A 2ª. Conferência/Debate Seara Nova, Leituras da Crise, integrada nas comemorações dos 90 anos da revista, realiza-se no dia 3 de Março, sábado, às 15 horas, na Sala Veneza do Hotel Roma, na Av. de Roma, nº 33, em Lisboa.
São oradores convidados os Profs. Doutores António Avelãs Nunes e João Ferreira do Amaral.
Depois das intervenções iniciais segue-se um período de debate.
OS 90 ANOS DA SEARA NOVA
A Revista Seara Nova, cujo primeiro número foi publicado em 15 de Outubro de 1921, está a comemorar os seus 90 anos com diversas iniciativas que se prolongam até ao final do ano.
As comemorações têm o patrocínio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, das Fundações Calouste Gulbenkian, Mário Soares e José Saramago e da Casa Museu Abel Salazar.
Integram a Comissão de Honra do 90º Aniversário prestigiadas personalidades:
Dr. António Arnaut, Prof. António Avelãs Nunes, Prof. António Borges Coelho,
Dr. António Costa, Prof. António Reis, Engº Aquilino Ribeiro Machado, Drª Catarina Vaz Pinto, Profª. Dulce Rebelo, Prof. Eduardo Lourenço, Dr. Francisco Melo, Prof. Fernando Correia, Prof. João Caraça, Prof. José Augusto França, Prof. José Barata-Moura, Pintor Júlio Pomar, Pintora Maria Keil, Prof. Manuel Carvalho da Silva, Dr. Mário Soares, Prof. Óscar Lopes, General Pedro Pezarat Correia, Prof. Pedro Saavedra, Drª Pilar Del Rio, Dr. Rui Vilar e Prof. Urbano Tavares Rodrigues.
Do conjunto das iniciativas previstas e em curso é de destacar o Ciclo de Conferências Seara Nova, seguidas de debate, a primeira das quais se realizou em Novembro, na Casa de Imprensa, em Lisboa, sobre o Projecto Seara Nova.
No dia 3 de Março, sábado, às 15 horas, terá lugar a segunda Conferência subordinada ao tema Leituras da Crise, com intervenções dos Profs. Doutores António Avelãs Nunes e João Ferreira do Amaral. A sessão realiza-se na Sala Veneza do Hotel Roma, na avenida de Roma, em Lisboa.
O Ciclo prosseguirá com a abordagem de outras temáticas de carácter social, cultural e político.
Uma Exposição Itinerante será inaugurada no dia 24 de Março, no Palácio Galveias, disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa, no decurso de um convívio com a Comissão de Honra, colaboradores e outros convidados.
Em breve, tornar-se-ão públicos outros momentos que enfatizarão o passado, presente e futuro da Seara Nova que se mantém em regular publicação trimestral e que, a partir da edição de Outono de 2011, passou a incluir um dossier 90 anos Seara Nova.
Lisboa, 28 de Fevereiro de 2012