CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
1.º CEB

Greve ao sobretrabalho, que hoje se inicia, poderá prolongar-se até final do ano letivo
14 out 2019 / 13:07

Inicia-se hoje a greve dos educadores e professores a todas as atividades que, à margem das leis, lhes sejam impostas para além das 35 horas de trabalho semanal.

Em julho passado, a FENPROF reuniu com responsáveis do Ministério da Educação, alertando, mais uma vez, para os abusos e ilegalidades que, tendo afetado os horários de trabalho no ano que então terminava, deveriam ser eliminados em 2019/20. Isso, porém, não aconteceu! Os horários dos professores, não só continuam pejados de ilegalidades, como os problemas são hoje em maior número e mais graves.

Do pré-aviso de greve consta a lista de atividades abrangidas por esta greve.


Intervenção Precoce
02 abr 2019 / 19:44

Reclamando respeito pelas crianças e suas famílias, a FENPROF, em parceria com outras organizações (APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância, APD – Associação Portuguesa de Deficientes, CGTP-IN e CNOD – Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes), promoveu uma petição em que é reclamada a criação do grupo de recrutamento de Intervenção Precoce.

A entrega terá lugar dia 4 de abril, pelas 9:30 horas, na Assembleia da República.


PROMULGAÇÃO DO DIPLOMA LEGAL QUE APAGA 6,5 ANOS DE SERVIÇO AOS PROFESSORES
12 mar 2019 / 10:37

Para a FENPROF, nada mais havia a esperar do governo. Espera-se agora que seja lesto na publicação do decreto que espolia os docentes de parte significativa da sua vida profissional, para se passar à fase seguinte. Da Assembleia da República, que neste processo foi tão desrespeitada como os professores e as suas organizações sindicais, espera-se, por fim, a resolução deste grave problema e a entrega do seu a seu dono, neste caso, a recuperação, pelos professores, do seu tempo de serviço.


Há dois meses que Ministério da Educação recusa reuniões para resolver problemas que afetam grupos de professores
16 jan 2019 / 16:23

Problemas que afetam grupos de docentes, por vezes milhares, e outros que são sentidos de forma generalizada, levaram a que, ainda em novembro passado, a FENPROF tivesse solicitado reuniões à Secretária de Estado Adjunta e da Educação e ao Secretário de Estado da Educação.

Face ao silêncio dos governantes, a partir de hoje a FENPROF vai enviar diariamente ofícios aos mesmos, esperando que daí resulte a rápida marcação das reuniões e vai reunir com os professores afetados por estes problemas admitindo que os mesmos venham a realizar uma vigília junto ao Ministério em data próxima.


Concurso Professores
15 mai 2018 / 18:40

Na sequência da polémica e do justíssimo protesto de centenas de candidatos, o Ministério da Educação informou os órgãos de comunicação social que “não há qualquer alteração em relação aos últimos anos”, porque, acrescenta, “Tal como nos anos anteriores, e como previsto na Lei, os contratados para Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) como docentes entram na 2.ª prioridade, os contratados nas AECs como técnicos entram na 3.ª prioridade”. Ora, não é verdade que nos anos anteriores tenha sido assim!

A FENPROF apela à presença dos colegas das AEC na Manifestação do próximo dia 19. Uma participação muito importante, para que também fique muito claro o seu protesto e a sua exigência de respeito pelo seu trabalho.


14 nov 2017 / 12:25

A FENPROF emitiu hoje uma informação para os professores e para as escolas (Novembro 2017) que actualiza as FAQ do sector com base em alterações entretanto introduzidas e em perguntas formuladas ainda não consideradas.

 

O documento pode ser consultado AQUI.


20 out 2017 / 12:02

Professores em luta todo o primeiro período, com greve convergente com a administração pública (27 de outubro) e às atividades com alunos na componente não letiva (de 6 de novembro a 15 de dezembro).

Conheça as ações anunciadas à Comunicação Social e consulte o Pré-Aviso de Greve enviado pela FENPROF.


OE 2018
19 out 2017 / 14:02

Greves e manifestações são, entre outras, ações que os professores concretizarão em defesa dos direitos, das carreiras, da estabilidade e das condições de trabalho.

A FENPROF anuncia as ações de luta em Conferência de Imprensa, esta sexta-feira, dia 20 de outubro, pelas 11 horas na sua sede, em Lisboa.


Descongelamento carreira docente
18 out 2017 / 13:58

No momento em que se torna mais clara uma forte penalização dos docentes e a sua discriminação em relação a outros setores da Administração Pública, FENPROF exige negociação – que é obrigatória – sobre descongelamento da carreira docente e, face ao “jogo-de-empurra” entre Educação e Finanças, dirige-se ao Primeiro-Ministro.

 


OE 2018
15 out 2017 / 15:52

Em relação aos docentes, não estando prevista a recuperação do tempo de serviço congelado, o Governo parece querer iniciar a destruição do seu estatuto de carreira (ECD). 

Os professores não deixarão que isso aconteça!

