A FENPROF esteve presente na reunião que se realizou em Matosinhos, de docentes de Educação Tecnológica, em defesa da disciplina como curricular e obrigatória no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reunião teve lugar em 21 de abril, sábado, e foi muito importante, pois nela se assumiram compromissos de ação, no sentido de, por um lado, não deixar empobrecer o currículo dos alunos, por outro, defender o emprego dos docentes. Como sempre acontece, a FENPROF reiterou a sua absoluta disponibilidade para, com os professores, defender direitos e defender um ensino e uma Escola Pública de qualidade.
A este propósito, recordam-se excertos de posições que, sobre a revisão curricular e, em particular, sobre esta matéria, a FENPROF tem assumido:
“Há uma ideia que atravessa boa parte desses contributos: as grelhas apresentadas pelo MEC, traduzindo-se num efectivo empobrecimento do currículo, demonstram bem a visão do Governo sobre a matéria. Há uma intenção economicista que, de momento, sobreleva, mas está igualmente presente uma opção ideológica, a de que não se vê necessidade de, na definição de um currículo nuclear, contemplar diferentes dimensões desse mesmo currículo. A FENPROF, sem pôr em causa a importância das áreas que o MEC designa de essenciais, não aceita, contudo, a desvalorização de outras, o que, a acontecer, seria um factor relevante de promoção de iliteracia nos alunos, em relação às tecnologias e às artes.” – in Parecer da FENPROF enviado ao MEC em 31 de Janeiro de 2012.
“Relativamente ao desaparecimento da Educação Tecnológica do 3º Ciclo, a FENPROF exige do MEC a fundamentação para tal decisão. Ter-lhe-á sido proposto pelos 1600 contributos que recebeu? Ou terá sido imposto pela necessidade de reduzir mais alguns milhares de docentes, com vista a atingir o já referido corte dos 102 milhões? Seja por que motivo for, essa é uma decisão inaceitável pois atenta fortemente contra a indispensável formação integral dos jovens, missão que, necessariamente, também está atribuída à escola.” – Posição da FENPROF divulgada em 27 de março, no dia seguinte ao anúncio, pelo MEC, da sua intenção de eliminar do currículo, como disciplina obrigatória, a Educação Tecnológica no 3.º ciclo.
Em anexo:
- Posição da FENPROF (versão integral) sobre o Documento do MEC de Revisão da Estrutura Curricular
- Nota à comunicação social:
Corte de 102 milhões na Educação ditam sentido da revisão curricular que o MEC pretende impor. FENPROF pede reunião ao Ministro para debater problema