Dia de Luto Nacional
20 de setembro, 2024

A FENPROF expressa a sua mais forte solidariedade às comunidades atingidas pelos incêndios devastadores que afetaram, particularmente, as regiões centro e norte do país nos últimos dias, lamenta profundamente a perda de vidas e apresenta as suas condolências às famílias das vítimas.

A todos aqueles que têm estado na linha da frente – bombeiros, profissionais da proteção civil, serviços de emergência médica e serviços de saúde, forças de segurança, trabalhadores autárquicos, voluntários e muitos outros cidadãos que arriscaram e arriscam a sua vida neste árduo combate –, a  FENPROF manifesta o seu reconhecimento e agradecimento.


23 de setembro, 9 horas
20 de setembro, 2024

Entre 12 e 20 de setembro, primeiros dias de atividade letiva nas escolas, a FENPROF fez um levantamento sobre as condições de abertura. O levantamento recolheu informação junto das direções de mais de 400 escolas, número que o torna extremamente rigoroso, face à realidade.

Na próxima segunda-feira (23 de setembro), em Aveiro, a partir das 9:00 horas, serão divulgados em Conferência de Imprensa os resultados do levantamento, sendo possível, a partir deles, compreender os problemas que afetaram a abertura do ano letivo para que se resolvam e não repitam.

Sobre os apoios a docentes deslocados da área de residência
20 de setembro, 2024

Tendo já entrado em vigor toda esta legislação, deverão os docentes deslocados, que se encontrem nos agrupamentos/escolas da lista divulgada, requerer à direção o pagamento deste apoio, que já deverá ser pago em setembro, ainda que retroativamente, dado o adiantado do mês.

Para além do requerimento, a apresentar por docentes de agrupamentos/escolas abrangidos pela medida de apoio à deslocação, todos/as os/as docentes, igualmente deslocados da área de residência, mas num dos 575 agrupamentos/escolas que não constam da lista divulgada pelo Ministério, deverão apresentar uma Reclamação de protesto.

Veja aqui as minutas.

Noite Europeia dos Investigadores e pela Integração nas Carreiras
20 de setembro, 2024

No dia 27 de setembro, sexta-feira, realiza-se mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) que tem como objetivos aproximar a investigação e os investigadores do público e mostrar como o trabalho dos investigadores afeta a vida quotidiana, desta vez sob o mote «Ciência para os Desafios Globais». Assim, nas cidades de Braga, Coimbra, Évora e Lisboa, diversos investigadores levarão a cabo atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos.


Quarta-feira, 25 de setembro, 14h-17h

Plenário Nacional de Investigadores e Docentes do Ensino Superior

20 de setembro, 2024

Inscrição prévia: https://tinyurl.com/ktfuytb8 

A luta dos investigadores e dos docentes unidos e organizados é imprescindível para forçar o governo e as instituições a darem resposta aos nossos problemas. Apelamos assim à participação de todos no plenário nacional de investigadores e docentes (online) que se irá realizar no próximo dia 25 de setembro às 14h, onde serão discutidas formas de luta que se tornaram inadiáveis. 


Caixa Geral de Aposentações

FENPROF pede intervenção da Provedoria de Justiça na questão da manutenção das inscrições na CGA

20 de setembro, 2024

A FENPROF reuniu esta sexta-feira com a Provedoria de Justiça para discutir a manutenção da inscrição na Caixa Geral de Aposentações. Na reunião, foram apresentadas várias sentenças de tribunais, incluindo do Supremo Tribunal Administrativo, que unânimente são favoráveis às pretensões dos professores.

A Provedoria declarou que terá que aguardar o desenvolvimento do processo legislativo em curso, mas que estará atenta e emitirá uma opinião com a maior brevidade possível. A FENPROF compromete-se a não desistir e a envidar todos os esforços para evitar a expulsão de milhares de professores da Caixa Geral de Aposentações.


CGA

FENPROF no Parlamento exige reposição da legalidade e justiça na manutenção da inscrição na CGA

19 de setembro, 2024

A FENPROF foi à Comissão Parlamentar do Trabalho, Segurança Social e Inclusão para discutir a manutenção da inscrição na Caixa Geral de Aposentações de milhares de trabalhadores, a maioria professores, exigindo que seja reposta a legalidade e que não seja permitida a expulsão desses trabalhadores de um sistema a que têm direito desde o início do seu vínculo à Função Pública.

Assista à audição da FENPROF na CTSSI


Palestina
17 de setembro, 2024

A FENPROF dirigiu um pedido veemente de intervenção do governo português junto do governo de Israel para a libertação imediata de Fatima Nimer Al-Rimawi, mulher palestina de 54 anos, “presidente da filial de Jericó do Sindicato Geral Palestiniano dos Trabalhadores de Jardins de Infância e Escolas Privadas (GUWKPS), uma organização membro da Internacional da Educação, federação que representa mais de 32 milhões de profissionais da educação de todo o mundo”.


Lisboa, 26 de outubro de 2024
16 de setembro, 2024

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Associação de Atletismo de Lisboa, leva a efeito a organização da 6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, no dia 26 de Outubro de 2024. 

Este evento conta com um programa abrangente constituído por uma prova de 10 km, de caráter competitivo; uma prova de 5 km, de caráter participativo, na qual se pode correr ou caminhar; corrida Novas Gerações evento desportivo para os mais novos (dos 7 aos 15 anos de idade).

Inscrições em: https://corridafenprof.sports4all.pt/ 


Abertura do ano escolar
11 de setembro, 2024

O Secretário-geral da FENPROF participou esta terça-feira no programa "É ou Não É?", da RTP, subordinado ao tema "Como será o novo ano letivo?". Para além de Mário Nogueira, integraram, também, o painel Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado das Administração e Inovação Educativa, Miguel Herdade, especialista em Educação e Integração Social, Isabel Flores, investigadora em Educação e Diretora Executiva do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), e Guilherme Farias, professor.

Reveja aqui o debate.