08 de abril, 2007

"Público", 21/12/2006

Ministério condenado a pagar aulas de substituição como horas extraordinárias

01 de abril, 2007

Depois dos protestos de professores e alunos, a polémica em torno das aulas de substituição continua. Os tribunais administrativos e fiscais de Castelo Branco e de Leiria deram razão a duas reclamações apresentadas por docentes que exigiram às suas escolas o pagamento destas actividades como trabalho extraordinário.  
As sentenças contrariam o entendimento do Ministério da Educação (ME) de que a substituição de docentes que faltam não tem de ser remunerada de forma extraordinária. 

Comunicado da FENPROF

Substitituição de professores: M.E. desconhece a lei ou tenta confundir a opinião pública?

01 de abril, 2007

Só por desconhecimento ou falta de rigor nas declarações prestadas, o Secretário de Estado da Educação afirmou que o ME não teria de pagar qualquer substituição como serviço docente extraordinário, pois, segundo ele, já haveria uma sentença favorável ao Ministério, o que seria suficiente para anular as de sentido contrário.

19 de Janeiro, Dia de Luto

Quando o Governo está contra os Professores, a Educação não melhora

01 de abril, 2007

Os professores e educadores não ficarão de braços cruzados face a este grave atentado desferido pelo ME/Governo. Pelo contrário, estão disponíveis para aprofundar a luta contra o "ECD do ME", como têm manifestado em reuniões e plenários promovidos por diversos Sindicatos da Plataforma e que contam já com milhares e milhares de presenças.

Declarações no encerramento da 4ª Conferência sobre Organização Sindical, realizada em 26 de Janeiro

Carvalho da Silva: "Somos um sindicalismo solidário, transformador e com sentido de universalidade"

01 de abril, 2007

Para o prémio principal e, também, para as quatro categorias de Menções Vergonhosas

Prémio Pirata da Educação 2006: júri reuniu e já há candidatos(as)

01 de abril, 2007

Nota de imprensa do Secretariado Nacional da FENPROF de 15/02/2007

Extinção das provas globais no 9º ano não representa qualquer medida positiva

01 de abril, 2007

O despacho nº 5/2007, assinado por Valter Lemos, permite que as escolas optem pela manutenção das provas, desde que elas sirvam apenas para "aferição" do desempenho dos alunos e, a serem realizadas, não poderão, "em caso algum", interromper as actividades lectivas. O pensamento do Secretário de Estado da Educação é totalmente transparente - a escola deve servir única e exclusivamente para ministrar os conteúdos programáticos definidos pelo Ministério, sem qualquer autonomia ou espaço próprio de decisão.

Editorial de José Paulo Serralheiro na edição de Fevereiro do jornal "A Página"

Os professores também têm o seu inferno

01 de abril, 2007

Dados do INE apontam ainda para a persistência do défice da balança de bens e serviços

Pelo quinto ano consecutivo Portugal cresceu abaixo da média da União Europeia

01 de abril, 2007

Actualização dos salários e pensões em 5 por cento

Frente Comum: Proposta Reivindicativa para 2007

30 de março, 2007

Lusa, 7/11/2006

Iniciativa da Plataforma Sindical Docente na AR colhe apoio dos partidos

30 de março, 2007


O deputado socialista Luís Fagundes Duarte criticou (7/11/2006) a quota estabelecida pelo Ministério da Educação que impede dois terços dos professores de aceder à segunda categoria da carreira, defendendo uma maior "maleabilidade" do Governo nesta matéria.

"Público", 10/01/2007. Matutino recorda suituações que deram ou continuam a dar polémica jurídica

Repetição do exame de Química: ME perde quinto caso em tribunal

30 de março, 2007

Comunicado com as conclusões da reunião de 9 de Fevereiro

Plataforma Sindical decide manter convergência para intervir na regulamentação do ECD

30 de março, 2007



"A questão escolhida para o arranque deste processo de regulamentação (primeiro concurso para acesso à categoria de titular) não surpreende: trata-se da solução de carreira (divisão em duas categorias hierarquizadas) que impedirá a progressão de milhares de docentes e, ao mesmo tempo, estabelecerá uma relação hierarquizada entre professores dentro de cada escola. Era, por isso, um dos aspectos essenciais do projecto do ME agora transformado em ECD."

