Contra a exploração e o empobrecimento, mudança de políticas!
A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinalou, em ambiente de grande determinação, o 1º de Maio 2012, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em 43 localidades do continente e das regiões autónomas. Em Lisboa, o Secretário Geral, Arménio Carlos, exigiu a renegociação da dívida e abordou as propostas da Central unitária para defender o país e os cidadãos e para promover o desenvolvimento e o progresso. / JPO
Intervenção de Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN, em Lisboa
Exames para crianças com necessidades educativas especiais
Uma mãe dirige-se ao Ministério da Educação a propósito do seu filho obrigado a condições injustas para realizar os exames de 6º ano. Só exige igualdade com as outras crianças.

Em março aumento do desemprego docente atingiu os 137,1%
INSATISFEITO, GOVERNO/MEC PREPARA FORTÍSSIMO ATAQUE A DESFERIR EM SETEMBRO PRÓXIMO
Contra a “revisão” curricular do MEC, que retira qualidade ao ensino e provoca uma fortíssima onda de desemprego e instabilidade, a FENPROF promove nesta sexta-feira, 4 de maio, Concentrações Regionais de Professores, às 17.30 horas, nas cidades do Porto, Coimbra, Évora e Faro: junto às Direções Regionais de Educação; Em Lisboa: haverá uma concentyração junto ao MEC, na Estrada das Laranjeiras, a Sete Rios.
Governo quer destruir relações laborais na função pública com consequências muito negativas também para os professores
Os professores não podem calar-se face às novas medidas que o Governo quer impor à Função Pública, logo, também aos milhares de docentes das redes públicas de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico, Secundário e Superior.
FENPROF pede audiências ao Provedor de Justiça e à C. Parlamentar de Educação
A FENPROF solicitou (26 de abril) audiências ao Provedor de Justiça e à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, para apresentar cinco problemas que estão a afetar a situação profissional de muitos docentes do ensino superior, a criar situações de desigualdade e a violar a lei.


Prémio de Poesia António Gedeão 2012
Foi divulgado em Lisboa (26/04/2012) o regulamento do Prémio de Poesia António Gedeão 2012, iniciativa da FENPROF que conta com o patrocínio da SECRE - Corretores de Seguros.
Vídeo: SPGL - Paulo Machado
Regulamento:
Prémio de Poesia António Gedeão 2012

Armadilha para eliminar milhares de professores das escolas!
3 DE MAIO: TRIBUNA PÚBLICA JUNTO AO MEC, NA "5 DE OUTUBRO
4 DE MAIO: CONCENTRAÇÕES DE DOCENTES JUNTO ÀS DRE’s

A responsabilidade de dar as pedradas neste charco da apatia...
Abaixo-assinado exigindo investimento na Educação e carta aos presidentes de todas as AMs sobre os mega-agrupamentos

MEC condenado pela 9ª vez a pagar a compensação por caducidade

Concursos para contratação de docentes
De acordo com o Aviso de Abertura publicado em Diário da República (13/04/2012), os concursos para contratação de docentes em 2012/2013 iniciam-se na próxima 2.ª feira (dia 16 de abril), prolongando-se até 27 de abril. Com o intuito de apoiar os professores que se candidatarão a este concurso e aos seguintes, destinados à contratação (reserva de recrutamento e oferta de escola), os Sindicatos da FENPROF irão promover, ao longo dos próximos dias, reuniões em todo o país, onde, para além deste aspeto concreto e imediato, serão abordadas outras questões que são causa de grande preocupação em relação ao futuro.
- Aviso n.º 5499-A/2012 - Concurso anual de contratação com vista ao suprimento das necessidades transitórias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012-2013
- Sindicatos da FENPROF promovem acões de apoio aos professores contratados. Concurso inicia-se segunda-feira, 16 de abril
- Informação sobre a reunião FENPROF/DGAE realizada a 11 de abril de 2012 / Calendário dos concursos
Os governantes devem estar loucos!
Provavelmente face ao reconhecimento pela OCDE de que se mantêm em níveis muito elevados os índices de insucesso dos alunos portugueses, o MEC acaba de decretar o aumento do número de alunos por turma nos ensinos básico e secundário (mínimo de 26 e máximo de 30).
Informações sobre a reunião FENPROF/DGAE realizada em 11 de abril de 2012

Medidas que agora pretendem impor terão efeito agravado num setor já muito atingido pelas políticas da troika e do Governo
Professores vivem pesadelo de que terão de se livrar
As medidas que, na sequência do acordo na Concertação com o patronato e a UGT, o governo pretende impor à Função Pública – alegadamente em nome da “harmonização” com o setor privado e por razões relacionadas com um designado “ajustamento financeiro” – serão um novo e grave atentado às condições de exercício profissional dos docentes que acresce às violentas consequências de outras que têm vindo e continuam a ser tomadas no âmbito estrito da Educação.
Revisão da estrutura curricular terá impacto muito negativo no emprego docente
No MEC ninguém parece querer dizer quais as implicações que a revisão da estrutura curricular terá no emprego dos docentes já a partir de setembro próximo. De acordo com os dados oficiais do IEFP, os professores desempregados registados, entre 2010 e 2011, aumentaram 120%, sendo que, se tivermos em consideração o ano de 2009, então o aumento foi de 225%. Uma brutalidade!
FENPROF no MEC para exigir fundamentos sobre opções da revisão curricular e discutir consequências no emprego dos docentes

PEV questiona o MEC
Na Assembleia da República, o PEV dirigiu um conjunto de perguntas ao MEC relacionado com a situação de milhares de professores contratados a quem a atual equipa ministerial continua a querer negar o pagamento da compensação por caducidade dos contratos.

Queremos trabalho! Exigimos direitos! Este País também é para jovens!
Concentração: 14H30, Praça da Figueira, seguida de deslocação para o Largo Camões
"Quanto maior visibilidade tiver a participação dos professores na MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE no próximo sábado, maior destaque dará aos problemas que tu sentes e vives. Melhores condições se criarão para que o poder político os tenha de encarar e resolver. Isto está bem longe de ser uma fantasia! Com a tua força, estaremos mais perto de influenciar e corrigir as políticas que te afastam da profissão, que te impedem de assumir projectos de vida, que te negam a autonomia a que tens direito. Com a tua força!"