Todas as notícias
Negociação

Mário Nogueira: "Acordo só se for global e incluir a negociação da recuperação do tempo de serviço"

23 de fevereiro, 2023

À entrada para mais uma reunião de negociação sobre a revisão do regime de concursos, o Secretário-geral da FENPROF reafirmou que, perante os resultados da última reunião, não se perspetiva a possibilidade de chegar a um acordo entre as organizações sindicais e o Ministério da Educação.

O Secretário-geral da FENPROF fez, ainda, alguns esclarecimentos sobre a questão dos serviços mínimos solicitados pelo ME para as greves de 2 e 3 de março.

Parecer da FENPROF

Negociação

Negociações prosseguem amanhã. Professores exigem que ME deixe de ignorar as suas justas reivindicações

22 de fevereiro, 2023

Prossegue amanhã (23 de fevereiro, às 10:30 horas) a negociação em curso de revisão do regime de concursos de professores, relativamente ao qual, como tem sido notório, o Ministério da Educação está mais preocupado em introduzir normas de gestão de pessoal, algumas administrativas e outras no âmbito do que designa por "procedimento local", do que em fazer desta a oportunidade para tornar estável a vida dos professores e dos educadores. 

Lisboa, 25 de fevereiro

Manifestação por uma Vida Justa - FENPROF solidária, apela à participação de docentes e investigadores

20 de fevereiro, 2023

A partir deste Manifesto Vida Justa, os subscritores convocaram uma Manifestação em que se reclama Justiça e igualdade para acabar com a crise. Será em Lisboa, no dia 25 de fevereiro. A FENPROF, por se rever no Manifesto e nos objetivos da Manifestação convocada, apela à participação dos docentes e dos investigadores. A exigência de uma vida justa deve contar com a solidariedade e a mobilização de todos/as nós.

Negociação

Avanços demasiado curtos não permitem vislumbrar acordo sobre concursos

17 de fevereiro, 2023

José Feliciano Costa sublinha que, apesar dos avanços nas propostas do ME, estes são demasiado curtos para que se possa vislumbrar a possibilidade de um acordo entre as organizações sindicais e o ministério da Educação, no que respeita ao regime de concursos.

Para além disso, não há qualquer menção por parte do ME às questões colocadas no protocolo negocial apresentado pela FENPROF em agosto. "Enquanto isso não acontecer, não há acordo possível, um acordo terá que ser um acordo global que inclua todas estas questões", concluiu.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Adesão ao Concurso para uma BD sobre o 8 de março foi um sucesso

17 de fevereiro, 2023

Terminou o prazo para a receção dos trabalhos dos alunos que aderiram à proposta da FENPROF para que fizessem uma banda desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher. A adesão foi surpreendente!

Desta forma, e de modo a que possam ser criadas as melhores condições de visionamento e apreciação dos trabalhos a concurso, estes ficarão disponíveis entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, inclusive, para apreciação por parte da população escolar.

Negociação

Ponto de situação das negociações: "Estamos a falar de pessoas, não de máquinas!"

17 de fevereiro, 2023

Às 13 horas, a reunião foi interrompida para almoço e Mário Nogueira fez um resumo da evolução das negociações, em que explicou aos professores concentrados no exterior quais são os pontos em que as organizações sindicais e o Ministério da Educação divergem e que impedem que se possa pensar em chegar a acordo.

Negociação

Mário Nogueira confirma que os professores não desistem: "O tempo de serviço a quem o trabalhou!"

17 de fevereiro, 2023

O Secretário-geral da FENPROF disse aos jornalistas não ter ficado surpreendido com as declarações do Primeiro-ministro e voltou a afirmar que os professores não irão abdicar da contagem do tempo de serviço congelado e que não foi recuperado.

Negociação

FENPROF divulga ata negocial da reunião de 20 de janeiro de 2023

16 de fevereiro, 2023

A FENPROF divulga mais uma ata negocial, no caso, a relativa à reunião de 20 de janeiro de 2023. Esta divulgação cumpre o compromisso da FENPROF com os professores de lhes dar a conhecer as posições que, em sua representação, tomou nas negociações.

Seria importante todas as organizações terem a mesma iniciativa. A transparência deve praticar-se.

Negociação

Secretariado Nacional faz balanço de processo negocial que ainda está longe de um acordo

16 de fevereiro, 2023

O Secretariado Nacional considerou que, apesar de haver alguns avanços, está muito longe de existir um acordo global porque o ME ainda não foi mais longe, por falta de vontade política e não por não existirem soluções para a precariedade e a instabilidade profissional.

Professores em luta

Semana de luto e em luta nas escolas!

16 de fevereiro, 2023

De 13 a 17 de fevereiro, os professores e educadores de escolas de todo o país estão de luto e em luta, promovendo concentrações e protestos, designadamente nos dois dias de reuniões de negociação no Ministério da Educação: 15 e 17 de fevereiro.

HOJE, 16 DE FEVEREIRO – 17:00 HORAS

FENPROF convoca Conferência de Imprensa

16 de fevereiro, 2023

Preparando a continuação da negociação e da luta, bem como a participação da FENPROF na reunião sobre serviços mínimos, que o governo decidiu requerer para a greve convocada para os dias 2 e 3 de março e que, a serem decretados, serão ilegais, como a FENPROF provará, o Secretariado Nacional da FENPROF está reunido e promoverá uma conferência de imprensa, esta tarde, na sede da FENPROF.

