Num tempo em que os problemas se arrastam, mas o ministro se desdobra na promoção do cimento e do betão
28 de setembro, 2023

Por iniciativa do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE/ETUCE), entre os dias 2 e 6 de outubro de 2023, assinala-se, em toda a Europa, a Semana Europeia dos Professores, que inclui o Dia Mundial do Professor.

A FENPROF antecipou em dois dias o início das iniciativas previstas para a Semana Europeia dos Professores com a realização da 5.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, em 30 de setembro.

Ao longo da semana, vai envolver-se e promover diversas iniciativas, ações e lutas, das quais se destacam a Concentração Nacional junto à Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em 3 de outubro, em 5 de outubro, a Conferência Internacional “Os professores de que precisamos, para a Educação que queremos e, a 6 de outubro, a Greve Nacional dos Professores e dos Educadores.


Lisboa, 30 de setembro, 11 horas
29 de setembro, 2023

Realiza-se amanhã, 30 de setembro, a 5.ª edição da Corrida Nacional do Professor e da Educação. Esta corrida é da iniciativa da FENPROF que conta, para o efeito, com os apoios e parcerias de: Câmara Municipal de Lisboa, Associação de Atletismo de Lisboa, Companhia de Seguros Caravela, Bioforma, Águas do Luso e Correr Lisboa.

Com esta iniciativa, este ano agendada para mais cedo no calendário, a FENPROF dá início às atividades da mais variada natureza (desportivas, culturais, debate, divulgação, ação e luta), da Semana Europeia dos Professores na qual se integra o Dia Mundial do Professor, que se assinala em 5 de outubro.

Precariedade na Ciência
27 de setembro, 2023

Ação de sensibilização contra a precariedade na ciência e pela integração nas carreiras na Noite Europeia dos Investigadores

No dia 29 de setembro, próxima sexta-feira, realiza-se o evento Noite Europeia dos Investigadores – NEI, onde, nas cidades de Braga, Coimbra, Évora e Lisboa, diversos investigadores levarão a cabo atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos.

Apelamos aos trabalhadores científicos, doutorados e não doutorados, a que participem nesta ação de esclarecimento. Pontos de encontro:

17:00 horas - Évora - Praça 1.º de Maio
18:00 horas - Lisboa - Museu Nacional de História Natural e da Ciência
19:00 horas - Coimbra - Largo da Portagem

5.º e 7.º escalões
26 de setembro, 2023

FENPROF exige contingente igual ao de professores e, para futuro, a eliminação das vagas e a recomposição da carreira

Segundo a lei, os professores que reuniram os requisitos para progressão aos 5.º e 7.º escalões deveriam ter conhecimento das vagas até final de janeiro do ano seguinte. Portanto, até final de janeiro de 2023 deveriam ter sido publicadas as vagas para quem reuniu os demais requisitos em 2022, alguns logo em janeiro. Porém, até hoje, nada foi publicado, o que significa que a saída dos contingentes para este ano tem um atraso de 8 meses, havendo professores que aguardam há 20 meses para progredir (quem reuniu os requisitos em janeiro do ano passado).


Período probatório

De imediato, ME garante o mínimo. Em 2 de outubro, FENPROF apresentará proposta para acabar com esta inutilidade.

25 de setembro, 2023

A FENPROF deu o dia 23 de setembro como prazo para esclarecer a situação relativa ao período probatório 2023-2024, contemplando aspetos como a dispensa, a remuneração e o horário de trabalho dos docentes, cuja vinculação se reporta a 1 de setembro do ano escolar em curso.

Na véspera, 22 de setembro, foi publicada uma Nota Informativa da DGAE, onde o que fica esclarecido é o mínimo exigível ao Ministério da Educação, cujo silêncio indiciava a intenção de impor a realização de período probatório aos 8000 docentes que vincularam, garantindo, dessa forma, o máximo de horas de trabalho pelo custo mínimo. Feito este esclarecimento, a FENPROF decide, para já, suspender a concentração prevista para o próximo dia 29, sexta-feira, e levar à reunião de 2 de outubro, no ME, esta questão.


Respeito!

Ministro na Assembleia da República, como tem sido hábito, procurou esconder a realidade em vez de apresentar soluções para os problemas

22 de setembro, 2023

Lamentavelmente, os responsáveis do Ministério da Educação parecem sempre mais preocupados em iludir a realidade do que, perante ela e a sua gravidade, tomarem as medidas que se impõem: valorizar a profissão docente, melhorar as condições de trabalho nas escolas e atrair os jovens (desde logo os que a abandonaram) para a docência. É isso que a FENPROF defende, é por isso que os professores lutam e será nesse sentido que continuarão a ser enviadas propostas ao ME, visando resolver o problema, exigindo-se do ministro uma atitude responsável neste processo e menos desvalorizadora do problema. 


