Nacional
Mais de 700 professores e Educadores da Ilha de São Miguel participaram num plenário realizado no Coliseu Micaelense

Professores açorianos dão exemplo de grande combatividade!

29 de outubro, 2007



Mais de 700 professores e Educadores da Ilha de São Miguel participaram num plenário (29/10) realizado no Coliseu Micaelense, tendo como tema central a avaliação de desempenho dos professores recentemente aprovado pelo Governo, bem como as novas regras de carreira recentemente aprovadas no âmbito do Estatuto da Carreira Docente aplicável à Região e constante no decreto legislativo regional 21/2007/A, de 30 de Agosto.Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, participou nesta iniciativa.

JN, 28/10/2007

Procurador Geral da República quer saber números da indisciplina escolar

28 de outubro, 2007



"A sensação de impunidade tem de acabar. Um miúdo de 15 ou 16 anos que exerce violência sobre o colega ou professor e que a directora, porque tem medo, não participa às autoridades é uma situação tremenda", defendeu Pinto Monteiro, há uma semana, numa entrevista ao semanário "Sol".

O Executivo procura incentivar os trabalhadores a abandonarem o emprego público

FNSFP alerta: Governo pretende agravar efeitos da mobilidade especial na Administração Pública

25 de outubro, 2007

FENPROF: "Não é legítimo comparar escolas cujas realidades educativas são diferentes"

Rankings de escolas: redutores, injustos e perversos

25 de outubro, 2007

Pelo sétimo ano consecutivo, foram divulgadas, pela comunicação social, listas ordenadas de escolas, baseadas nas classificações dos alunos nos exames nacionais. Defendendo uma avaliação séria do sistema educativo e das escolas, a FENPROF reafirma que os rankings nunca poderão cumprir este objectivo, porque são elaborados a partir de um único indicador, sem ter em conta o contexto em que as escolas se inserem, os recursos de que dispõem, os processos que desenvolvem e os resultados que obtêm nas várias vertentes do seu trabalho.

"Que fazer com as novas tecnologias?"

Concurso Nacional de Jornais Escolares 2007/2008

23 de outubro, 2007

Fotos de: J.Caria e JPO

Manifestação, 18 de Outubro de 2007, Lisboa: imagens

18 de outubro, 2007

Manifestação

Educadores e professores marcaram presença vibrante no desfile de mais três horas ao longo da Avenida de Berlim, rumo ao Parque das Nações

Em dia de Cimeira europeia, o mundo do trabalho fez ouvir a sua voz numa manifestação nacional com mais de 200 000 participantes

18 de outubro, 2007

"Porque a luta é de todos em Portugal e na Europa" e porque o movimento sindical não cruza os braços (como gostaria o Governo) face às injustiças que se acentuam no País, largos milhares de trabalhadores - mais de 200 000 segundo fonte sindical - participaram na manifestação que decorreu na tarde de 18 de Outubro (um autêntico dia de Verão), em Lisboa, por iniciativa da CGTP-IN. Sem dúvida uma das maiores acções de massas até hoje realizadas pelo movimento sindical português e a mais participada dos últimos 20 anos, nas palavras de Manuel Carvalho da Silva."Parece um 1º de Maio", ouvia-se entre os manifestantes. / JPO

Em reunião no ME (17/10), delegação da FENPROF pede esclarecimentos sobre aspectos pouco claros ou lesivos no projecto de regulamentação do acesso a professor titular

FENPROF mantém recusa da divisão da carreira docente em duas categorias hierarquizadas

17 de outubro, 2007


"Efectuou-se uma primeira abordagem do projecto de diploma que pretende regulamentar o acesso à categoria de Professor Titular, que incluirá uma prova pública, a que se seguiria um momento de concursos às vagas disponíveis nas escolas e agrupamentos de escolas, tendo a FENPROF reafirmado a sua profunda discordância de princípio com a criação da referida categoria, de que resulta a divisão da carreira docente em duas categorias hierarquizadas", sublinha o Secretariado Nacional da Federação em nota divulgada aos órgãos de comunicação social

Com esta regulamentação, acrescentou, "o ME conseguiu agravar o modelo de avaliação que resultava, inicialmente, do ECD imposto".

Mário Nogueira aos jornalistas: "O Ministério não desistiu de penalizar os professores"

16 de outubro, 2007

"Os responsáveis políticos do ME não sabem o que é uma Escola", declarou Mário Nogueira, que, depois de lembrar posições já divulgadas por elementos de órgâos de gestão e pelos inspectores, observaria mais adiante: "Deram às escolas um mês para se prepararem para este modelo de avaliação - é impossível!", lembrando, nomeadamente, os documentos centrais da vida escolar que têm de ser alterados em cada escola e agrupamento.

"É preciso respeitar o trabalho dos Sindicatos"

Sindicatos dos Professores apresentam "Carta Aberta ao Primeiro Ministro"

16 de outubro, 2007

"Em 33 anos de Democracia em Portugal e com a governação de 28 Ministros da Educação, nunca sentimos o direito à liberdade de expressão e de representação tão ameaçado como hoje, com este governo."

Conferência de imprensa da Central realizada em 10 de Outubro

Manuel Carvalho da Silva aborda escalada de ataque aos Sindicatos

15 de outubro, 2007


O Governo desencadeou uma perigosa escalada de ataque aos sindicatos. Não se trata de um acto pontual, mas sim de uma opção estratégica que tem objectivos muito claros.Quer evitar que se expressem os justos descontentamentos dos trabalhadores e das populações mais atingidas pelas arbitrariedades de alguns governantes e por políticas injustas. E fomenta radicalizações para descredibilizar justos protestos e justos descontentamentos dos trabalhadores.

Rolando Silva (SPGL) e Henrique Borges (SPN) representaram a FENPROF

Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário foi tema de audição parlamentar

15 de outubro, 2007



A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura promoveu uma audição parlamentar sobre a proposta de lei nº 140/X, mais conhecida por Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, no passado dia 2 de Outubro, na Sala do Senado da Assembleia da República.Estiveram presentes algumas dezenas de organizações, nomeadamente estruturas sindicais de docentes, representantes de conselhos educativos e centros de formação de escolas e várias estruturas de representantes de pais.