FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
newsletter 
RSS
Reformas antecipadas
23 out 2018 / 11:41

«No entender da CGTP-IN, não se trata de um novo regime, mas sim do cumprimento (parcial) do compromisso do Governo de rever o regime das reformas antecipadas, que foi iniciado em 2017 e devia ter sido completado no ano de 2018.

Esta revisão, embora constitua uma evolução relativamente ao regime em vigor, não corresponde plenamente às reivindicações da CGTP-IN a este respeito, nem tão pouco às expectativas dos beneficiários (...)»


Informação nº 6 aos beneficiários da ADSE
08 out 2018 / 14:30

Neste documento o Dr. Eugénio Rosa responde aos ataques do sr. Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada, empregado bem pago dos grandes grupos privados da saúde, e aos ataques do EXPRESSO à ADSE.


LEMBRAR, COMEMORAR, LUTAR
17 out 2018 / 15:41

No próximo dia 26 de novembro vamos comemorar a realização do 1° Congresso Nacional dos Professores Aposentados, da FENPROF. Foi há 25 anos na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, durante dois dias 25 e 26 de novembro de 1993.


EDITORIAL DO BOLETIM INFORMATIVO DE OUTUBRO DE 2018
17 out 2018 / 15:13

O tempo que vivemos é de ação ou não fosse de discussão e aprovação de mais um Orçamento do Estado, neste caso, para 2019. É um tempo em que se discutem opções e em que os discursos hipócritas acabam por ser desmascarados, na medida em que, não raras vezes, compromissos e promessas dos governantes não têm qualquer correspondência no documento que deveria conter as verbas para os satisfazer.

O que antes se afirma é válido para as famílias, para os serviços públicos e também para os trabalhadores, estejam eles no ativo ou aposentados. Neste último caso e, em particular, para os professores, os últimos Orçamentos do Estado não têm correspondido às expetativas de quem esperava que, num contexto político inédito, algo de muito significativo pudesse ter acontecido. Tal não significa que o quadro político anterior fosse mais favorável e, nele, se resolvessem mais e melhor os problemas. Nada disso. Contudo, era indisfarçável em muitos colegas aposentados (como nos do ativo), que o seu horizonte de mudança ia muito para além da que tem acontecido, mesmo acrescida da que poderá ainda acontecer.


16 out 2018 / 13:40

A Inter-Reformados, CGTP-IN (IR) foi convidada a participar nestas “Xornadas” que se realizaram em Santiago de Compostela, Espanha, nos dias 28 e 29 de Setembro. A intervenção da IR, em que ficou clara a importância que a luta dos trabalhadores e dos aposentados e reformados teve no rumo diferente das políticas sociais após 2015 foi muito aplaudida.


À atenção dos docentes aposentados em 2018
11 set 2018 / 15:40

Professores e Educadores, aposentados a partir de janeiro deste ano, verifiquem se o valor da vossa pensão é atualizado. Se tal não acontecer, em agosto ou setembro, contatem o Sindicato.


27 jul 2018 / 16:38

Têm sido imensas e muito variadas as lutas em que os reformados e os pensionistas têm participado através não só da sua presença, como na preparação e mobilização para as mesmas.

Mas este empenhamento não pode abrandar porque o que se conseguiu é manifestamente insuficiente e porque é necessário continuar a reivindicar condições para um envelhecimento digno e saudável.

Damos nota da nossa determinação e desse modo continuaremos a perticipar nas várias lutas sectoriais dando corpo à nossa perspetiva de solidariedade intergeracional.

Somos assim: uma IR bem viva!

Ler o Boletim

 


03 jul 2018 / 20:09

No dia 26 de junho, reuniu a Comissão Coordenadora do DA-FENPROF. Foi um dia de informação, reflexão, partilha e de tomada de decisões.  De manhã, o secretário geral, Mário Nogueira, participou nos trabalhos, tendo feito o enquadramento político e sindical das lutas dos professores. 