Comunicado do SN da FENPROF de 12/02/2007, após a 1ª reunião negocial sobre regulamentação do ECD

Primeiro concurso de acesso a titular confirma carácter negativo e arbitrário das duas categorias da carreira docente

30 de março, 2007

Decorreu no dia 12/02 a primeira reunião do processo de regulamentação do ECD, tendo o ME decidido que esta se iniciaria pela definição das regras do primeiro concurso de acesso à categoria de titular.
A prioridade dada pelo ME a esta matéria decorre, segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da necessidade de, já em Setembro, ter professores titulares nas escolas para que as suas estruturas de coordenação funcionem, numa clara desvalorização do trabalho empenhado e efectivo que milhares de docentes têm desenvolvido, precisamente para o funcionamento dessas estruturas.

Decreto-Lei 35/2007 de 15 de Fevereiro

Publicado o Decreto-Lei da contratação

30 de março, 2007

Foi publicado a 15 de Fevereiro o Decreto-Lei 35/2007, que regula a contratação de pesoal docente. A este respeito a FENPROF recorda o que apontou na altura em que o referido documento esteve em negociação Ler documento sobre negociação do diploma da contratação

Delegação do Secretariado Nacional da FENPROF entregou Abaixo Assinado no ME

Professores exigem concurso neste ano de 2007

29 de março, 2007

"Aspecto central desta iniciativa é a exigência da realização de novo Concurso, transparente, com todas as vagas publicadas, e que corrija as injustiças geradas com as últimas colocações de docentes, as quais, a manterem-se, se tornarão, ainda, mais penalizadora pelo facto de se fazerem para três anos", sublinha uma nota do SN da FENPROF.

Plataforma Sindical Docente em conferência de imprensa (Lisboa, 8/03/2007)

Não é normal numa sociedade civilizada um cidadão ser penalizado por participar no funeral de um familiar, seja mãe, seja filho

29 de março, 2007

"A Plataforma decidiu pedir a negociação suplementar da proposta de decreto-lei regulamentador do Estatuto da Carreira Docente, que estabelece o regime do primeiro concurso de acesso à categoria de titular. Não podemos estar de acordo, entre outros aspectos, com a limitação da apreciação curricular a sete anos de carreira profissional de um docente, deixando na sombra a maioria dos anos de serviço prestado à Educação por um professor. Além de absurdo, isto é de uma profunda injustiça", afirmou Paulo Sucena na conferência de imprensa que a Plataforma Sindical dos Professores realizou na manhã de 8 de Março, em Lisboa, onde deu conta de um conjunto de iniciativas a desenvolver nos próximos dias. O pedido de negociação suplementar deu entrada no ME, no passado dia 12.

Nota à comunicação social

Plataforma Sindical dos Professores reúne hoje com Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da AR

27 de março, 2007

Esta reunião foi solicitada pela Plataforma Sindical para apresentação das grandes preocupações das organizações sindicais face ao projecto de Decreto-Lei com que o ME procura regulamentar o primeiro concurso de acesso à recém-criada categoria de Professor Titular.

Aprovadas moções relativas ao Dia Nacional da Juventude e de apoio ao movimento pelo SIM no referendo de 11 de Fevereiro

Plenário de Sindicatos da CGTP assumiu 2007 como ano do combate à precariedade do emprego

14 de março, 2007

CGTP-IN exige explicações do Governo e solicita reuniões com o Ministro, a Ordem dos Médicos e Sindicatos do sector

Algo vai mal no Serviço Nacional de Saúde

14 de março, 2007

SPN exige medidas urgentes

Professores desrespeitados e agredidos

14 de março, 2007

Num momento em que têm vindo a público notícias de várias agressões exercidas sobre professores na área do Porto, o Sindicato dos Professores do Norte manifesta a sua preocupação por estas ocorrências, que confirmam uma tendência de agravamento dos problemas de indisciplina e violência nas escolas. O SPN considera que, apesar de não dever ser criado um clima de alarmismo em torno deste problema, é necessário que a opinião pública tenha conhecimento desta realidade que marca o dia-a-dia de muitas escolas e o quotidiano profissional de muitos docentes.