
Inscreve-te já hoje: evento online promovido pela Internacional da Educação
A 5 de Outubro, celebramos mais um Dia Mundial do Professor. Este ano a IE promove nesse âmbito um evento online intitulado " A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”. O webinar terá lugar no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas (hora de Portugal).
Junta-te à Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor. A interpretação estará disponível em inglês, francês e espanhol. Por favor, clica aqui para te inscreveres.

FENPROF lança abaixo-assinado contra a contratação direta por escolas ou outras entidades locais
No texto, disponível para impressão e para assinatura online, os professores e educadores reafirmam que a contratação e ingresso ou transferência nos quadros devem respeitar a graduação profissional dos candidatos e rejeitam liminarmente que o recrutamento, em parte ou totalmente, seja da responsabilidade das escolas e agrupamentos, em qualquer modalidade do concurso (contratação, ingresso em quadro ou transferência).

Mário Nogueira: “Uma semana após o começo das aulas a situação é mais grave. Há 80 mil alunos sem professores”
O Secretário-geral da FENPROF participou, na passada sexta-feira, no podcast "Irrevogável" da Revista Visão. Na entrevista, além do problema da falta de professores, cuja solução passa necessariamente por aumentar a atratividade da profissão, Mário Nogueira lembrou que os problemas do setor se arrastam há cerca de 15 anos e que é tempo de ser tempo dos professores.
Ouça o programa na íntegra aqui.

Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
A propósito de recentes declarações do ministro da Educação à comunicação social, Mário Nogueira afirma que “é preciso que os governantes deixem de falar para a opinião pública e passem a olhar para as reais necessidades das escolas” e reitera que “é tempo de ser tempo dos professores”. Reafirma a disponibilidade da FENPROF para se sentar à mesa das negociações, mas sem condicionamentos, quer no que respeita aos assuntos a negociar, quer em relação à luta dos professores.
Leia aqui a entrevista ao Secretário-geral da FENPROF na abertura do ano letivo 2022/2023.
Declaração: Só será tempo dos Professores com medidas concretas e não apenas boas palavras
Em 1 de setembro, a FENPROF convidou a comunicação social. Na altura, o seu Secretário-Geral fez uma declaração. Nesta, falou das principais questões que se colocam em relação à profissão docente, desde logo as que propôs ao governo em reunião onde apresentou a sua proposta de protocolo negocial.

FENPROF torna públicas as prioridades reivindicativas para 2022-2023 e reitera: É tempo de ser tempo dos Professores!
Assinalando o início do ano escolar e o regresso às escolas, a FENPROF divulga, em Conferência de Imprensa, uma Declaração sobre as prioridades reivindicativas para 2022-2023, um ano que deverá ser tempo dos professores.
Convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta Conferência de Imprensa que se realizará em 1 de setembro (quinta-feira), a partir das 11:00 horas, na sede da FENPROF.

FENPROF avalia ano letivo com dois governos e duas equipas ministeriais diferentes, mas com nada de novo no horizonte
Com o objetivo de apresentar a sua avaliação do ano letivo que terminou e, principalmente, divulgar as expetativas em relação ao próximo, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa, que terá lugar em Lisboa, na sua sede, em Lisboa, na próxima terça-feira, dia 26 de julho, pelas 11:00 horas.

Mário Nogueira: "Salário não é tabuísmo"
Artigo de opinião do Secretário-geral da FENPROF, publicado na edição de 18 de junho de 2022 do jornal "Público".

É ou não foi?
Ontem, 19 de abril de 2022, a RTP, serviço público de rádio e televisão em Portugal, emitiu o programa "É ou não é" sobre o futuro da Educação. Em debate estiveram, entre outros aspetos, os relativos à falta de professores, à sua carreira e às condições de exercício da profissão. Uma vez mais (!), as organizações sindicais de docentes foram excluídas, o que significa que a RTP voltou a prestar um mau serviço, amputando o debate público de participações e pontos de vista importantes para ele.

Conferência de Imprensa divulgará expectativas face ao novo governo e primeiras iniciativas junto dos ministérios do setor e Parlamento
Dias 25 e 26 de março (sexta e sábado), a FENPROF reúne o seu Conselho Nacional, em Lisboa, no qual, entre outros aspetos, será feita uma análise da situação política nacional, naturalmente centrada no novo governo e no que dele se espera, tendo em consideração o que da sua ação já se vai conhecendo. Nessa reunião, o documento a apresentar ao governo e ao Parlamento será debatido e aprovado.

Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial e Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial
A ONU instituiu 21 de março como dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, lembrando que o racismo, a xenofobia e as várias formas de violência discriminatória relacionadas com preconceito e ódio são uma realidade com a qual ainda vivemos e contra a qual ainda continua a ser necessário lutar.

Formação de Professores e Estatuto de Carreira
Intervenção do Secretário-geral da FENPROF no colóquio "Formação de Professores e Estatuto da Carreira Docente", promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa no passado dia 18 de março.

