
Mário Nogueira aos jornalistas: "O Ministério não desistiu de penalizar os professores"
"Os responsáveis políticos do ME não sabem o que é uma Escola", declarou Mário Nogueira, que, depois de lembrar posições já divulgadas por elementos de órgâos de gestão e pelos inspectores, observaria mais adiante: "Deram às escolas um mês para se prepararem para este modelo de avaliação - é impossível!", lembrando, nomeadamente, os documentos centrais da vida escolar que têm de ser alterados em cada escola e agrupamento.

Sindicatos dos Professores apresentam "Carta Aberta ao Primeiro Ministro"
"Em 33 anos de Democracia em Portugal e com a governação de 28 Ministros da Educação, nunca sentimos o direito à liberdade de expressão e de representação tão ameaçado como hoje, com este governo."

Manuel Carvalho da Silva aborda escalada de ataque aos Sindicatos
O Governo desencadeou uma perigosa escalada de ataque aos sindicatos. Não se trata de um acto pontual, mas sim de uma opção estratégica que tem objectivos muito claros.Quer evitar que se expressem os justos descontentamentos dos trabalhadores e das populações mais atingidas pelas arbitrariedades de alguns governantes e por políticas injustas. E fomenta radicalizações para descredibilizar justos protestos e justos descontentamentos dos trabalhadores.

Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário foi tema de audição parlamentar
A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura promoveu uma audição parlamentar sobre a proposta de lei nº 140/X, mais conhecida por Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, no passado dia 2 de Outubro, na Sala do Senado da Assembleia da República.Estiveram presentes algumas dezenas de organizações, nomeadamente estruturas sindicais de docentes, representantes de conselhos educativos e centros de formação de escolas e várias estruturas de representantes de pais.
Trabalhadores da Administração Pública em força na manifestação de 18 de Outubro

Com este modelo, o ME vai provocar grande turbulência nas escolas
Há uma vincada preocupação pela situação de instabilidade que o ME vai introduzir nas escolas se insistr no seu modelo de Avaliação do Desempenho dos Professores.
Polícia na sede da Covilhã: Solidariedade com o Sindicato dos Professores da Região Centro
Tomadas de posição do Presidente da Direcção do SPGL e das Direcções do SPN, SPZS, SPM e SPRA, da Direcção da União dos Sindicatos de Aveiro e da Escola Secundária Avelar Brotero.

Alunos do Porto recusaram reunir com a DREN
"Somos muitos, muitos mil para continuar Abril", "Sem ela nada feito, Educação é um direito" e "Educação sexual é essencial" foram algumas das mensagens proferidas pelos estudantes frente à DREN.
PSP na sede do SPRC, na Covilhã: haja bom senso e sentido de responsabilidade
Circulam comentários e considerações na comunicação social de que haverá já um relatório preliminar relativo ao processo de averiguações ordenado pelo Ministro da Administração Interna à ocorrência verificada no passado dia 8 de Outubro, quando dois policias "à civil" se deslocaram às instalações do Sindicato dos Professores da Região Centro para obterem informações sobre uma acção de protesto - devidamente comunicada ao Governo Civil pela União dos Sindicatos do Distrito de Castelo Branco - que teria lugar, no dia seguinte, por ocasião da visita do Primeiro Ministro a uma Escola na Covilhã.

CGTP-IN: perante o ataque do Primeiro Ministro aos Sindicatos, há que incentivar a mobilização para a manifestação de dia 18
Liberdade sindicalNa perspectiva da Central "a melhor resposta a estes comportamentos anti-democráticos é dar uma grande visibilidade e força às razões que nos assistem e intensificarmos o esclarecimento e mobilização com vista à realização de uma grande manifestação no dia 18 de Outubro".

Esclarecimentos sobre a justificação de ausências ao serviço para actividade sindical
Polícia leva material de informação da sede do SPRC na Covilhã
Formação ambiental 2007: Ilustração científica biológica Castro Verde, 13 e 14 de Outubro
"Semana do Aleitamento Materno"

Futuro da ciência e tecnologia na Europa em debate na Gulbenkian até 10 de Outubro
O "futuro da ciência e tecnologia na Europa" está em debate entre 8 e 10 de Outubro (até quarta-feira), em Lisboa, numa conferência convocada no âmbito da Presidência Portuguesa, onde serão abordados temas como a necessidade de recursos humanos e investimento na investigação. Não sabemos se os indicadores como a precariedade laboral no ensino superior e na investigação, que caracterizam e marcam a (real) situação em Portugal, serão abordados neste encontro dos políticos europeus, com José Mariano Gago à cabeça. A comunicação social garante, para já, que estarão presentes "alguns dos mais importantes protagonistas do sector"... / JPO