Nacional
Em defesa da Administração Pública e dos seus trabalhadores

Resolução aprovada na Cimeira da Frente Comum de 14 de Setembro

16 de setembro, 2007

Os trabalhadores da Administração Pública exigem que o Governo cumpra a Constituição da República Portuguesa, que respeite os seus direitos fundamentais e que respeite também os direitos do povo português a usufruir dos serviços e funções sociais do Estado, em condições de dignidade, eficácia e qualidade, o que é incompatível com a sua privatização e o favorecimento do grande capital.

Após as primeiras colocações cíclicas, são milhares os docentes que continuam de fora

Um ano novo cheio de velhos problemas

13 de setembro, 2007

A romagem que 21 (vinte e um) governantes (13 secretários de Estado, 7 ministros e o Primeiro-Ministro) fizeram (12/09/2007) a diversas escolas do País, não foi suficiente para fazer esquecer os problemas que as afectam nesse primeiro dia de quatro possíveis para o início da actividade lectiva.

Apresentação na cidade de Coimbra, em conferência de imprensa marcada para 18 de Setembro (terça-feira), às 11h00, em que também se abordarão as condições de abertura do ano lectivo 2007/08

FENPROF promove campanha de valorização da imagem social dos Professores

13 de setembro, 2007

 

Ano lectivo 2006/2007: política educativa do Governo agravou crise na Educação

12 de setembro, 2007

1 de Agosto: em conferência de imprensa, no Porto, FENPROF faz balanço do último ano lectivo e define perspectivas de acção, com destaque para uma campanha de esclarecimento e mobilização dos professores a realizar de 12 a 17 de Setembro

FENPROF discorda de projecto do ME para avaliação dos professores

12 de setembro, 2007

Para a FENPROF, o modelo de avaliação defendido pelo ME, a aplicar-se, introduzirá focos de instabilidade nas escolas que estarão na origem de novas dificuldades que se irão colocar ao nível do seu normal funcionamento. Na opinião da Federação, a aplicação desse modelo teria consequências muito negativas para o desempenho dos docentes naquilo que é fundamental: a sua prática lectiva. A burocratização é absoluta e alguns professores pouco mais passariam a fazer nas escolas do que envolver-se em processos de avaliação, seus e dos seus colegas.

Lisboa, Coliseu dos Recreios às 15 horas

5 de Outubro de 2007

12 de setembro, 2007

Breve comentário do secretário-geral da FENPROF na conferência de imprensa de 11/09/2007

O estado do Ensino em Portugal, as palavras de Sócrates e a realidade...

11 de setembro, 2007



Como se entendem os recentes elogios do Primeiro Ministro à senhora Ministra da Educação? Não nos parece que haja aqui algum paralelo com o mundo do futebol. Se houvesse, estaríamos na véspera de uma chicotada psicológica (antes de demitirem os treinadores, os dirigentes dos clubes costumam elogiá-los primeiro...) Aqui há sinceridade, pois, na verdade, a Drª Maria de Lurdes Rodrigues tem sido exímia cumpridora da política do Governo na área da Educação. E tem-no feito da pior forma: promovendo um dos maiores e mais violentos ataques de sempre contra os professores e, sempre que necessário, ignorando leis e regras elementares de justiça e equidade.

7ª proposta (versão 4.4) do documento entregue pelo SREC

Processo Negocial do Estatuto da Carreira Docente na Região Autónoma dos Açores

04 de setembro, 2007

É necessário que o Governo invista na Educação

Desemprego docente aumenta como nunca e ME sacode a água do capote

04 de setembro, 2007

"Um dos maiores despedimentos colectivos até hoje realizados em Portugal". Foi assim que Mário Nogueira classificou os resultados do concurso de colocação de docentes. O secretário-geral da FENPROF falava à comunicação social na acção realizada na tarde de 3 de Setembro junto à Loja do Cidadão, nos Restauradores, em Lisboa, onde vários professores desempregados dialogaram com jornalistas, dando pormenores da sua difícil e injusta situação. Foi ainda revelado que vários Centro de Emprego, nomeadamente na Grande Lisboa, limitaram a entrega aos docentes de documentos para pedido do subsídio de desemprego, registando-se também bloqueios no sistema informático dos serviços.A FENPROF exige que estes professores não sejam prejudicados./ JPO

Documento apresentado em conferência de imprensa pelo Conselho Nacional da Central (4/09/2007)

Política Reivindicativa da CGTP-IN para 2008

04 de setembro, 2007

Em causa estão as escolas Soares dos Reis, no Porto, e António Arroio, em Lisboa. "Público", 5/09/2007

Despedidos 67 professores de técnicas especiais em escolas artísticas

04 de setembro, 2007

Actividade sindical, vínculos, carreiras e remunerações em destaque no Parlamento

Vigília da Frente Comum junto à Assembleia da República

03 de setembro, 2007

"Só podemos entender que o Governo pretende cortar direitos no sentido de limitar a participação dos trabalhadores para o futuro e no sentido de manter a conflitualidade social, o que põe em causa a democracia, a cultura democrática e os princípios de direitos, liberdades e garantias", declarou Ana Avoila, em conferência de imprensa.

2 de Agosto 2007

Abaixo-assinado contra a redução das pensões de aposentação entregue na residência oficial do Primeiro Ministro

03 de setembro, 2007

Mário Nogueira aos jornalistas: "No momento em que surgem notícias dos fabulosos lucros obtidos pela banca e pelas seguradoras, não se compreende que os sacrifícios impostos por políticas economicistas sejam sempre para os mesmos..."

Nota de imprensa da FENPROF, 23/08/2007

Ministério volta a cortar crédito de horas às escolas recorrendo uma vez mais à ilegalidade

03 de setembro, 2007

Face a um despacho ilegal do Secretário de Estado da Educação - pelo qual o M.E. pretende reduzir, uma vez mais, o crédito de horas a que as escolas e os docentes têm direito para o exercício e bom desempenho de cargos e funções - a FENPROF dirigiu uma carta à Ministra da Educação exigindo que fosse reposta a legalidade.

Carta da FENPROF ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Situação dos docentes conselheiros de orientação providos na categoria de titular

03 de setembro, 2007

Com data de 30 de Julho foi autorizado o destacamento destes docentes para as funções que vêem exercendo há largos anos, tendo no dia 1 de Agosto a Direcção Regional de Educação de Lisboa enviado às escolas a informação de que seriam anuladas todas as situações de mobilidade dos docentes providos na categoria de professor titular. Tal orientação decorre do disposto no Decreto-lei nº 200/2007 de 22 de Maio. A FENPROF reafirma a sua oposição a esta medida aplicada aos docentes conselheiros de orientação já que a sua concretização tem como consequência a retirada das escolas onde há vários anos exercem funções de docentes especializados

REGULAMENTAÇÃO DO ECD COMEÇA PELO MAIS POLÉMICO!

FENPROF em conferência de imprensa: 5 de Setembro, Lisboa

03 de setembro, 2007