Nacional
À atenção do ministro Nuno Crato

Provedor de Justiça solicitou reapreciação da posição assumida em relação ao (não) pagamento de compensação por caducidade

12 de junho, 2012

Já são vinte e dois (22) os processo ganhos por professores em tribunal, com o MEC a ser condenado e a ter de pagar a compensação por caducidade que, ilegalmente, tenta ficar a dever aos docentes. A confirmar a razão que assiste aos professores e à FENPROF, que não desiste de apoiar os professores em todas as matérias, logo, também nesta, foi recebida nesta Federação uma nova informação da Provedoria de Justiça, pela qual se fica a saber que, na sequência da solicitação ao Ministro da Educação e Ciência que apreciasse a questão à luz das considerações que aduzira, do MEC, a resposta recebida foi que a matéria está a ser dirimida judicialmente em resultado de diversas ações interpostas contra este Ministério, considerando o Ministro ser mais prudente aguardar pelas respetivas sentenças judiciais a proferir no âmbito destes processos.

Contra a exploração e o empobrecimento

Milhares de trabalhadores na manifestação da CGTP no Porto

08 de junho, 2012

Trabalhadores dos distritos do Porto, Aveiro, Braga, Bragança, Leiria, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu concentraram-se este sábado, 9 de junho, na Rotunda da Boavista,  seguindo em manifestação até à zona da estação de S. Bento, na cidade do Porto. Apesar da chuva, milhares de trabalhadores participaram nesta ação de luta. O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) estiveram representados na manifestação do Porto. No próximo sábado, dia 16, será em Lisboa. / JPO

Intervenção do Secretário Geral da CGTP-IN

Imagens

FENPROF irá interpor

Providência cautelar para travar despacho que poderá provocar grave desorganização no próximo ano escolar

08 de junho, 2012

Ninguém foi ouvido pelo MEC antes de os seus responsáveis elaborarem, aprovarem e mandarem publicar o despacho sobre organização do ano escolar 2012-2013. Este surgiu, inesperadamente, em Diário da República, via eletrónica, na noite de 5 de junho e desde logo causou grande preocupação em todos quantos o leram, designadamente nas direções das escolas que, caso se mantenha, terão de o aplicar.

AR

FENPROF reuniu com PSD e considerou indispensável que, no Governo, este partido mantenha posições que parecia defender na Oposição

06 de junho, 2012

PREOCUPAÇÕES DA FENPROF SOBRE DESPACHO DE ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO FORAM ACOMPANHADAS PELOS DEPUTADOS PRESENTES

A FENPROF reuniu (6/06/2012) com o grupo parlamentar do PSD (foto) e confrontou os deputados presentes, membros da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, com as medidas levadas a curso, pelo Governo, na área da Educação. Depois dos encontros com o PCP. o BE e o PSD, faltam agora as reuniões com os grupos parlamentares do PS e do CDS, que não se encontram ainda agendadas.

Ensino Superior

MEC verga-se ao diktat das Finanças que quer professores a receber como assistentes

06 de junho, 2012

FENPROF exige o cumprimento da lei e vai recorrer aos tribunais

A Secretaria de Estado do Ensino Superior veio (6/06/2012), em ofício dirigido à FENPROF, revelar finalmente o entendimento da Secretaria de Estado da Administração Pública (SEAP) sobre a contratação como Professores Auxiliares e Professores Adjuntos, respetivamente, dos assistentes e assistentes convidados (universitário), e dos assistentes e equiparados a assistente (politécnico) que venham a obter o doutoramento ou o título de especialista (no caso do politécnico) este ano e que se encontrem abrangidos pelos regimes transitórios do ECDU e ECPDESP.

Pela calada e sem negociação

MEC publica despacho sobre organização do ano letivo 2012-2013

05 de junho, 2012

Sem que tenha havido qualquer processo de negociação ou, sequer, audição, o MEC fez publicar (5/06/2012) em Diário da República, por via eletrónica, o Despacho normativo n.º 13-A/2012, de 5 de junho. Por ser matéria que implica na organização dos horários dos professores, encontra-se prevista a negociação obrigatória, de acordo com o disposto na alínea f) do artigo 6.º da Lei n.º 23/98, de 26 de maio, preceito que não foi respeitado.

5 de junho

CGTP-IN comemora Dia Mundial do Ambiente

05 de junho, 2012

Esta noite

Muitos prós e poucos contras...

