Ação Reivindicativa
Lisboa - 12 de maio

Greve Nacional por distritos termina amanhã em Lisboa, mas a luta vai continuar!

11 de maio, 2023

Termina amanhã a greve que se iniciou no distrito do Porto em 17 de abril e percorreu todo o país, distrito a distrito,  com um nível de adesão muito significativo, na ordem dos 80%. 

Chega ao fim esta greve com um primeiro momento de concentração, às 12:00 horas, frente à Escola Artística António Arroio. Às 15:00 horas a concentração será no Rossio e nela se anunciará a próxima ação de luta, que, mais uma vez, percorrerá o país ainda antes da greve prevista para 6-6-23.

Lisboa - 12 de maio

Professores de Lisboa encerram greves distritais

12 de maio, 2023

Os professores da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, deram início ao último dos 18 dias de greves distritais, juntando às reivindicações dos professores e educadores de todo o país o seu protesto por tardar uma obrigação legal do ME, que é a aprovação de um concurso de vinculação extraordinário dos docentes que ali exercem funções, bem como na Soares dos Reis, no Porto, e a aprovação de um regime específico de concursos para aqueles docentes. 

Às 15 horas, os professores e educadores do distrito de Lisboa concentram-se no Rossio para encerrar os 18 dias de greve por distritos.

Professores em luta

Greve dos professores passa, amanhã dia 11, pelo distrito de Aveiro

10 de maio, 2023

Amanhã, 11 de maio, Aveiro terá, para além da greve que se iniciará ao meio-dia, duas concentrações de protesto e exigência dos professores e dos educadores daquele distrito. A primeira será às 12:00 horas frente à Escola Secundária Dr. Mário Sacramento; pelas 15:00 horas docentes de várias escolas do distrito irão concentrar-se na Praça da República.

Opinião

Mário Nogueira: "Problema de embraiagem"

27 de março, 2023

Em artigo de opinião publicado no jornal Público, Mário Nogueira veio esclarecer a notícia: "Ministério da Educação acaba com as quotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões da carreira dos professores". 

O Secretário-geral da FENPROF foi o convidado da rubrica "Discurso Direto" do Semanário Novo e d'O Jornal Económico. Na entrevista, Mário Nogueira analisa as negociações com o Ministério da Educação, faz um retrato da Educação em Portugal e da absoluta necessidade de valorização da profissão docente como garante de um futuro de qualidade para a Escola Pública.

Professores em luta

Bragança e Braga dão início, em 8 e 9 de maio, à última semana de greves distritais

06 de maio, 2023

As greves distritais de professores e educadores entram na última semana, devendo manter-se o nível de participação das semanas anteriores, acima dos 80%. Na segunda-feira, 8 de maio, a greve passará pelo distrito de Bragança. No dia seguinte, 9 de maio, será a vez dos docentes do distrito de Braga fazerem greve.

10 de maio, 12:30 horas – Jardim do Bacalhau

Greve dos professores desce ao distrito de Beja

09 de maio, 2023

Com um novo objetivo de luta – a revisão do novo diploma de concursos – os professores e dos educadores do distrito de Beja estarão amanhã, dia 10 de maio, em greve. Uma greve que, de imediato, tem como objetivo principal, mas não único, a recuperação integral do tempo de serviço cumprido pelos docentes que, a não ser recuperado, se traduzirá numa forte penalização com incidência no salário e, mais tarde, no valor da pensão de aposentação de cada docente.

Neste distrito, devido às longas distâncias entre cada concelho, não se realizarão duas, mas uma concentração, que terá lugar às 12:30 horas no Jardim do Bacalhau.

PR promulga diploma do regime de recrutamento

Promulgação do regime de recrutamento não era inevitável; Rever este novo diploma passará a ser novo objetivo de luta dos professores

08 de maio, 2023

O Presidente da República promulgou o diploma sobre recrutamento e concursos de docentes, como já tinha sido anunciado por ocasião da sua visita à Ovibeja. Ainda assim fez questão de tornar público que o governo não aceitou algumas sugestões da Presidência.

Recorda-se que o regime agora promulgado está longe de corresponder às propostas apresentadas pela FENPROF, visando garantir estabilidade ao corpo docente das escolas e eliminar a precariedade, mas, ainda assim, bem diferente do projeto inicial apresentado pelo ME, o que só foi possível por força da luta dos professores.

Em 4 de maio, a greve passa pelo distrito de Coimbra

A luta continua e Coimbra voltará a ser lição, também na Educação!

03 de maio, 2023

Em Coimbra, às 12:00 horas, haverá uma primeira concentração de docentes frente à Escola Secundária Avelar Brotero, sendo dessa forma assinalado o arranque da greve. A partir das 15:00 horas os professores irão concentrar-se junto à Praça da República, mais precisamente no Jardim da Sereia, onde serão feitas intervenções pelas organizações sindicais.  

A luta dos professores continua! 

3 de maio é dia de greve no distrito de Évora

02 de maio, 2023

Dia 3 de maio, os professores e os educadores do distrito de Évora estarão em greve. 