A proposta de OE para 2018, apresentada pelo Governo, agrava fortemente a situação profissional dos docentes, tornando ainda mais fortes as razões que levaram a FENPROF a colocar ao Ministro da Educação a necessidade de uma reunião para amanhã, 16 de outubro, que, entretanto, foi por este rejeitada. 


Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
25 set 2017 / 11:07

Abertura do ano letivo, aspetos principais da ação reivindicativa e trabalho do governo na educação

«Só através da luta se obterão resultados. […] Se queremos descongelar as carreiras, conseguir alguma coisa no âmbito da aposentação, normalizar os horários de trabalho, limpar, do regime de concurso, as normas que provocam injustiças, alterar a gestão das escolas ou evitar que a municipalização avance, não temos alternativa que não seja lutar».


Assistentes operacionais
21 set 2017 / 15:23

A falta de assistentes operacionais nas escolas, é um dos maiores problemas com que se confrontam as escolas e agrupamentos, com implicação direta, por exemplo, em aspetos como a segurança, a higiene de instalações, a limpeza de equipamentos e o apoio à atividade docente. Esta portaria é positiva para a educação pré-escolar, mas pouco acrescenta à generalidade das escolas e agrupamentos.


▶ 
AEC
▶ 
Concurso de Professores
▶ 
▶ 
Colocação de Professores
▶ 
Horários 1.º CEB
▶ 
Tempo de brincar é tempo de brincar
▶ 
OAL
▶ 
Calendário Escolar 2017/18
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
SALÁRIOS EM ATRASO
▶ 
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
▶ 
1.º Ciclo
▶ 
FENPROF analisa Orçamento do Estado 2016 e situação concreta do 1º CEB
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Concentração junto ao MEC
▶ 
Delegação da FENPROF entrega esta quinta-feira (14h00) abaixo-assinado no MEC (Av. 5 de outubro)
▶ 
▶ 
ABAIXO-ASSINADO
▶ 
1º ciclo do ensino básico
▶ 
Não vamos deixar!
▶ 
PROFESSORES, MOTORES DA LUTA E DAS SUAS CONQUISTAS!
▶ 
Aos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
▶ 
ATENÇÃO, PROFESSORES DO 1.º CEB!
▶ 
Recordam tempos de má memória para a história da Educação
▶ 
Lusa, 19/08/2010
▶ 
Nota à Comunicação Social, 19/08/2010
▶ 
Dia 17 de Junho (quinta-feira)
▶ 
ANMP diz que muitos municípios não estão a aceitar fechos propostos pelo ME
▶ 
Valorização do 1º Ciclo não passa por encerrar escolas: delegação sindical no ME
▶ 
Esta quinta-feira, 11 de Março, às 17h00
▶ 
▶ 
FENPROF exige do governo e das Autarquias respeito pela Lei e pelos Professores
▶ 
Carta da FENPROF ao Primeiro Ministro, com conhecimento ao Ministro das Finanças e à Ministra da Educação (19/09/2008)
▶ 
Nota de imprensa da FENPROF (23/05/2008)
▶ 
FENPROF já teve conhecimento de horários ilegais por violação dos limites e regras consagrados no Despacho n.º 19.117/2008, de 17 de Julho
▶ 
Exige-se mais investimento e medidas adequadas (nota de imprensa do Secretariado Nacional da FENPROF de 26/01/2009)
▶ 
Telenovela, propaganda ou um relatório que, afinal, nunca foi da OCDE...
▶ 
Nota de imprensa da FENPROF de 18/05/2009
▶ 
Sexta-feira, dia 29 de Maio
▶ 
▶ 
Futuros governo e executivos municipais não podem continuar a pactuar com situações imorais e ilegais, sublinha a FENPROF em Declaração apresentada em Coimbra
▶ 
Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto dá razão a mais dois professores (nota de imprensa da Direcção do SPN)
▶ 
Relatório do Ministério da Educação divulgado pelo "Jornal de Notícias"
▶ 
Comunicado de imprensa do SN da FENPROF, de 21/05/2007
▶ 
1º CEB
▶ 
Comunicado e conferência de imprensa do SPGL
▶ 
Lusa, 22/12/2006
▶ 
Lusa, 21/12/2006
▶ 
Nota da FENPROF à comunicação social
▶ 
"DN", 6/09/2006
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF, 7/06/2006
▶ 
Estudo divulgado em conferência de imprensa realizada em Coimbra
▶ 
Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Professores da Região Centro
▶ 
FENPROF pronuncia-se contra a privatização e supressão do currículo Comunicado de Imprensa do SN da FENPROF de 8/11/2005
▶ 
(No caso da Educação os regimes de monodocência)
▶ 
Projecto de diploma que procede à revisão dos regimes que consagram desvios às regras previstas no Estatuto de Aposentação - 31/08/2005
▶ 
"DN", 28/04/2005
▶ 
Março de 2003
▶ 
As posições e as propostas da FENPROF
▶ 
www.escolanova.pt
Voltar ao Topo