Negociação

Mário Nogueira: "Estamos muito longe de um acordo"

15 de fevereiro, 2023

À saída da reunião com o Ministério da Educação, o Secretário-geral da FENPROF declarou aos jornalistas que, no que respeita ao regime de concursos, "estamos muito longe de um acordo porque o projeto que o ME nos entregou está muito longe de permitir combater a precariedade e garantir a estabilidade dos professores e do corpo docente das escolas" e porque o ME continua a não querer negociar as outras questões que constam do protocolo negocial proposto pela FENPROF no início da legislatura.

 

Negociação

FENPROF não vislumbra possibilidade de acordo

15 de fevereiro, 2023

À entrada para a 5.ª reunião de negociação sobre a revisão do regime de concursos, Mário Nogueira disse aos jornalistas que a FENPROF não vislumbra a possibilidade de se chegar a um acordo.

O Secretário-geral da FENPROF explicou que as propostas recebidas na véspera incluem vários retrocessos e intransigências nas posições do Ministério da Educação, que, por outro lado, continua a não demonstrar qualquer intenção de negociar outras reivindicações fundamentais dos professores.

Professores exigem respeito e iniciam hoje Semana de Luto e Luta nas escolas

A luta dos professores e dos educadores não irá parar enquanto a profissão não for respeitada e valorizada

13 de fevereiro, 2023

Face à ausência de respostas do Ministério da Educação às justas reivindicações dos docentes e tendo também em conta a insuficiência das propostas para o futuro regime legal de concursos, a luta dos professores vai continuar.

Professores em luta

Manifestação "Em Defesa da Profissão Docente!" - Reportagem fotográfica e vídeo

11 de fevereiro, 2023

Todas as imagens da manifestação de 11 de fevereiro.

Professores em luta

150 mil na maior manifestação de professores de sempre

11 de fevereiro, 2023

150 mil pessoas desfilaram pelas ruas de Lisboa na maior manifestação de sempre de professores e educadores. Estudantes e organizações sindicais da Europa e do mundo solidarizaram-se com a luta dos professores por uma escola pública de qualidade.

Num Terreiro do Paço lotado, o Secretário-geral da FENPROF anunciou, em nome das 9 organizações sindicais promotoras da manifestação, as próximas ações de luta dos professores. 

Professores em luta

Mensagens de solidariedade com a luta dos professores

10 de fevereiro, 2023

A FENPROF está a receber várias mensagens de solidariedade com a luta dos professores, vindas de todo o mundo e dos mais diversos setores de atividade, que publicamos neste espaço.

Professores em luta

CIG-Ensino solidária com a luta dos professores em Portugal

10 de fevereiro, 2023

A CIG (Confederação Intersidical Galega) - Ensino enviou uma mensagem de "solidariedade e apoio na luta que a FENPROF está a desenvolver pelo RESPEITO dos professores e professoras, desejando os maiores sucessos na manifestação do sábado 11 de fevereiro. A luta é, como sabemos, o único caminho e neste andar vamos juntos". 

Leia aqui a mensagem dos professores da Galiza.

Assembleia da República

Debate na AR reforça motivos para participar na manifestação de amanhã

10 de fevereiro, 2023

À saída da Assembleia da República, onde foi debatida a petição "Os docentes reclamam justiça, efetivação de nossos direitos e respeito pelo horário de trabalho", o Secretário-geral da FENPROF considerou que os motivos para participar na manifestação nacional de 11 de fevereiro.

Para Mário Nogueira, os resultados das votações, designadamente do Partido Socialista, são demonstrativos da falta de vontade política do governo para resolver os problemas dos professores.

FENPROF no Parlamento | 10 de fevereiro, 11:30 horas

Assembleia da República terá oportunidade para dar as respostas que o governo recusa aos professores

09 de fevereiro, 2023

Na véspera da grande Manifestação Nacional dos Professores e dos Educadores em defesa da Profissão, o plenário da Assembleia da República vai discutir uma Petição assinada por milhares de docentes, promovida pela FENPROF.

Professores em luta

Porto encerra 18 dias de greves distritais com paralisação total: 98% de adesão!

08 de fevereiro, 2023

O dia começou em protesto à porta das escolas e desaguou na Avenida dos Aliados, onde milhares de professores e educadores do distrito do Porto exigiram #respeito e uma escola pública com qualidade. No último dia da greve distrital, a adesão atingiu os 98%!

Mário Nogueira no Le Monde Diplomatique

Porque lutam os professores?

07 de fevereiro, 2023

Na edição de fevereiro de 2023 do jornal "Le Monde Diplomatique", o Secretário-geral da FENPROF analisa os últimos anos da luta dos professores e o que mudou desde os tempos da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, e enumera os motivos que os levam a manter o protesto.

Leia aqui o artigo completo.

Professores em luta

8 de fevereiro: ciclo de greves distritais termina no Porto

07 de fevereiro, 2023

Assinalando a Greve Distrital do Porto, milhares de educadores e professores de todo o distrito concentrar-se-ão, às 11 horas, na placa central da Avenida dos Aliados, no Porto, onde haverá animação musical e saudações aos educadores e professores em greve por representantes das organizações sindicais convergentes – entre os quais, o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, que encerrará este ciclo de greves distritais.

Professores em luta

98% de adesão no distrito de Viseu. Professores afirmam: "Não desistimos!"

07 de fevereiro, 2023

De Tondela a Lamego, passando por Resende e Castro Daire, centenas de professores e educadores desfilaram pelas ruas da cidade de Viseu e concentraram-se no Largo do Rossio, onde o Secretário-geral da FENPROF saudou a luta dos professores e enumerou os motivos que os levam a afirmar: "Não paramos!".