Nacional
Largos milhares de pessoas na jornada do 1º de Maio em mais de 40 localidades do país

Contra a exploração e o empobrecimento, mudança de políticas!

01 de maio, 2012

A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinalou, em ambiente de grande determinação, o 1º de Maio 2012, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em 43 localidades do continente e das regiões autónomas. Em Lisboa, o Secretário Geral, Arménio Carlos, exigiu a renegociação da dívida e abordou as propostas da Central unitária para defender o país e os cidadãos e para promover o desenvolvimento e o progresso. / JPO

Intervenção de Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN, em Lisboa

Intervenção de Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF e membro da C. Executiva da CGTP-IN, em Coimbra

Fotos da jornada do 1º de Maio em vários pontos do país

Exames para crianças com necessidades educativas especiais

30 de abril, 2012

Uma mãe dirige-se ao Ministério da Educação a propósito do seu filho obrigado a condições injustas para realizar os exames de 6º ano. Só exige igualdade com as outras crianças.

DESTAQUE

Em março aumento do desemprego docente atingiu os 137,1%

30 de abril, 2012

INSATISFEITO, GOVERNO/MEC PREPARA FORTÍSSIMO ATAQUE A DESFERIR EM SETEMBRO PRÓXIMO

Contra a “revisão” curricular do MEC, que retira qualidade ao ensino e provoca uma fortíssima onda de desemprego e instabilidade, a FENPROF promove nesta sexta-feira, 4 de maio, Concentrações Regionais de Professores, às 17.30 horas, nas cidades do Porto, Coimbra, Évora e Faro: junto às Direções Regionais de Educação; Em Lisboa: haverá uma concentyração junto ao MEC, na Estrada das Laranjeiras, a Sete Rios.

Banco de horas, adaptabilidade dos horários, despedimento, redução das indemnizações, mbilidade forçada!...

Governo quer destruir relações laborais na função pública com consequências muito negativas também para os professores

27 de abril, 2012

Os professores não podem calar-se face às novas medidas que o Governo quer impor à Função Pública, logo, também aos milhares de docentes das redes públicas de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico, Secundário e Superior.

Em causa violações à lei e ao princípio constitucional de salário igual para trabalho igual no Ensino Superior

FENPROF pede audiências ao Provedor de Justiça e à C. Parlamentar de Educação

27 de abril, 2012

A FENPROF solicitou (26 de abril) audiências ao Provedor de Justiça e à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, para apresentar cinco problemas que estão a afetar a situação profissional de muitos docentes do ensino superior, a criar situações de desigualdade e a violar a lei.

FENPROF/SECRE

Prémio de Poesia António Gedeão 2012

26 de abril, 2012

FENPROF apresenta, em parceria com a SECRE

Prémio de Poesia António Gedeão 2012

23 de abril, 2012

Foi divulgado em Lisboa (26/04/2012) o regulamento do Prémio de Poesia António Gedeão 2012, iniciativa da FENPROF que conta com o patrocínio da SECRE - Corretores de Seguros.   

Instale o Flash Player

Vídeo: SPGL - Paulo Machado

Regulamento:
Prémio de Poesia António Gedeão 2012

Revisão da estrutura curricular

Armadilha para eliminar milhares de professores das escolas!

23 de abril, 2012

3 DE MAIO: TRIBUNA PÚBLICA JUNTO AO MEC, NA "5 DE OUTUBRO  

4 DE MAIO: CONCENTRAÇÕES DE DOCENTES JUNTO ÀS DRE’s

Mário Nogueira no Encontro de Docentes Aposentados

A responsabilidade de dar as pedradas neste charco da apatia...

20 de abril, 2012

Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados

Imagens da iniciativa

19 de abril, 2012

UMA VERGONHA PARA O ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO

MEC condenado pela 9ª vez a pagar a compensação por caducidade

17 de abril, 2012

Destaque

Concursos para contratação de docentes

13 de abril, 2012

De acordo com o Aviso de Abertura publicado em Diário da República (13/04/2012), os concursos para contratação de docentes em 2012/2013 iniciam-se na próxima 2.ª feira (dia 16 de abril), prolongando-se até 27 de abril. Com o intuito de apoiar os professores que se candidatarão a este concurso e aos seguintes, destinados à contratação (reserva de recrutamento e oferta de escola), os Sindicatos da FENPROF irão promover, ao longo dos próximos dias, reuniões em todo o país, onde, para além deste aspeto concreto e imediato, serão abordadas outras questões que são causa de grande preocupação em relação ao futuro.

MEC impôs aumento do número de alunos por turma no básico e secundário

Os governantes devem estar loucos!

12 de abril, 2012

Provavelmente face ao reconhecimento pela OCDE de que se mantêm em níveis muito elevados os índices de insucesso dos alunos portugueses, o MEC acaba de decretar o aumento do número de alunos por turma nos ensinos básico e secundário (mínimo de 26 e máximo de 30). 

Administração Pública

Medidas que agora pretendem impor terão efeito agravado num setor já muito atingido pelas políticas da troika e do Governo

11 de abril, 2012

Professores vivem pesadelo de que terão de se livrar

As medidas que, na sequência do acordo na Concertação com o patronato e a UGT, o governo pretende impor à Função Pública – alegadamente em nome da “harmonização” com o setor privado e por razões relacionadas com um designado “ajustamento financeiro” – serão um novo e grave atentado às condições de exercício profissional dos docentes que acresce às violentas consequências de outras que têm vindo e continuam a ser tomadas no âmbito estrito da Educação.

Delegação da FENPROF no MEC

Revisão da estrutura curricular terá impacto muito negativo no emprego docente

05 de abril, 2012

MEC foge à discussão dos números e das soluções
No MEC ninguém parece querer dizer quais as implicações que a revisão da estrutura curricular terá no emprego dos docentes já a partir de setembro próximo. De acordo com os dados oficiais do IEFP, os professores desempregados registados, entre 2010 e 2011, aumentaram 120%, sendo que, se tivermos em consideração o ano de 2009, então o aumento foi de 225%. Uma brutalidade!

Compensação por Caducidade:

PEV questiona o MEC

04 de abril, 2012

Na Assembleia da República, o PEV dirigiu um conjunto de perguntas ao MEC relacionado com a situação de milhares de professores contratados a quem a atual equipa ministerial continua a querer negar o pagamento da compensação por caducidade dos contratos.

Perguntas dirigidas pelo PEV ao MEC

Reunião com MEC

29 de março, 2012

Manifestação nacional de jovens trabalhadores em Lisboa: sábado, 31 de março

Queremos trabalho! Exigimos direitos! Este País também é para jovens!

29 de março, 2012

Concentração: 14H30, Praça da Figueira, seguida de deslocação para o Largo Camões

"Quanto maior visibilidade tiver a participação dos professores na MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE no próximo sábado, maior destaque dará aos problemas que tu sentes e vives. Melhores condições se criarão para que o poder político os tenha de encarar e resolver. Isto está bem longe de ser uma fantasia! Com a tua força, estaremos mais perto de influenciar e corrigir as políticas que te afastam da profissão, que te impedem de assumir projectos de vida, que te negam a autonomia a que tens direito. Com a tua força!"