04 de junho, 2012

Organizações representativas dos docentes de fora do debate (hoje dedicado à "gestão das escolas") conduzido por Fátima Campos Ferreira, na RTP1

"Queremos trabalho! Exigimos direitos!"

Desemprego em Portugal é vergonha nacional!

04 de junho, 2012

FENPROF já reuniu com PCP e BE e reúne esta quarta-feira (6/06/2012) com PSD

FENPROF inicia ronda de reuniões com grupos parlamentares: forte preocupação com o futuro é tema das audiências

04 de junho, 2012

A FENPROF iniciou esta terça-feira (5/06/2012) a ronda de reuniões com os grupos parlamentares, tendo reunido com o PCP e BE. Nestas reuniões a FENPROF apresentou as suas preocupações face à situação que o MEC prepara para setembro com a imposição de medidas como os mega-agrupamentos, a revisão da estrutura curricular, o aumento do número de alunos por turma, entre outras.

Contra tudo e contra todos

MEC continua a impor mega agrupamentos

02 de junho, 2012

Ao serviço de interesses alheios às comunidades educativas, à qualidade do ensino, à boa organização pedagógica e ao normal funcionamento das escolas, o Ministério da Educação e Ciência continua a mega-agrupar escolas  ("segunda fase do processo de agregação de escolas") e já vai nas 150.

4 de Junho, 18h00, Casa da Imprensa, Lisboa

"A comunicação sindical da CGTP-IN"

01 de junho, 2012

MEC IRÁ BATER RECORD DE CONDENAÇÕES!

Proferida 20ª sentença que impõe pagamento de compensação por caducidade a docentes

31 de maio, 2012

O MEC foi condenado, pela vigésima (20.ª) vez, a pagar a professores compensação por caducidade. Esta 20.ª Sentença que condena o MEC a pagar o dinheiro que deve a professores, foi proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.

NÃO OBSTANTE AS CRÍTICAS E SEM LEI QUE A SUPORTE

MEC dá por adquirida a sua "revisão da estrutura curricular" e envia às escolas matriz das cargas horárias para 2012/2013

26 de maio, 2012

CONFIRMA-SE: EXTINGUIR HORÁRIOS DE TRABALHO É OBJETIVO PRINCIPAL DESTA “REVISÃO”!

Depois dos mega-agrupamentos que, afinal, parecem não ser assim tão consensuais, foi agora a vez da “matriz” de organização das cargas horárias das diversas disciplinas, com aplicação em 2012/13. É lamentável que estas orientações cheguem às escolas sem que haja cobertura legal para elas, pois não teve lugar a publicação de qualquer diploma que consagre uma revisão da estrutura curricular.

Ver aqui "Matriz” de organização das cargas horárias das diversas disciplinas, com aplicação em 2012/13

Projetos aprovados no ano passado

Bolseiros da FCT com pagamentos em atraso

25 de maio, 2012

Trabalhadores têm uma palavra a dizer

Dia Internacional da Biodiversidade

25 de maio, 2012

Troika em Portugal

Um país em recessão, mais pobre com mais e maiores desigualdades sociais

25 de maio, 2012

Iniciou-se esta semana uma nova avaliação do programa da troika, deslocando-se uma missão ao nosso país. Esta visita ocorre pouco tempo decorrido depois de ter sido aprovado o mais duro programa de austeridade que o país já conheceu e que teve como resultado mais imediato e mais dramático uma verdadeira explosão do desemprego.

Sexta-feira, 25 de maio, 14h30, Lisboa

Plenário Nacional da Administração Pública

24 de maio, 2012

Várias centenas de dirigentes, delegados e ativistas sindicais estiveram  concentrados no passado dia 25 de maio, junto ao Ministério das Finanças, na Av. Inf. D. Henrique /Terreiro do Paço, em Lisboa, onde aprovaram, em plenário,  uma resolução contra o encerramento do processo negocial da Função Pública, exigindo a abertura de negociações suplementares com o Executivo. / JPO

COMUNICADO DA COMISSÃO DE TRABALHADORES DA AMEC

Luta com paralisação geral da "Metropolitana"

24 de maio, 2012

A Comissão de Trabalhadores da AMEC (Associação Música Educação e Cultura – que tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a EscolaMetropolitana de Música, a Escola Profissional Metropolitana e a Academia Nacional Superior de Orquestra), juntamente com o Sindicato CENA explicou em nota divulgada aos órgãos de comunicação social as razões da paralisação geral da METROPOLITANA nesta quinta-feira, 24 de maio.