Documentos
Informação atualizada

Newsletter da Inter Reformados

31 de março, 2014

Intervenção de Lígia Galvão

17 de fevereiro, 2014

Documentos da Conferência

06 de janeiro, 2014

Estudo do economista e investigador Eugénio Rosa

Aumento da idade da reforma e do fator de sustentabilidade: mais cortes, descontos e impostos no início de 2014

06 de janeiro, 2014

Foi publicado no último dia de Dezembro de 2013, para entrar em vigor em 1-1-2014, o Decreto-Lei 187-E/2013 e a Portaria 378-G/2013, aprovados por este governo, que aumentam a idade de reforma para os 66 anos e alteram a fórmula de cálculo do fator de sustentabilidade, aumentando o corte na pensão, por efeito apenas deste fator, de 5,45% (o valor que se obtinha com a formula anterior) para 12,34%.

Sobre os contratados e a prova de ingresso

28 de novembro, 2013

Os docentes aposentados "apelam para todos os colegas com vínculo, e em particular para aqueles que foram intimados a aplicar e a avaliar a prova de exame aos colegas contratados, para que, em coerência com o ideal de escola que une todos os educadores – formar primeiro homens e mulheres livres e só depois trabalhadores e trabalhadoras – se unam com as suas organizações sindicais e, numa só voz, respondam ao ministro da Educação – Não. Não faremos esse trabalho."

Solidariedade com os professores contratados

28 de novembro, 2013

Os delegados presentes na 1ª Conferência Nacional de Professores Aposentados, promovida pela FENPROF solidarizam-se com os professores contratados que, após anos de dedicação à profissão docente, continuam em situação precária, sem qualquer vínculo estável ao MEC.

Sobre a prova de ingresso

28 de novembro, 2013

Os docentes aposentados manifestam o seu protesto contra esta medida injusta, anacrónica e irracional, que é um ultraje não só para os professores diretamente envolvidos mas para a dignidade profissional de todos os professores, constituindo-se como mais um fator de descredibilização das Instituições do Ensino Superior e dos processos de avaliação de desempenho, criados pelo Ministério da Educação e de enfraquecimento da Escola Pública. 

Moções aprovadas na Conferência

Contratos de Associação Privilégio de Colégios Roubo aos Contribuintes

20 de novembro, 2013

Construíram-se colégios “quase vizinhos” de Escolas Públicas, com grave prejuízo em défice de frequência para estas, o que põe em causa a existência de escolas do Estado, como se deslocaram alunos que, ilegalmente, foram financiados com dinheiros públicos.

Contra o OE proposto pelo Governo, apelo à luta por um Portugal com futuro!

20 de novembro, 2013

Este Orçamento do Estado para 2014 é parte importante de um puzzle que há muito vem sendo desenhado e que ganha agora contornos mais claros com a apresentação pelo governo do chamado guião para a reforma do Estado onde, assumidamente, se afirma que o objetivo não é cumprir metas, mas alterar o modelo para um que aposte na privatização dos serviços públicos onde Educação, Saúde e Segurança Social estão na linha da frente por não corresponderem às que o governo considera serem as funções nucleares do Estado.

PROPOSTAS

Documentos da Conferência

20 de novembro, 2013

Ver nesta coluna: documentos para a 1.ª Conferência Nacional de Professores/as Aposentados/as pelo Secretariado Nacional, depois de todas as reuniões e plenários realizados e que já têm em conta os inúmeros contributos recebidos dos professores que os enviaram/apresentaram individualmente ou em reuniões realizadas. Estes documentos serão, ainda, discutidos na Conferência da qual resultarão os textos finais que, nos casos em que se aplique, se entregarão ao governo, ao Presidente da República, Grupos Parlamentares e a outras entidades que a Conferência entenda adequadas.

Resolução/Caderno Reivindicativo

Organização do Departamento

Moção contra o OE 2014

Regulamento de funcionamento

Moção contra a privatização

Documentos aprovados na Conferência

Resolução/Caderno Revindicativo

20 de novembro, 2013

Os aposentados da CGA têm sido um dos alvos favoritos do governo, na sua fúria destruidora de direitos, com permanentes ataques quer às suas condições de vida, quer à dignidade e ao respeito que lhes são devidos após uma vida inteira de trabalho, em que contribuíram de uma forma objetiva para a construção de uma sociedade democrática.

Caderno Reivindicativo dos Professores Aposentados

15 de outubro, 2013

Face ao quadro extremamente negativo que chegou o conjunto dos pensionistas portugueses e numa perspetiva de profunda mudança para o futuro, os professores e educadores que estarão presentes na 1ª Conferência Nacional de Professores Aposentados, vão analisar, debater e aprovar um conjunto de reivindicações fundamentais.

Organização do Departamento

15 de outubro, 2013

Reforçar e melhorar a participação, a integração e a representação e dos professores e educadores aposentados na FENPROF, é objetivo central do Departamento

Regulamento de funcionamento

15 de outubro, 2013

A 1.ª Conferência Nacional de Professores/as Aposentados/as tem como lema  “O importante papel dos aposentados na sociedade e o respeito que lhes é devido”.