FENPROF reúne no Porto com associações de diretores e outros dirigentes escolares
FENPROF vai apoiar docentes no pedido de extensão de efeitos do pagamento de "compensação por caducidade"
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga deu razão à FENPROF e aos seus Sindicatos quanto ao direito que os professores têm de receber uma indemnização pela caducidade do contrato. Após a 5.ª sentença favorável de diferentes tribunais administrativos e uma Recomendação do Senhor Provedor de Justiça, seria natural que o MEC/Governo tivesse já decidido cumprir a lei, pagando aos docentes que cessaram os seus contratos a correspondente “compensação por caducidade”, o que não aconteceu.

26 Canções Regionais Portuguesas de Fernando Lopes-Graça
FENPROF entregou ao MEC propostas para rever o atual modelo
A reunião (foto) realizada no passado dia 25 de Janeiro com o Ministério da Educação e Ciência (MEC), assinalou o início do processo de revisão do atual modelo de autonomia, administração e gestão das escolas (Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril). Mário Nogueira (Secretário Geral), António Nabarrete (SPGL), Manuela Mendonça (SPN), Francisco Almeida (SPRC) e Joaquim Páscoa (SPZS) integraram a delegação sindical.
Posição da FENPROF para a revisão do DL 75/2008
FENPROF exige que Governo Regional entregue ao SPM o dinheiro das quotas sindicais
FENPROF reuniu com associações profissionais e científicas
Uma delegação da FENPROF reuniu no passado dia 25, em Lisboa, com associações profissionais e científicas de docentes. Em debate esteve a designada revisão da estrutura curricular que o MEC pretende levar por diante.
MEC pretende iniciar processo de revisão da gestão das escolas
Na primeira reunião, FENPROF entregará propostas concretas para uma revisão positiva!
A FENPROF reúne no Ministério da Educação e Ciência (Estrada das Laranjeiras), no dia 25 (esta quarta-feira), pelas 12 horas. A agenda prevê que se inicie o processo de revisão do atual modelo de autonomia e gestão das escolas e agrupamentos.

Tudo sobre o XII Congresso da CGTP-IN
Tudo sobre o XII Congresso da CGTP-IN, no Site do Congresso
Intervenção de Manuel Carvalho da Silva
Conferência Sindical Internacional (26/01/2012)
Proposta de regulamento de funcionamento (horários das sete sessões de trabalho)

O nosso compromisso é com quem trabalha. A luta é para continuar a crescer!
Governo, patronato e UGT acordaram, na concertação social, um conjunto de medidas que abre portas a que se concretize o maior atentado, no Portugal Democrático, contra os direitos dos trabalhadores e o futuro do país. Tais medidas constam de um documento designado "compromisso para o crescimento, a competitividade e o emprego" que será assinado.
Governo quer generalizar e prolongar a precariedade
A Interjovem/CGTP-IN apela a todos os jovens trabalhadores para que participem activamente nas lutas que se desenvolvem nos locais de trabalho, bem como nas próximas acções de rua, nomeadamente na iniciativa nacional, convocada pela Interjovem/CGTP-IN, contra o desemprego, dia 16 de Janeiro em Braga, dia 20 em Setúbal e no Porto, dia 25 em Lisboa , pela exigência do trabalho com direitos; na recolha e entrega de pareceres na Assembleia da República no próximo dia 18 de Janeiro e na Manifestação Nacional da CGTP-IN, dia 11 de Fevereiro.

Concurso
O olhar das crianças e dos jovens
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Professor a Federação Nacional dos Professores decidiu promover, em parceria com a DELTA Cafés, no ano lectivo de 2011/2012, um concurso que, envolvendo os nossos alunos, revele o olhar que estes têm do(s) seu(s) professor(es)/educador(es) de infância – representação próxima da imagem que é captada sobre a importância social dos docentes pela generalidade dos cidadãos. Entrega dos trabalhos até 31 de Março.
FENPROF reúne com associações profissionais e científicas
Revisão da estrutura curricular
FENPROF prepara intervenção sobre “alterações à estrutura curricular” e revisão do modelo de gestão
Com o novo ano entrou em vigor um Orçamento do Estado extremamente gravoso, votado favoravelmente pelos partidos do Governo e promulgado pelo Presidente da República.
Para cumprir as imposições da troika vertidas para o Orçamento do Estado são necessárias medidas que levarão ao despedimento de milhares de professores e à alteração de aspetos estruturantes do sistema educativo, como é o caso do regime de gestão das escolas, cuja revisão o Governo pretende iniciar ainda no mês de janeiro.
Também durante o mês de janeiro terá lugar a discussão pública sobre o projeto de “alteração da estrutura curricular”, tendo já a FENPROF solicitado, junto do MEC, o alargamento desse prazo até 17 de fevereiro.
Intervenção de Mário Nogueira
Encontro Nacional APEVT, 7 de Janeiro de 2012
PSD, CDS e PS impediram aprovação de projetos de lei para vinculação dos professores
REMETE A TUA REAÇÃO AOS GRUPOS PARLAMENTARES!

CGTP-IN condena proposta do Governo sobre proteção no desemprego

Troika quer impor nova fase à Educação: a da destruição da Escola Pública...
...à qual será necessário resistir!
Ainda o Orçamento do Estado para 2012 está por promulgar e já a troika impõe novas medidas ao país, à margem do OE que, neste momento, está em apreciação pelo Presidente da República para eventual promulgação, análise constitucional ou veto. Estará a troika preocupada com a decisão do Presidente da República? Claro que não e a prova é que nem o OE a preocupa, de tal forma que antes deste vigorar, já decidiu que terá de ser feito mais do que a Lei prevê. E que lei…