FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
newsletter 
RSS
03 jul 2018 / 20:09

No dia 26 de junho, reuniu a Comissão Coordenadora do DA-FENPROF. Foi um dia de informação, reflexão, partilha e de tomada de decisões.  De manhã, o secretário geral, Mário Nogueira, participou nos trabalhos, tendo feito o enquadramento político e sindical das lutas dos professores. 

Sobre a ADSE - António Nabarrete


Manifestação CGTP - 9 de junho
22 mai 2018 / 14:51

Nas manifestações do 1º de Maio, aprovámos a realização de uma Manifestação Nacional, em Lisboa, no dia 9 de junho, uma vez que é preciso continuar e intensificar a luta e a ação reivindicativa. 

É preciso obrigar o Governo do PS a ceder às nossas reivindicações. 

Temos direito a uma vida melhor!

PARTICIPA!


CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO DA ADSE-IP
11 jun 2018 / 11:05

Representantes dos beneficiários e aposentados requereram, no dia 16 de maio, uma reunião urgente Conselho Geral e de Supervisão da ADSE-IP (CGS), ao abrigo do regulamento interno, para tratar vários assuntos decorrentes da demissão do presidente, actualmente em situação de gestão corrente do Conselho Directivo da ADSE-IP.


Maio de 1968
14 mai 2018 / 14:05

«O que ficou do espírito de Maio de 68? Apesar de alguns recuos nas conquistas conseguidas na altura, apesar dessa amargura e frustração, ficou para os franceses envolvidos o sentimento de ter participado, de ter gritado, de ter “estado lá”, no início de um novo tempo como aliás dizia uma das palavras mais emblemáticas: “Isto é só o começo!”. 

Não mitificando esse tempo, hoje, para todos os trabalhadores e obviamente para os professores nas escolas ou aposentados, este pode ser um exemplo e uma inspiração que possa incitar todos à luta por justas reivindicações, com solidariedade, com confiança e com determinação.»

Isabel Lemos, do Departamento de Professores Aposentados da FENPROF.


Garantir e defender o caracter público da ADSE
09 mai 2018 / 10:02

Surpreendidos pelo pedido inesperado de demissão ou renúncia do Presidente do Conselho Diretivo da ADSE-IP e pelo conjunto de notícias veiculadas pela comunicação social, os membros do CGS (FC) solicitaram, com caráter de urgência, a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Geral. Pretendem um inquérito interno por comissão e/ou uma auditoria externa. 


19 de Maio – Manifestação Nacional dos Professores
08 mai 2018 / 22:56

Na fase que atravessamos, torna-se decisivo que todos os professores, aposentados ou no ativo, manifestem o justo desagrado pelas posições que têm vindo a ser assumidas pelo Governo, onde, crescentemente, vingam as posições de um Ministério das Finanças (MF) transformado em porta-voz, cada vez mais explícito, de quantos impuseram e ainda impõem grandes sacrifícios aos portugueses.


INTER REFORMADOS
08 mai 2018 / 22:09

A IR no plano internacional e nacional seguirá evidentemente as orientações de acção definidas pela CGTP, organização sindical à qual estamos ligados e que expressa o projecto de transformação social pelo qual lutamos, nas suas formas e objectivos.


Entrevista a Eugénio Rosa
08 mar 2018 / 15:48

Leia a entrevista do Escola Informação ao Economista Eugénio Rosa, Membro do Conselho Geral da ADSE designado pelos sindicatos da Função Pública da Frente Comum.


REPRESENTATIVIDADE
05 fev 2018 / 23:18

A Lei 81/2017, de 18 de agosto, em vigor desde setembro de 2017, contempla a integração na composição do CES de dois representantes das organizações representativas dos reformados, pensionistas e aposentados, reivindicação do MURPI há longos, longos anos.

O MURPI, que este ano comemora o seu 40.º aniversário, apresentou, com regozijo, a sua candidatura.

Porém, contra todas as expectativas, o Presidente do Conselho Económico e Social (CES) decidiu rejeitar a proposta desta Confederação em ter assento, com carácter permanente, no Conselho Económico e Social.


MURPI - Seminário
06 fev 2018 / 14:42

O Departamento de Professores Aposentados da FENPROF participou, no dia 24 de janeiro, no Seminário organizado pelo MURPI – ENVELHECER COM DIREITOS POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE, que se realizou no Fórum Romeu Correia Almada.

A sala estava cheia e o debate foi bastante participado. Muitas realidades ali foram contadas na primeira pessoa, que vieram dar força as revindicações aprovadas.


ADSE
19 jan 2018 / 12:55

Conheça as principais decisões aprovadas na reunião do Conselho Geral e Supervisão da ADSE realizada no dia 10.01.2018 sobre a Tabela de preços da ADSE proposta pelo Conselho Diretivo.


IAS
19 jan 2018 / 16:59

Foram publicadas as Portarias, que actualizam o indexante dos apoios sociais (IAS), das pensões de velhice, invalidez, sobrevivência e doença profissional e das pesões por acidente de trabalho.

 Assim, o valor do IAS para o ano de 2018 é fixado em €428,90 (Portaria 21/2018, de 18 de Janeiro - Actualização do IAS). 


06 dez 2017 / 19:38

Conheça a posição da CGTP-IN e da FENPROF.


20 nov 2017 / 12:38

2.ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados, Negociações no Ministério da Educação e Reunião com CONFAP marcarão mais um importante dia de trabalho


ADSE
07 nov 2017 / 11:37

- informação de Eugénio Rosa, membro do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE designados pelos Sindicatos da Função Pública da Frente Comum.

As intenções do Governo são preocupantes, não podemos ficar alheios.

Há que tomar posição.


Decreto-Lei nº 126-B/2017, de 6 de Outubro
30 out 2017 / 17:39

“O Decreto-Lei 126-B/2017, de 6 de Outubro, altera o regime do acesso antecipado à pensão de velhice para os beneficiários do regime geral de segurança social e da Caixa Geral de Aposentações com muito longas carreiras contributivas, os quais em determinadas condições passam a ter direito à antecipação da pensão sem qualquer penalização no respectivo valor. 

No entanto as regras agora estabelecidas não são de aplicação generalizada, aplicando-se apenas nas condições específicas aqui previstas (…)”

REIVINDICAMOS: 

  • a defesa de um regime de aposentação justo para os docentes, que tenha em conta o elevado desgaste da profissão;
  • a alteração da versão atual do Estatuto de Aposentação na Administração Pública, nomeadamente, com a supressão do fator de sustentabilidade e a integração da idade no cálculo das pensões, consolidando um regime que garanta a necessária segurança a quem se aposenta impedindo quaisquer alterações a este Estatuto que reduzam as pensões e que criem inseguranças e incertezas no futuro dos aposentados.

 

Conheça o Decreto-Lei 126-B/2017 e leia o ofício com a apreciação do Conselho Nacional da CGTP-IN.


21 novembro, Porto
20 out 2017 / 17:07

O Departamento de Aposentados da FENPROF vai promover, no próximo dia 21 de novembro, no Porto, a 2ª Conferência Nacional de Professores Aposentados.

A Conferência tem como mote "Afirmar Direitos | Valorizar Pensões | Dignificar a Aposentação".

Conheça todas as novidades.


Voltar ao Topo 

© FENPROF, Federação Nacional dos Professores
Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa | Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt