
A CGTP-IN reforça o apelo a todos os trabalhadores para continuarem e intensificarem a luta pela elevação dos salários e a garantia, efectivação e conquista de direitos, bem como a todos os reformados e pensionistas pela melhoria das suas pensões.
Assim assume ainda maior importância uma forte mobilização e participação na luta do dia 11 de Novembro - Manifestação Nacional em Lisboa e no Porto, pelo aumento dos salários e das pensões, pelo direito à habitação e à saúde, pelo reforço e melhoria dos serviços públicos e das Funções Sociais do Estado, pela mudança de rumo que garanta a construção de um Portugal com futuro!

Este Orçamento de Estado para 2024 não é o que os reformados/aposentados querem e precisam
Um envelhecimento e uma aposentação dignos com direito aos direitos é uma afirmação importante que ganha ainda maior força, perante o Orçamento de Estado para 2024 (OE/2024).
Como a CGTP-IN refere na apreciação que faz, “o Orçamento de Estado para 2024 visto isoladamente ou integrado no conjunto das opções políticas do Governo, está muito longe de corresponder às necessidades e expectativas dos trabalhadores e da população, em particular tendo em conta a atual situação do país".

Encontro "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!"
O Encontro pela Paz, que ocorre nas proximidades dos 50 anos do 25 de abril de 1974, tem como lema "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!", realizar-se-á no próximo dia 28 de outubro de 2023 no Pavilhão Municipal - Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia, entre as 10h30 e as 17h30.
Mais uma oportunidade perdida? Não, apenas se confirma que a Educação não é prioridade para o governo e a sua maioria absoluta
O Secretariado Nacional da FENPROF esteve reunido para analisar , entre outros assuntos, as condições em que as escolas se encontram, um mês depois do início do ano letivo, bem como as últimas reuniões de negociação com o Ministério da Educação e a falta de respostas aos problemas que continuam a afetar as escolas.
Ponto forte dos trabalhos foi a análise da proposta de Orçamento do Estado para 2024, designadamente nas áreas da Educação, do Ensino Superior e da Ciência, e cujas conclusões foram apresentadas aos jornalistas. Para a FENPROF, a proposta do governo para o OE 2024 demonstra que, no próximo ano, a Educação vai estar em serviços mínimos.

Reuniões com os Grupos Parlamentares da AR
O Departamento de Professores Aposentados pediu reunião aos Grupos Parlamentares da AR para entrega da Resolução aprovada na 3ª Conferência, realizada a 29 de novembro de 2022, para discussão e reforço das reivindicações.

Defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde: causa e luta de todas e de todos
No próximo sábado, dia 16, sob proposta da CGTP-IN e com o apoio e empenhamento de diversíssimas organizações, sindicais e outras, terá lugar uma nova Jornada Nacional em defesa e pelo reforço do SNS. A importante Jornada juntará ações em 18 distritos do continente. É para a tua participação e para que mobilizes outros/as que a FENPROF te dirige este apelo!
Em defesa e pelo reforço do SNS, participa. Isto diz-te respeito!

Lembrando a colega Virgínia Rodrigues, sócia do SPGL
A 7 de agosto de 2023 a colega Virgínia Rodrigues, com 89 anos, faleceu. Participou ativamente na criação do seu sindicato e da FENPROF.
A cerimónia religiosa terá lugar dia 10 de agosto às 15 horas na Igreja da Ressurreição, em Cascais, e o funeral às 15h30 para o cemitério da Guia. O velório terá início a 9 de agosto a partir das 16:30 horas.

O Ensino Superior Público e Precariedade
Embora aposentados os professores e investigadores não se desvinculam dos objectivos que nortearam as suas vidas profissionais. O Ensino Superior Público é um dos sectores com um quadro de maior degradação a todos os níveis funcionais e laborais.

Um envelhecimento e uma aposentação dignos com direito aos direitos
O envelhecimento populacional em grande parte dos países do mundo, com especial relevo para a Europa e, destacando-se nesta, Portugal, está a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI. Esta situação tem implicações em todos os sectores da sociedade – no mundo laboral e financeiro, na procura de bens e serviços, na proteção social, nas estruturas familiares e nos laços intergeracionais.

Após 8 anos de governos de Costa, pensões médias da Segurança Social continuam inferiores ao limiar de pobreza
Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa analisa, baseando-se em dados oficiais (INE e Segurança Social), os valores das pensões médias da Segurança Social no período entre 2015 e 2021 e conclui que as pensões médias da Segurança Social em Portugal, após 8 anos de governos de Costa, continuam inferiores ao limiar de pobreza apesar dos enormes saldos positivos da Segurança Social

SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas
Um ministro da saúde palavroso que ilude os problemas, mas que não resolve nada, um diretor executivo do SNS que foi nomeado, mas que não aparece, um orçamento do SNS para 2023 que é enganador e insuficiente, e o SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas.

Lembrando algumas das nossas reivindicações
Há aspetos fundamentais da vida das pessoas, enquanto trabalhadores e enquanto cidadãos, que não podem ser ignorados. A 3.ª Conferência Nacional dos Professores Aposentados, organizada pela FENPROF, aprovou um conjunto de medidas que, a serem consagradas, constituiriam importantes avanços para a vida de cada um de nós.
Eis alguns que interessa agora recolocar.

Marcha pelo Direito à Saúde em Lisboa, Porto e Coimbra
A CGTP-IN, a Federação dos Sindicatos da Função Pública, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos promovem no próximo dia 20 de maio a "Marcha pelo Direito à Saúde", em Lisboa, Porto e Coimbra.
Para exigir uma política que "respeite os profissionais e garanta o direito à saúde", a "Marcha pelo Direito à Saúde", vai sair às 15 horas, do Campo Pequeno, em Lisboa, e do Hospital de São João, no Porto, e, às 11 horas, do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra.

Obrigado, Colegas!
De Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
A FENPROF faz 40 anos. Dia 5 de maio assinalará o seu 40.º aniversário com uma Conferência Internacional que se realizará no mesmo local que viu, em 30 de abril de 1983, nascer esta grande federação de sindicatos de professores, educadores e investigadores: o Auditório Principal da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A caminho do cinquentenário do 25 de ABRIL, avivemos a memória!
O 25 de ABRIL era a concretização do velho sonho da criação de sindicatos livres de professores. A experiência dos GEPDES revelou-se fundamental para a criação e organização do Movimento Sindical Docente.

Alerta sobre o cálculo das pensões
Chamamos a particular atenção dos colegas que se aposentaram durante o ano de 2022 para o facto de as suas pensões terem sido calculadas com base em valores errados, uma vez que o Governo não publicou, como era seu dever, a Portaria que determina o coeficiente de revalorização das remunerações anuais, base para o cálculo das pensões, só o tendo feito em 09/01/2023 com a Portaria n.º24-C /2023.