Assim, às 12:00 horas, os docentes do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira irão concentrar-se junto escola sede, estando também presentes representantes das organizações sindicais. A partir das 15:00 horas os professores concentrar-se-ão na Praça do Giraldo, tendo aí lugar intervenções das organizações sindicais que convergem nesta luta. 

Professores em luta

Professores presentes em todos os desfiles do 25 de Abril que se realizam no país

24 de abril, 2023

Porque Portugal não é só Lisboa e a Escola Pública tem igual importância em todo o país, a FENPROF e os Sindicatos de Professores que integram esta federação sindical estarão em todos os desfiles que se realizem no país. Marcarão presença assinalando os 40 anos da FENPROF, que se completam em 30 de abril, mas também contactando os/as portugueses/as, esclarecendo-os sobre a luta que os professores estão a desenvolver e, uma vez mais, apelando à sua solidariedade.

Professores em luta

Greve por distritos prossegue, esta semana, em Portalegre, Leiria e Guarda

26 de abril, 2023

Com uma adesão acima dos 80%, os professores estão a levar o seu protesto, distrito a distrito, fazendo greve. Em cada distrito, são milhares os professores que se concentraram, às 12:00 horas, frente a uma escola e à tarde numa praça da capital de distrito.

Esta semana, a luta passará pelos distritos de Portalegre, Leiria e Guarda.

Dia Internacional do Trabalhador

Professores presentes no 1.º de Maio!

01 de maio, 2023

Os professores e educadores participaram nas iniciativas comemorativas do 1.º de Maio em todo o país, juntando os motivos da sua luta às justas reivindicações dos trabalhadores por melhores salários e melhores condições de vida.

O Secretário-geral da FENPROF interveio em Coimbra em representação da Comissão Executiva da CGTP-IN. Veja aqui as imagens.

25 de abril, sempre!

FENPROF cumpriu Abril, participando e levando a luta aos desfiles de todo o país

26 de abril, 2023

Veja aqui as imagens da participação dos professores nos desfiles de Braga, Coimbra, Lisboa e Porto.

Professores em luta

Prosseguindo a sanha antidemocrática que tem levado o ME a violar o direito à greve, desta vez a intenção era impedir que as greves anunciadas para esta semana se iniciassem hoje

27 de março, 2023

As greves ao “sobretrabalho”, serviço extraordinário, componente não letiva de estabelecimento e ao último tempo letivo de cada docente têm avisos prévios para se iniciarem a partir de hoje, 27 de março. O Ministério da Educação, em mais uma prova de intolerância face à luta dos professores, veio considerar que os pré-avisos para os dias 27 e 28 não tinham sido apresentados com 10 dias úteis de antecedência, como se estas greves incidissem sobre atividades consideradas necessidades sociais impreteríveis.

As organizações sindicais de docentes, embora tendo recomendado o início destas greves para dia 29, não revogaram os pré-avisos para dias 27 e 28 de março, não sendo as atitudes antidemocráticas dos responsáveis do Ministério da Educação que os revogam, pelo que não deixarão de o considerar na defesa dos seus associados.

Professores em luta

Greve por distritos de 17 de abril a 12 de maio

06 de abril, 2023

ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU, na sequência da consulta que realizaram aos professores, convocaram nova ronda distrital de greves, que se iniciará no primeiro dia de aulas após a interrupção letiva da Páscoa. Será uma greve que começará em 17 de abril, no distrito do Porto, e terminará em 12 de maio no de Lisboa

Consulte aqui os pré-avisos enviados pela FENPROF.

Ensino Superior

Que mil concentrações de investigadores e docentes floresçam!

25 de abril, 2023

É tempo de lutar, abrir caminhos e construir soluções. O protocolo negocial firmado entre a FENPROF e o MCTES abrange matérias decisivas para o futuro do ensino superior e da investigação. Da revisão do ECIC à avaliação do RJIES, passando pela revisão do ECDU e do ECPDESP, mas também pela criação de um regime para os docentes e investigadores do Ensino Particular e Cooperativo, é crucial que toda a academia se mobilize e obrigue o governo a dar respostas em tempo útil. Porque a longo prazo, já dizia um velho economista, estamos todos mortos.

Santarém - 24 de abril

Greve dos professores no distrito de Santarém também será de celebração da Liberdade e da Democracia

21 de abril, 2023

Em 24 de abril, a greve que percorre todos os distritos do país estará em Santarém. Os professores e os educadores do distrito de Santarém irão concentrar-se, num primeiro momento (12:00 horas) junto à Escola Secundária Ginestal Machado para, às 15:00 horas, docentes das várias escolas se encontrarem e concentrarem no Largo junto à Escola Prática de Cavalaria de onde sairão para se voltarem a concentrar no Largo do Seminário.

Em Setúbal, dezenas de professores assinalaram o início da greve em frente à Escola Secundária António Gedeão e concentraram-se, à tarde, no Largo du Bocage. Veja aqui as imagens de Setúbal.