Respeito!

ME recebido por dirigentes da FENPROF e professores de Leiria em protesto na visita ao Centro Escolar de Marrazes

21 de setembro, 2023

João Costa visitou esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, o Centro Escolar de Marrazes, um estabelecimento que está por concluir desde 2017, que foi adiado mais uma vez e que tinha um custo inicial de cerca de 5 milhões de euros, mas já teve uma derrapagem financeira de 50%.

À porta, a FENPROF associou-se a um grupo de professores em protesto por soluções para os problemas que continuam a afetar as escolas neste início de ano letivo e que passam, necessariamente pela valorização da profissão docente.


Inquérito 2.º e 3.º CEB e Secundário
FENPROF realiza estudo sobre horários de trabalho. Dignidade e uma profissão desburocratizada!
19 de setembro, 2023
Opinião de Mário Nogueira - Jornal Público
"O ministro da Educação mostrou ao país não ter respostas para os problemas!"
15 de setembro, 2023
1 DE SETEMBRO: COMEÇOU O ANO ESCOLAR 2023-2024
FENPROF, preocupada com falta de professores, apresenta ao ME proposta de recomposição da carreira
01 de setembro, 2023
1 DE SETEMBRO: COMEÇOU O ANO ESCOLAR 2023-2024
FENPROF colocou outras questões que deverão merecer resposta já na próxima semana
01 de setembro, 2023
Apreciação aos números das colocações
Confirma-se que vinculação foi curta e que falta de professores tenderá a agravar-se
23 de agosto, 2023
30 de setembro - Manifestação Casa Para Viver
26 de setembro, 2023

A FENPROF e os seus Sindicatos de Professores estarão presentes nas manifestações pela habitação que se realizam no próximo sábado, dia 30, em Lisboa e noutras localidades do país. A FENPROF apela à participação dos professores nestas manifestações, não apenas aos que são diretamente afetados por este grave problema, mas a todos, porque este é um problema que diz respeito a este grupo profissional, mas também a todos os portugueses e portuguesas.

 


Exigimos soluções
20 de setembro, 2023

ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU enviaram o pré-aviso de greve nacional de Professores e Educadores para o dia 6 de outubro de 2023 às autoridades competentes. Os Professores e Educadores exigem soluções e não toleram continuar a ver desvalorizada a profissão e agravadas as condições de trabalho.

Consulte aqui o pré-aviso para 6 de outubro de 2023.


1.º ciclo do ensino básico
25 de setembro, 2023

Quando no ano letivo de 2021/22 a FENPROF realizou a maior auscultação realizada aos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre aquelas que seriam consideradas as maiores preocupações dos professores com a sua profissão, dava-se início a um trabalho materializado em centenas de reuniões e encontros ao longo do ano letivo seguinte. 

No arranque do novo ano letivo, o Secretariado Nacional da FENPROF decidiu, na sequência desse trabalho publicar um caderno específico com 6 documentos baseados nessa auscultação. Aí explanam-se as preocupações dos professores e das escolas e sugerem-se propostas para a resolução dos problemas que lhes dão origem. 


FENPROF nas notícias
22 de setembro, 2023

O Secretário-geral da FENPROF abriu o Fórum da TSF de dia 21 de setembro, sobre a abertura do ano letivo. No dia em que ficou a saber-se que 62% dos portugueses compreendem e apoiam a luta dos professores e educadores, Mário Nogueira teceu fortes críticas à ação do governo e do Ministério da Educação.


CGTP-IN
15 de setembro, 2023

Aprovadas no passado dia 14 de setembro pelo Conselho Nacional, órgão máximo da Central entre Congressos, as prioridades da política reivindicativa da CGTP-IN para 2024 assumem a valorização do trabalho e dos trabalhadores como eixo central de desenvolvimento do país. São medidas para a ação reivindicativa que exigem a adoção de uma política em que os interesses nacionais se sobreponham aos interesses do grande capital.


09 de agosto, 2023

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação de Atletismo de Lisboa e o grupo Correr Lisboa leva a efeito a organização da 5.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, no dia 30 de setembro de 2023. 

Consulta o regulamento e inscreve-te em https://corridafenprof.sports4all.pt/

Participa!


Valor estimado a partir dos horários declarados para a Contratação de Escola, entre 18 e 22 de setembro

Simulador de progressão na carreira

Faz as contas e confirma qual o valor que todos os meses é retirado do teu salário por não ter sido recuperado todo o tempo de serviço que cumpriste.

As propostas do ME, os pareceres da FENPROF, as atas das reuniões negociais.

Todos os documentos da negociação com o ME disponíveis para consulta. Última atualização a 6 de abril de 2023.

logocfss.jpg


sindicaliza.jpg