Para melhorar a qualidade da Educação e reduzir o desemprego docente

Dados do INE relativos ao 2º trimestre de 2007 confirmam: desemprego e precariedade continuam a crescer
A quebra do emprego verificou-se em todos os sectores de actividade, com destaque para a Administração Pública (menos 10,5%, correspondendo a menos 38 mil empregos), os transportes e comunicações (menos 6%), a educação (menos 3,2%), a indústria transformadora (2,4%) e comércio (menos 2,3%). Os grupos profissionais mais qualificados foram os mais atingidos pelas perdas de emprego, nomeadamente entre os quadros superiores do

Professores impedidos de se aposentar por incapacidade
Apesar de, por diversas vezes, os Sindicatos de Professores terem alertado a tutela para a forma como decorriam as Juntas Médicas e de terem também alertado para a gravidade de muitas das situações clínicas consideradas como não impeditivas de, em absoluto e permanentemente, continuarem a exercer funções, foi necessário que morressem dois professores para que muitos outros casos se tornassem conhecidos e o Governo, finalmente, se comprometesse a adoptar algumas medidas.

Concurso para Professor Titular: posição do Provedor de Justiça reforça razão dos professores e constitui nova derrota política do ME
São 16 as páginas que o Senhor Provedor de Justiça necessitou para dar a conhecer as suas críticas a um conjunto de regras do concurso de acesso a professor titular. Uma posição em que se sugere a abertura de nova fase concursal, bem como a utilização do "recurso instruído" para conferir uma equitativa e ponderada aplicação das regras do concurso.

Flexigurança: gigantesco protesto sindical em Guimarães
"O País não se endireita com políticas de direita", "Justiça Social" e "A Europa Social não é do capital" foram algumas das palavras de ordem ouvidas na jornada da CGTP-IN. Como sublinha a Central, as orientações do "Livro Verde para a Modernização das Relações Laborais na Europa", prioridade da Comissão de Durão Barroso que tanta entusiasma o Governo Sócrates, apontam directamente para a desregulação das leis laborais através da chamada "flexigurança", palavra "mágica" do neoliberalismo para dizer "toca a despedir com mais facilidade".
Artigos relacionados:
Resolução
"Estamos cada vez pior"
"Faremos a nossa parte para que estes seis meses de discussão não sejam vazios"
Ver imagens
