Nacional

Sem Título

11 de novembro, 2011

ATIVIDADE SINDICAL DOS PROFESSORES:

Um direito que a FENPROF exerce democraticamente e com responsabilidade

09 de novembro, 2011

Comentário a uma notícia do "CM" de 9/11/2011

SÓ EM SALÁRIOS, EM 2012, QUEREM ROUBAR MAIS DE 700 MILHÕES DE EUROS AOS DOCENTES

Professores poderão baixar, em média, três escalões, recuando para valores de há 15/20 anos! Recusa e luta!

09 de novembro, 2011

Em 2012, os docentes continuarão a ter o seu salário reduzido pela “taxa de redução salarial” a que agora o governo PSD/CDS querem somar o roubo dos subsídios de férias e Natal. No que respeita à remuneração anual, a eliminação destes subsídios tem o mesmo efeito que teria uma redução salarial mensal de 14,3%, em cima da que já se aplicou em 2011 e transita para 2012. O tempo é de luta! Protesta contra esta saque organizado! Faz transbordar a manifestação do próximo dia 12 e torna imensa a Greve Geral de 24 de Novembro! Mobiliza os teus colegas! Dá força à luta de todos os portugueses!

Versão PDF deste documento (os pormenores do saque)

ORÇAMENTO PREVÊ CORTAR GRATIFICAÇÃO A DOCENTES COM FORMAÇÃO ESPECIALIZADA

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

Sem contar com o aumento do desemprego, Governo arrecada 700 milhões à custa dos salários dos docentes...

09 de novembro, 2011

...que, em média, recuam três escalões na carreira!

As contas do OE para 2012 deixam antever a brutalidade das medidas que serão adotadas na Educação. São medidas que, pondo em causa o funcionamento das escolas e a qualidade educativa, terão um só objetivo: poupar dinheiro à custa dos docentes, livrando-se de muitos e baixando a remuneração média mensal dos restantes.

3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação

João Cunha Serra - Coordenador do Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF (vídeo)

08 de novembro, 2011

12 PROPOSTAS DA FENPROF

07 de novembro, 2011

3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação

Vídeo: António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa

07 de novembro, 2011

António Nóvoa na 3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e Investigação:

“A dimensão pública da Universidade, a sua responsabilidade social e o seu compromisso com o país”

06 de novembro, 2011

Intervindo na 3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação, realizada pela FENPROF, nos dias 4 e 5 de Novembro, o Professor António Nóvoa caracterizou como “tempo difícil” estes cinco anos em que tem trabalhado como Reitor da Universidade de Lisboa. Foi um tempo em que “o País se afastou das suas Universidades”, comentou o prestigiado académico, que desde logo alertou para as consequências das políticas que “retiram vitalidade e independência “às instituições do ensino superior. / JPO

Delegação da FENPROF no MEC

OE 2012 para a Educação: panorama assustador!

05 de novembro, 2011

"Saímos daqui preocupados". São palavras do Secretário Geral da FENPROF, aos profissionais da comunicação social (foto), à saída da reunião com o Ministro Nuno Crato, realizada na passada segunda-feira, em Lisboa. A Federação divulgou 12 propostas "para evitar rupturas nas escolas e o colapso do sistema educativo, mas tendo em conta o atual quadro de crise".

As 12 propostas da FENPROF

Nota à comunicação social: "Nada se confirma, nem desmente... e tudo pode acontecer!"

3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação

Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF (vídeo)

05 de novembro, 2011

Ensino Superior e Investigação

3ª Conferência Nacional aprovou orientações e linhas de trabalho

05 de novembro, 2011

Realizada nos dias 4 e 5 de Novembro, na Faculdade de Farmácia, na Cidade Universitária de Lisboa, a Conferência reuniu delegados e convidados oriundos de diferentes pontos do país e ainda  representantes de Espanha, França, Irlanda e Dinamarca. Teve como lema "Afirmar o papel estratégico do Ensino Superior e da Ciência". A iniciativa da FENPROF foi marcada pela análise de um conjunto de temas centrais, de viva actualidade para o sector e para os seus profissionais de ensino e investigação. Um dos momentos salientes da Conferência foi a comunicação do Professor António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa./ JPO

      Documentos aprovados

3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação

Alberto Amaral, Presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (vídeo)

05 de novembro, 2011

3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação

O que representa, na verdade, esta proposta de OE - João Cunha Serra (vídeo)

05 de novembro, 2011

3ª Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação da FENPROF - Lisboa, 4 e 5 de Novembro de 2011

Intervenção de João Cunha Serra

04 de novembro, 2011

3º Conferência Nacional do Ensino Superior e Investigação

Imagens (atualizado em 7 Nov.)

04 de novembro, 2011

Três sessões temáticas

04 de novembro, 2011

Intervenção do Secretário Geral da FENPROF na abertura da 3º Conferência do Ensino Superior e Investigação

Com o corte anunciado para 2012, há um recuo de mais de uma década no nível de financiamento do ensino superior

03 de novembro, 2011

O auditório da Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa, acolheu nos passados dias 4 e 5 de Novembro a 3º Conferência Nacional do Ensino Superior e Investigação, iniciativa da FENPROF que mobilizou delegados e outros participantes oriundos de todas as regiões, além de convidados estrangeiros. Intervindo na sessão de abertura, o Secretário Geral da FENPROF lembrou que "desde 2005 que o ensino superior é vítima de uma taxa de redução média anual de 12%, num total de 534 Milhões de euros". 

FENPROF alerta

Alterações curriculares feitas à calculadora são erro crasso que se pagará caro!

02 de novembro, 2011

Uma reorganização curricular a sério, exige avaliação do que existe, reflexão, debate na comunidade educativa e na própria sociedade, acompanhado de um intenso debate político em que se discuta o que se quer do futuro. Portanto, não se fala de algo que possa ser resolvido com facilidade, mas de uma relevante reestruturação a ter lugar no âmago do sistema educativo, com o objetivo de o tornar mais adequado às necessidades de desenvolvimento do país e de elevar a sua qualidade. Nada disso, porém, é o que o ministro da Educação e Ciência anunciou quando referiu que seriam introduzidas alterações curriculares, já este ano, para que vigorem a partir de setembro.