
Com este modelo, o ME vai provocar grande turbulência nas escolas
Há uma vincada preocupação pela situação de instabilidade que o ME vai introduzir nas escolas se insistr no seu modelo de Avaliação do Desempenho dos Professores.
Polícia na sede da Covilhã: Solidariedade com o Sindicato dos Professores da Região Centro
Tomadas de posição do Presidente da Direcção do SPGL e das Direcções do SPN, SPZS, SPM e SPRA, da Direcção da União dos Sindicatos de Aveiro e da Escola Secundária Avelar Brotero.

Alunos do Porto recusaram reunir com a DREN
"Somos muitos, muitos mil para continuar Abril", "Sem ela nada feito, Educação é um direito" e "Educação sexual é essencial" foram algumas das mensagens proferidas pelos estudantes frente à DREN.
PSP na sede do SPRC, na Covilhã: haja bom senso e sentido de responsabilidade
Circulam comentários e considerações na comunicação social de que haverá já um relatório preliminar relativo ao processo de averiguações ordenado pelo Ministro da Administração Interna à ocorrência verificada no passado dia 8 de Outubro, quando dois policias "à civil" se deslocaram às instalações do Sindicato dos Professores da Região Centro para obterem informações sobre uma acção de protesto - devidamente comunicada ao Governo Civil pela União dos Sindicatos do Distrito de Castelo Branco - que teria lugar, no dia seguinte, por ocasião da visita do Primeiro Ministro a uma Escola na Covilhã.

CGTP-IN: perante o ataque do Primeiro Ministro aos Sindicatos, há que incentivar a mobilização para a manifestação de dia 18
Liberdade sindicalNa perspectiva da Central "a melhor resposta a estes comportamentos anti-democráticos é dar uma grande visibilidade e força às razões que nos assistem e intensificarmos o esclarecimento e mobilização com vista à realização de uma grande manifestação no dia 18 de Outubro".

Esclarecimentos sobre a justificação de ausências ao serviço para actividade sindical
Polícia leva material de informação da sede do SPRC na Covilhã
Formação ambiental 2007: Ilustração científica biológica Castro Verde, 13 e 14 de Outubro
"Semana do Aleitamento Materno"

Futuro da ciência e tecnologia na Europa em debate na Gulbenkian até 10 de Outubro
O "futuro da ciência e tecnologia na Europa" está em debate entre 8 e 10 de Outubro (até quarta-feira), em Lisboa, numa conferência convocada no âmbito da Presidência Portuguesa, onde serão abordados temas como a necessidade de recursos humanos e investimento na investigação. Não sabemos se os indicadores como a precariedade laboral no ensino superior e na investigação, que caracterizam e marcam a (real) situação em Portugal, serão abordados neste encontro dos políticos europeus, com José Mariano Gago à cabeça. A comunicação social garante, para já, que estarão presentes "alguns dos mais importantes protagonistas do sector"... / JPO

10 Anos de Estratégia Europeia para o Emprego: resultados decepcionantes aconselham mudança de rumo
A Conferência sobre Emprego na Europa: Perspectivas e Prioridades, promovida pela Presidência Portuguesa da U.E., nos dias 8 e 9 de Outubro, no Parque das Nações, vai reflectir sobre uma década do lançamento da Estratégia Europeia para o Emprego na Cimeira do Luxemburgo. A propósito, a CGTP-IN chama a atenção para indicadores sociais e económicos que exigem uma séria reflexão

Manuel Grilo à "Visão": «Não se pode continuar a menosprezar o trabalho docente»

Colocação de professores no Grupo 210: ME assume politicamente ilegalidade cometida pela DGRHE
Para além de diversas acções de denúncia pública que os professores lesados se preparam para desenvolver, a FENPROF irá, também, apoiá-los no recurso aos Tribunais que muitos docentes já decidiram levar por diante.

"No que aos inspectores respeita, não nos peçam que retiremos do lume as castanhas que outros lá colocaram..."
"Enquanto Sindicato dos Inspectores da Educação e do Ensino, compete-nos alertar as entidades de tutela, e nomeadamente o Ministério da Educação, para a extrema gravidade da presente situação, e apresentar desde já uma proposta concreta: que o processo de avaliação aqui referido seja suspenso por um período mínimo de três anos - período durante o qual, em diálogo com as organizações sindicais dos docentes e dos Inspectores, se criariam as condições objectivas que permitissem sair do beco para o qual um normativo impensado nos empurrou".