Educação Especial
EDUCAÇÃO ESPECIAL

Governo/ME corta onde não pode!

01 de junho, 2017

A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) está a comunicar às escolas que os horários de intervenção precoce na infância deverão ser preenchidos por professores sem componente letiva (“horário zero”) ou colocados em mobilidade por doença, proibindo a contratação de docentes para suprir estas necessidades.

Para a FENPROF, esta decisão é inacreditável, inaceitável e revela uma completa desvalorização da intervenção pedagógica, especializada, essencial neste domínio, prevalecendo sobre a mesma o interesse estritamente economicista. 

LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Pela criação do grupo de recrutamento

11 de maio, 2017
Educação Especial

FENPROF reuniu com grupo de trabalho do ME que prepara a alteração do DL 3/2008

23 de novembro, 2016

A FENPROF reuniu em 22 de novembro com o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação, com vista à apresentação de propostas para alteração do Decreto-Lei 3/2008, sobre Educação Especial. Na sequência da auscultação de especialistas, entre outro trabalho desenvolvido pelo grupo constituído, foi elaborado o designado Relatório de Progresso (ver no texto) em torno do qual se realizou a reunião em que a FENPROF participou.

Conferência de imprensa em Lisboa

Projeto FENPROF/CNOD: "avaliação muito positiva"

13 de dezembro, 2013

Depois das ações realizadas em Évora, Castelo Branco, Santa Maria da Feira, Funchal, Lisboa e Ponta Delgada, o projeto "A importância da escola na inclusão social de crianças e jovens com deficiência", que decorreu entre outubro e dezembro, faz uma "avaliação muito positiva" desta iniciativa conjunta, em encontro com a comunicação social realizado (16/12/2013) em Lisboa (foto P. Machado). Participaram Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF; Ana Simões, responsável do Departamento de Educação Especial da Federação; e José Reis, Presidente do CNOD. / JPO

Faltam professores e técnicos de apoio

Mário Nogueira: "Meter alunos com NEE em turmas de currículos alternativos não é inclusão"

Folheto

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Vigília junto à Assembleia da República

02 de dezembro, 2013

 Ver gravação

Resistir pela dignidade humana

Por iniciativa da APD, com o apoio de várias organizações, entre as quais a FENPROF e o SPGL, decorreu na passada terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma vigília junto à Assembleia da República.

Reportagem da iniciativa em Lisboa

21 de novembro, 2013

Iniciativa em Lisboa

18 de novembro, 2013

dnotícias.pt

15 de novembro, 2013

Iniciativa no Funchal

07 de novembro, 2013

Educação especial

FENPROF, CNOD e APD salientam junto do CNE importância da Escola Pública na inclusão de alunos com NEE

31 de outubro, 2013

Realizou-se no passado dia 22 de outubro, em Lisboa, a reunião (foto, cortesia CNE) com o Conselho Nacional de Educação (CNE) solicitada pela FENPROF, CNOD e APD, após a conturbada abertura do ano letivo em que, a par de outros problemas, foi generalizado o agravamento das condições de ensino e aprendizagem dos docentes de EE e dos alunos com NEE.

FENPROF, APD E CNOD na Comissão Parlamentar de Educação

Apelo aos deputados no sentido de serem tomadas medidas que garantam o caráter inclusivo da escola pública

15 de outubro, 2013

FENPROF, APD e CNOD manifestaram, em recente conferência de Imprensa conjunta, realizada em Lisboa, uma profunda preocupação sobre a situação que se vive nas escolas em relação à inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE). Entre outras ações, decidiram solicitar reuniões institucionais. A primeira decorreu na passada quarta-feira, dia 16, ao fim da tarde, com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República (foto). 

Ações a desenvolver

03 de outubro, 2013

PROFESSORES, MOTORES DA LUTA E DAS SUAS CONQUISTAS!

Saudação aos professores pelos resultados positivos que a sua luta tornou possíveis!

29 de junho, 2013

Os professores portugueses desenvolveram um dos seus mais fortes processos de luta e fizeram-no de forma irrepreensível. A grande determinação que esteve presente ao longo de 18 dias, nos quais realizaram greve às avaliações (inviabilizando mais de 95% das reuniões previstas), participaram numa enorme Manifestação Nacional e realizaram uma das maiores e mais significativas greves nacionais, foi essencial para a obtenção dos compromissos que o MEC foi obrigado a assumir na ata de conclusão das negociações. 

Educação Especial

FENPROF reuniu com pais e organizações representativas de pessoas com deficiência

06 de fevereiro, 2013

Nestas reuniões, a FENPROF apresentou as suas propostas para uma reorganização global da Educação Especial no sistema educativo português e foram abordadas outras questões, com destaque para a implementação da Portaria 275-A, que afasta alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da escola “regular”.