Prémio de Poesia António Gedeão 2022
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário António Gedeão 2022, promovido pela FENPROF, em colaboração com a SABSEG – Corretor de Seguros.
As obras que se enquadrem no âmbito do Regulamento, devem chegar à FENPROF até 27 de maio de 2022.

Parar a guerra!
«Nada justifica uma guerra, seja na Ucrânia ou em qualquer outra parte do mundo. Nunca há razão para a guerra. Ela não é um jogo de computador que se desliga quando corre mal».
Opinião do Secretário-geral da FENPROF, publicada esta terça-feira no jornal Correio da Manhã.
Escolas identificam dificuldades na concretização dos planos de recuperação
Com o objetivo de acompanhar a concretização dos designados planos de recuperação das aprendizagens, a FENPROF enviou aos diretores um questionário para recolher informação sobre as propostas apresentadas no âmbito do Plano Escola+ 21|23, assim como do nível de acolhimento por parte da tutela. Das 114 respostas recebidas, conclui-se que a esmagadora maioria (80% do total) elaborou um plano, mas não teve qualquer reforço de recursos.

Num ano letivo atípico, exigem-se medidas excecionais. Escolas identificam dificuldades na concretização dos planos de recuperação
Os problemas na implementação de planos de recuperação não se esgotam nas condições reunidas (ou não), mas nas caraterísticas atípicas do ano letivo, com centenas de turmas em isolamento e muitos estudantes, docentes e trabalhadores não docentes em intermitência presencial. A FENPROF dará a conhecer o resultado do levantamento que realizou sobre os planos de recuperação elaborados pelas escolas em conferência de imprensa no dia 24 de fevereiro, pelas 11 horas, no Porto.

Direito dos Trabalhadores a Envelhecer com Direitos
A finalidade da existência humana não é trabalhar até morrer, mas ter o direito de passar à condição de reformado/aposentado em condições para viver com autonomia económica e social.
Leia aqui o folheto da Inter-Reformados da CGTP-IN.

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN
Avançar por um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social. Não ao retrocesso!
A luta dos trabalhadores foi e é determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. Foi com a luta que, em 2015, se tornou possível derrotar e afastar o governo PSD/CDS, e alterar a correlação de forças na Assembleia da República.

A pobreza e as desigualdades continuam a crescer em Portugal
Em 2020 o número de pobres aumentou para 1.894.663, os trabalhadores com emprego na pobreza eram já 539.179 e, entre 2020 e 2021, a taxa de risco de pobreza ou exclusão social subiu de 20% para 22,4%. E as desigualdades, que eram já enormes, aumentaram ainda mais.

Subida dos preços exige robusto aumento dos salários
De acordo com o INE, os preços subiram 2,8% entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2021, acelerando face aos meses anteriores. O aumento foi especialmente acentuado nos produtos energéticos (mais 11,2%) e nos produtos alimentares não transformados (mais 3,2%).

“O SNS em crise grave não responde às necessidades dos portugueses e os 1100 milhões €, agora anunciados pelo governo para aumentar o capital dos hospitais, são afinal para pagar dívidas do SNS”
Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa mostra que a situação financeira e a falta de meios no SNS são dramáticas, impedindo o seu funcionamento normal, assim como é um obstáculo a melhores condições de trabalho de que se queixam e denunciam, com razão, os profissionais de saúde.

Os abusos e a situação discriminatória de docentes e investigadores com vínculos laborais precários: FENPROF entrega exposição na Representação da Comissão Europeia em Portugal
A Comissão Europeia (CE) abriu um novo procedimento por infração contra Portugal por incumprimento da legislação da União Europeia (UE) relativa aos contratos de trabalho a termo. No próximo dia 10 de fevereiro (quinta-feira), pelas 11:00 horas, uma delegação de dirigentes da FENPROF dirigir-se-á à Representação da Comissão Europeia em Portugal (Largo Jean Monnet, Lisboa) para entregar a exposição que elaborou e transmitir aos representantes da CE as suas preocupações, face a quadros legais que, nos mais diversos planos, discriminam os docentes e investigadores contratados a termo, fazendo-os viver os dramas da precariedade laboral.

FENPROF expõe à Comissão Europeia abusos e discriminação de docentes com vínculos laborais precários
A FENPROF entregou esta quinta-feira, 10 de fevereiro, na Representação Portuguesa da Comissão Europeia (CE) uma exposição com o objetivo de esclarecer a Comissão Europeia sobre a situação concreta dos docentes (da educação Pré-escolar e dos ensinos Básico, Secundário e Superior), mas, também, dos investigadores em Portugal.
Consulte aqui a exposição entregue à Comissão Europeia.
Veja aqui as declarações do Secretário-geral da FENPROF aos jornalistas.
Posição da FENPROF sobre as eleições de 30 de janeiro de 2022
Mário Nogueira apresentou aos jornalistas a posição do Secretariado Nacional sobre o resultado das eleições de 30 de janeiro de 2022. No final, os jornalistas colocaram algumas questões ao Secretário-geral da FENPROF, designadamente acerca dos diferentes cenários governativos que se colocam e à ação da FENPROF.