16 de maio, 13h30, Biblioteca Almeida Garrett, Porto
14 de maio, 2024

Nesta 5ª-feira, dia 16 de maio, às 13h30, terá lugar a ação "felicidade era acabar com a precariedade" em frente à Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto.

Esta ação de sensibilização tem como propósito celebrar o Dia Nacional dos Cientistas e recordar a opinião pública e o Governo que os muitos e graves problemas que afetam a esmagadora maioria dos cientistas em Portugal continuam por resolver.


Negociação
13 de maio, 2024

À saída da segunda reunião de negociação para a recuperação do tempo de serviço dos professores, Mário Nogueira revelou que a FENPROF registou a existência de alguns avanços na proposta apresentada pelo MECI. No entanto, a FENPROF prossegue as negociações com cautela, pois alguns dos avanços mais significativos ainda não foram vertidos para a proposta escrita.

Nesta reunião, a FENPROF apresentou, também, a sua proposta para a revisão do regime de Mobilidade por Doença e voltou a insistir na necessidade de agendamento de uma reunião urgente sobre as questões do Ensino Superior e da Ciência.

Recuperação do tempo de serviço
13 de maio, 2024

O Secretário-geral da FENPROF resume os principais pontos da contraproposta para a recuperação do tempo de serviço que a FENPROF irá levar à reunião de 13 de maio, assinalando duas linhas vermelhas na proposta do MECI: a revogação do DL 74/2023 (o chamado "acelerador") e a manutenção das vagas para acesso aos 5.º e 7.º escalões.

Aos/às Reitores/as e aos/às Presidentes dos Politécnicos
13 de maio, 2024

O Secretariado Nacional e do Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF enviaram uma Carta Aberta aos/às Reitores/as das Universidades e Presidentes dos Institutos Politécnicos de Portugal, sobre a situação humanitária catastrófica que se vive atualmente na Faixa de Gaza. Esta Carta Aberta foi, também, ratificada pelo Conselho Nacional da FENPROF, que reuniu em Lisboa nos dias 10 e 11 de maio de 2024.


Caixa Geral de Aposentações

FENPROF não esquece e renova pedido de reunião à MTSSS sobre a reinscrição de docentes na CGA

13 de maio, 2024
Em 17 de abril de 2024, a FENPROF solicitou à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) a marcação de reunião, com carácter de urgência, sobre a reinscrição de docentes na Caixa Geral de Aposentações.
Não tendo havido resposta, a FENPROF solicitou novamente o agendamento de uma reunião e informou que, no próximo dia 27 de maio, uma delegação da FENPROF se deslocará ao MTSSS, onde, pelas 11h30, procurará reunir com a ministra.

17 de maio (sexta-feira)

Professores na luta da Administração Pública

13 de maio, 2024

Os trabalhadores da Administração Pública vão estar em luta em 17 de maio, em defesa do aumento dos salários, de uma política fiscal justa, da valorização das carreiras e, também, da eliminação das quotas na avaliação de desempenho, bem como em defesa e pelo reforço dos serviços públicos. Neste dia, realizam-se duas concentrações de trabalhadores da Administração Pública: na Praça da Figueira às 14:30 horas, seguindo-se desfile até ao Ministério das Finanças). 

Em diversos setores da Administração Pública, também para permitir a presença de trabalhadores nas concentrações previstas, foram emitidos pré-avisos de greve. Convergindo com esses setores e respetivos trabalhadores, a FENPROF, em representação dos Sindicatos que a integram, apresentou, no mesmo sentido, um pré-aviso de greve que aqui se disponibiliza para consulta.


Violência contra docentes

FENPROF condena recentes agressões a docentes e exige medidas que garantam segurança no exercício da profissão

13 de maio, 2024

O Conselho Nacional da FENPROF aprovou uma moção em que condena as recentes agressões de que foram alvo uma educadora de infância no AE D. José I, Vila Real de Santo António, e uma professora do AE Padre António Martins de Oliveira, Lagoa. A FENPROF lamenta a passividade da Direção do AE D. José I e insta o governo a tomar medidas de apoio, incluindo jurídico, às docentes.


Opinião - Mário Nogueira
10 de maio, 2024

O Secretário-geral da FENPROF aborda a recente discussão sobre a chamada “família natural” e pergunta: «O que será mais ideológico: a abordagem de temas que estão presentes na sociedade ou uma escola assética que só ensina a ler, escrever, contar, falar inglês e preencher plataformas digitais?».

 


Racismo e Xenofobia
05 de maio, 2024

Os crimes praticados no Porto contra imigrantes merecem o mais veemente repúdio e a condenação por parte da FENPROF. Eles confirmam que, contrariamente ao que afirma a extrema-direita, em Portugal existe racismo, xenofobia e intolerância perante a diferença, sendo essa extrema-direita a principal promotora daqueles sentimentos antidemocráticos que, como aconteceu agora, muitas vezes se expressam em atos criminosos que deverão ser exemplarmente punidos pela Justiça.


Doc FENPROF - 41 anos
30 de abril, 2024

Assinalando 41 anos de existência e 50 anos do 25 de Abril, a FENPROF divulga plataforma digital de acesso ao seu Centro de Documentação.

Renova-se e simplifica-se, desta forma, o acesso a vasta informação sobre Educação, Sindicalismo e, também, sobre a resistência e luta dos professores antes do 25 de Abril de 1974.

https://cd.fenprof.pt


Paz
18 de abril, 2024

O texto publicado pela Embaixada da Palestina em Espanha revela a destruição completa de um sistema educativo e divulga os dados mais recentes, que revelam que "desde 7 de outubro até hoje, 100 escolas e universidades foram completamente destruídas, 305 escolas e universidades foram parcialmente destruídas e 246 funcionários do sector da educação (professores e pessoal administrativo) foram mortos".

Foto: Rabie Noquiera


Docentes Aposentados
28 de fevereiro, 2024

Dirigida à futura Assembleia da República, a FENPROF decidiu promover uma petição contra as injustiças geradas por uma disposição legal profundamente injusta, aplicada desde 2006 pelos sucessivos governos, que reduziu, para toda a vida, as pensões daqueles que se reformaram/aposentaram ao longo destes anos.


Valor estimado a partir dos horários declarados para a Contratação de Escola, na semana de 6 e 10 de maio de 2024

Recuperação do tempo de serviço dos professores e educadores

Todos os documentos da negociação com o MECI disponíveis para consulta. Última atualização a 14 de maio de 2024.

Reveja aqui o debate!

A FENPROF promoveu um debate online com o tema "Alunos estrangeiros nas escolas portuguesas: garantir a inclusão", que contou com a participação de Luís D'Amaral, professor do 1.º CEB no AE Nuno Gonçalves, em Lisboa; Filomena Mourinho, professora dos 2.º e 3.º CEB no AE n.º 1 de Serpa, e Adriana Guerreiro, Diretora do AE Gil Vicente, em Lisboa.

Simulador de progressão na carreira

Faz as contas e confirma qual o valor que todos os meses é retirado do teu salário por não ter sido recuperado todo o tempo de serviço que cumpriste.

logocfss.jpg


sindicaliza.jpg