Iniciativas Todas as notícias Nacional Carreira Docente
Maio em luta!

Concentração em frente ao Conselho de Ministros "Por um regime específico de aposentação e o rejuvenescimento da profissão"

13 de maio, 2021

A FENPROF promoveu mais uma concentração junto ao Conselho de Ministros, a segunda de quatro que ocupam as quintas-feiras de maio, exigindo o fim do bloqueio negocial.

 

Após a ação dinamizada pelo Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), uma delegação da FENPROF deslocou-se ao Conselho de Ministros onde entregou uma Resolução aprovada no local e que reflete as propostas da FENPROF para a aposentação: regime específico aos 36 anos de serviço independentemente da idade, direito à pré-reforma, direito à aposentação antecipada calculada sem penalizações, consideração do tempo ainda não contado (6 anos, 6 meses e 23 dias) para efeitos de cálculo da aposentação. A FENPROF admite um regime faseado até à consideração definitiva do limite de 36 anos de serviço.

Mário Nogueira, depois de entregue a resolução ao secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, alertou para a necessidade de começarmos a pensar, todos nós, professores, o que fazer caso o bloqueio negocial se mantenha.

Para a FENPROF estas são medidas fundamentais, entre outros aspetos, pelo facto de a profissão estar a envelhecer sem quaisquer medidas que fomentem o seu rejuvenescimento.

 

Na próxima semana, também na quinta-feira, será a vez do SPRC, pela exigência de horários de trabalho legais e melhores condições de trabalho.