Sobre a ADSE - António Nabarrete


Manifestação CGTP - 9 de junho
22 mai 2018 / 14:51

Nas manifestações do 1º de Maio, aprovámos a realização de uma Manifestação Nacional, em Lisboa, no dia 9 de junho, uma vez que é preciso continuar e intensificar a luta e a ação reivindicativa. 

É preciso obrigar o Governo do PS a ceder às nossas reivindicações. 

Temos direito a uma vida melhor!

PARTICIPA!


CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO DA ADSE-IP
11 jun 2018 / 11:05

Representantes dos beneficiários e aposentados requereram, no dia 16 de maio, uma reunião urgente Conselho Geral e de Supervisão da ADSE-IP (CGS), ao abrigo do regulamento interno, para tratar vários assuntos decorrentes da demissão do presidente, actualmente em situação de gestão corrente do Conselho Directivo da ADSE-IP.


Maio de 1968
14 mai 2018 / 14:05

«O que ficou do espírito de Maio de 68? Apesar de alguns recuos nas conquistas conseguidas na altura, apesar dessa amargura e frustração, ficou para os franceses envolvidos o sentimento de ter participado, de ter gritado, de ter “estado lá”, no início de um novo tempo como aliás dizia uma das palavras mais emblemáticas: “Isto é só o começo!”. 

Não mitificando esse tempo, hoje, para todos os trabalhadores e obviamente para os professores nas escolas ou aposentados, este pode ser um exemplo e uma inspiração que possa incitar todos à luta por justas reivindicações, com solidariedade, com confiança e com determinação.»

Isabel Lemos, do Departamento de Professores Aposentados da FENPROF.


Garantir e defender o caracter público da ADSE
09 mai 2018 / 10:02

Surpreendidos pelo pedido inesperado de demissão ou renúncia do Presidente do Conselho Diretivo da ADSE-IP e pelo conjunto de notícias veiculadas pela comunicação social, os membros do CGS (FC) solicitaram, com caráter de urgência, a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Geral. Pretendem um inquérito interno por comissão e/ou uma auditoria externa. 


19 de Maio – Manifestação Nacional dos Professores
08 mai 2018 / 22:56

Na fase que atravessamos, torna-se decisivo que todos os professores, aposentados ou no ativo, manifestem o justo desagrado pelas posições que têm vindo a ser assumidas pelo Governo, onde, crescentemente, vingam as posições de um Ministério das Finanças (MF) transformado em porta-voz, cada vez mais explícito, de quantos impuseram e ainda impõem grandes sacrifícios aos portugueses.


INTER REFORMADOS
08 mai 2018 / 22:09

A IR no plano internacional e nacional seguirá evidentemente as orientações de acção definidas pela CGTP, organização sindical à qual estamos ligados e que expressa o projecto de transformação social pelo qual lutamos, nas suas formas e objectivos.


Entrevista a Eugénio Rosa
08 mar 2018 / 15:48

Leia a entrevista do Escola Informação ao Economista Eugénio Rosa, Membro do Conselho Geral da ADSE designado pelos sindicatos da Função Pública da Frente Comum.


REPRESENTATIVIDADE
05 fev 2018 / 23:18

A Lei 81/2017, de 18 de agosto, em vigor desde setembro de 2017, contempla a integração na composição do CES de dois representantes das organizações representativas dos reformados, pensionistas e aposentados, reivindicação do MURPI há longos, longos anos.

O MURPI, que este ano comemora o seu 40.º aniversário, apresentou, com regozijo, a sua candidatura.

Porém, contra todas as expectativas, o Presidente do Conselho Económico e Social (CES) decidiu rejeitar a proposta desta Confederação em ter assento, com carácter permanente, no Conselho Económico e Social.


MURPI - Seminário
06 fev 2018 / 14:42

O Departamento de Professores Aposentados da FENPROF participou, no dia 24 de janeiro, no Seminário organizado pelo MURPI – ENVELHECER COM DIREITOS POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE, que se realizou no Fórum Romeu Correia Almada.

A sala estava cheia e o debate foi bastante participado. Muitas realidades ali foram contadas na primeira pessoa, que vieram dar força as revindicações aprovadas.


Voltar ao Topo 

© FENPROF, Federação Nacional dos Professores
Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa | Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt